Como ser síndico do condomínio: dicas para ser um profissional de sucesso

por | fev 14, 2020 | Síndicos

Veja como ser sindico:
1. Seja organizado e Limite o desgaste;
2. Divida as funções e responsabilidades;
3. Conheça a legislação e Tenha autoridade sem autoritarismo;
4. Conheça bem o condomínio e Perceba as demandas;
5. Aja com criatividade e Não descuide da manutenção;
6. Tenha uma boa estratégia de comunicação.

Todos os condomínios precisam contar com a presença de um síndico. Cada vez mais moradores têm buscado contratar pessoas qualificadas para exercer a função, como é o caso dos síndicos profissionais. Levando isso em consideração, preparamos um passo a passo sobre como ser síndico para guiá-lo nessa nova jornada! Confira:

Como ser síndico profissional?

Você já decidiu: quero ser síndico profissional. Mas e agora? O processo de se tornar síndico profissional possui algumas questões que devem ser levadas em consideração. Antes de começar a preparar as suas propostas para ser síndico, é preciso compreender quais os requisitos para ser síndico do condomínio.

Requisitos legais para ser síndico

Para início de conversa, devemos compreender que o Art. 1.347 (Lei Federal 10.406/02) autoriza a contratação de um síndico profissional para o condomínio:

Art. 1.347. A assembléia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.

Por sua vez, esse síndico deve se enquadrar em uma série de exigências. Você sabe quem pode ser síndico de condomínio residencial ou comercial? Os requisitos são:

  • O candidato precisa demonstrar conhecimento sobre o condomínio e suas necessidades;
  • Ter tempo livre e disponibilidade para realizar as visitas ao condomínio, conversar com moradores e funcionários, e cumprir as tarefas administrativas;
  • Compreender os artigos de lei que cerceiam o trabalho do síndico de condomínio edilício;
  • Possuir conhecimento sobre a legislação interna do condomínio: convenção e regimento interno;
  • Diretores de faculdades e colégios, magistrados e grão-mestres da Maçonaria não podem assumir o cargo;
  • Não é obrigatório, mas é importante que o síndico possua bons antecedentes para assumir um papel com tantas responsabilidades administrativas e financeiras.

Legalmente, não há necessidade de apresentar documentos para ser síndico, como certificados de cursos ou atestado de antecedentes criminais. No entanto, isso pode ser estipulado pela convenção e regimento interno do condomínio.

Quais são as habilidades necessárias para ser síndico?

É essencial que o síndico seja uma pessoa qualificada para atender as demandas do condomínio. Será que você possui todas as habilidades indispensáveis para ser síndico?
As habilidades necessárias para ser síndico são:

  • Boa comunicação para manter o relacionamento com moradores e funcionários;
  • Ter afinidade com áreas como administração, contabilidade, direito, recursos humanos e finanças;
  • Saber lidar com pessoas, gerenciar crises e apaziguar conflitos;
  • Inteligência emocional: ter paciência para driblar os problemas que surgem no dia a dia;
  • Ser organizado para manter tarefas e documentos em ordem;
  • Ter empatia e buscar sempre preservar bem-estar dos condôminos;
  • Interesse em manter-se atualizado e sempre em busca de formas novas de facilitar o trabalho e melhorar a vida condominial.

Dicas para ser um síndico de sucesso

Para ajudar você a tomar esses primeiros passos na sua trajetória de síndico, selecionamos algumas dicas. Preparado para saber mais sobre como você pode ser um bom síndico? Então vamos lá!

Limite o desgaste

O síndico profissional precisa dividir a atenção entre todos os empreendimentos que gerencia ao mesmo tempo. Desse modo, fica fácil se perder e deixar o estresse tomar conta. É fundamental que o síndico aprender a limitar o desgaste com a gestão do condomínio.
Para isso, estabeleça horários de trabalho para cada empreendimento. Defina um período do dia que será voltado apenas para cuidar da administração de um condomínio específico. Como resultado, o síndico terá mais tranquilidade, foco e organização na rotina de trabalho.
Inclusive, deixe claro para os condôminos sobre os dias e horários em que você fará as visitas ao condomínio. Da mesma forma, é importante deixar uma linha aberta de comunicação que pode ser usada a qualquer momento. Exemplos disso são: WhatsApp, e-mail, sistema online para condomínio ou livro de ocorrências.

Divida as funções e responsabilidades

Uma coisa imprescindível é aprender a delegar tarefas. Não deixe o papel do subsíndico ser apenas decorativo. Aproveite para dividir atividades da gestão do condomínio, como auxílio no atendimento aos moradores ou organização de documentos contábeis.
De maneira idêntica, o zelador e o gerente predial também podem ser grandes aliados. Treinamentos de novos funcionários, manutenções periódicas, supervisão da limpeza do condomínio e demais atividades práticas podem ser coordenadas por esses auxiliares.

Conheça a legislação

Compreender as leis sobre condomínios e suas jurisprudências faz parte da lista de responsabilidade do síndico. Leia, pesquisa e, se necessário, busque o auxílio de profissionais da área jurídica. Para começar, você pode conferir todas as nossas publicações sobre legislação neste link.

Seja organizado

Organização será sempre a palavra-chave na função de síndico. Sem ela, é garantia de caos e diversos problemas. Reserve um momento da sua rotina de trabalho para focar em organizar a sua agenda, documentos e atividades. Desse modo, é possível tirar os empecilhos do caminho e focar na melhoria do condomínio.
Leia mais:
Dicas para manter a organização no condomínio
Como trabalhar melhor e ter mais tempo livre

Perceba as demandas

Na vida de síndico, é fundamental possuir uma agenda inteligente para cuidar das demandas. Para isso, a melhor maneira é utilizar a técnica da matriz da gestão de tempo. A prática tem o intuito de identificar quais são as tarefas mais importantes e mais urgentes, possibilitando criar uma hierarquia de tarefas a serem feitas. Entenda melhor sobre o assunto nessa publicação.

Tenha autoridade sem autoritarismo

O condomínio não é espaço para qualquer forma de autoritarismo. Como uma democracia, todas as decisões a respeito do condomínio devem passar pela análise e votação da assembleia geral. Agir como o dono do condomínio pode levar à destituição do síndico. Logo, a transparência, respeito mútuo e boa vontade devem ser as peças principais no seu mandato de síndico.

Conheça bem o condomínio

Em síntese, condomínio nenhum merece um síndico ausente. Faz parte do trabalho do síndico estar dentro do condomínio e formular um bom relacionamento com os moradores e os funcionários. Não apenas isso, é preciso conhecer a rotina do condomínio para definir as melhores práticas a serem aplicadas na gestão. Afinal, cada condomínio possui particularidades únicas. Mesmo que o síndico tenha um vínculo apenas profissional com o empreendimento, ele tem a obrigação de realizar as visitas semanais.

Aja com criatividade

Muitas pessoas consideram a gestão de condomínio um assunto chato. Para ilustrar, basta conferir o número de condôminos que comparecem às reuniões de assembleia. O síndico precisa trabalhar com o intuito de tornar a gestão condominial mais atrativa para todos. E a criatividade é uma forma de alcançar esse objetivo e pode trazer benefícios a todos.
Duas formas de agir com criatividade, é apostar em reuniões de condomínio em locais diferentes ou com apresentações diferentes, utilizando gráficos e estímulos visuais para simplificar dados de contabilidade. Além disso, é interessante buscar táticas criativas para reduzir despesas e aumentar a arrecadação mensal do condomínio.

Não descuide da manutenção

A manutenção do condomínio é primordial para garantir de harmonia e segurança. Assim, essa deve ser uma das principais preocupações do síndico. Elevadores, para-raios, rede de gás, piscinas e sistema de prevenção contra incêndios são apenas alguns dos itens que devem entrar na sua checklist de manutenção periódica condominial.
Leia mais:
Manutenção do condomínio: 7 coisas que você não pode esquecer
Manutenção preventiva predial online no TownSq

Tenha uma boa estratégia de comunicação

De acordo com Peter Druker, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma organização, como é o caso do condomínio, estão ligados a falhas de comunicação. Portanto, não deixe que isso seja um empecilho na sua trajetória de síndico do condomínio.
Utilize comunicados e circulares para manter contato com os moradores. No entanto, a tecnologia ainda é a melhor opção para manter uma linha de comunicação direta entre síndico e condôminos. Softwares de gestão condominial são uma boa opção para facilitar essa relação.
Leia mais:
Melhorando a comunicação interna
Como saber que a comunicação do síndico está ruim?

Agora que você já sabe o básico sobre a profissão de síndico, confira o nosso Guia Definitivo do Síndico de Sucesso!

Relacionados

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Gestão de condomínio edilício: Quais desafios vou enfrentar?

Aconteceu a reunião de assembleia, rolou a votação e você foi eleito...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Lei 14.010: reuniões virtuais de assembleia e extensão do mandato do síndico permitidos

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12 de junho de 2020) a...

Guia completo da prospecção de condomínios: veja como fechar contratos como ninguém

A prospecção de condomínios é o processo de buscar clientes em potencial...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Curso de síndico profissional online: como escolher a melhor certificação?

De acordo com a ABRASSP, Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios,...

Deveres do Síndico: Comunicação em Condomínio

Na gestão de condomínio, faz parte dos deveres do síndico promover a...

De síndico morador a síndico profissional com 31 condomínios: conheça a trajetória do Fábio Becker

Será que fazer a gestão de um condomínio é como fazer a gestão de uma...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Essa simples ação fez esse síndico reduzir 75% dos gastos com taxas administrativas no condomínio

É possível proporcionar melhorias ao condomínio, sem precisar aumentar a...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Como se tornar um síndico de sucesso? Veja como este síndico saiu do zero aos 16 condomínios

É possível gerenciar 16 condomínios ao mesmo tempo?  E, somado a isso,...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

As 7 regras de ouro para falar com confiança nas reuniões de assembleia

Falar em público pode ser uma tarefa desafiadora para síndicos,...

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Síndico, você sabe lidar com homofobia no condomínio?

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, uma data muito importante...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

Quer reduzir o tempo de trabalho? Saiba como o síndico Vitor conseguiu

Imagine a seguinte situação: ocorre um problema no elevador do edifício....

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Profissão Síndico: como é a rotina do síndico profissional?

Já parou para pensar sobre como é a rotina de um síndico profissional? Se...

De síndico morador a síndico profissional com 31 condomínios: conheça a trajetória do Fábio Becker

Será que fazer a gestão de um condomínio é como fazer a gestão de uma...

Eleição de síndico: 4 dicas para ter sucesso na assembleia

A eleição de síndico não é tão simples quanto parece. Existe uma série de...

Quanto cobrar? Confira nossas dicas sobre precificação

Cobrar um preço justo não é somente bom para o síndico. Significa manter...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

Como administrar um condomínio: GUIA COMPLETO

Saber como administrar um condomínio é primordial para ser um bom...

7 erros que todo síndico já cometeu no início da carreira e como evitá-los

Ter sucesso na carreira não acontece da noite para o dia. A seguir, você...

Que tipo de síndico você é?

Veja em qual dos 7 perfis você se encaixa Amado ou odiado pelos...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Atividades do síndico: como trabalhar melhor e ter mais tempo livre

Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil! A vida de síndico é...

Você sabe o que o síndico não pode fazer? 9 práticas que são proibidas

Ser síndico do condomínio é uma tarefa séria. Afinal, é um cargo que...

15 conselhos dos principais nomes do empreendedorismo para transformar a sua gestão condominial

Transformar a gestão condominial pode ser um desafio para muitos síndicos...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Dia do síndico: conheça a história por trás da data comemorativa

O Dia do Síndico é comemorado no dia 30 de novembro em todo o Brasil. ...

Essa simples ação fez esse síndico reduzir 75% dos gastos com taxas administrativas no condomínio

É possível proporcionar melhorias ao condomínio, sem precisar aumentar a...

O que o síndico precisa saber sobre elevadores?

Um caso recente de queda em Santos-SP trouxe novamente o elevador ao...

Quer reduzir o tempo de trabalho? Saiba como o síndico Vitor conseguiu

Imagine a seguinte situação: ocorre um problema no elevador do edifício....

Síndico, você sabe lidar com homofobia no condomínio?

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, uma data muito importante...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico...

Síndicos aproveitam o momento para desenvolver a carreira

Independente dos seus impactos, a pandemia provocou uma mudança de rotina...

Profissão Síndico: como é a rotina do síndico profissional?

Já parou para pensar sobre como é a rotina de um síndico profissional? Se...

A importância do planejamento na carreira do síndico

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

15 conselhos dos principais nomes do empreendedorismo para transformar a sua gestão condominial

Transformar a gestão condominial pode ser um desafio para muitos síndicos...

[Live] Como prospectar novos condomínios e se tornar um síndico de sucesso em 2023

No último dia 12 de janeiro de 2023, o síndico Bruno Ferreira...

O síndico profissional precisa ter registro no CRA? Entenda tudo sobre isso

A profissão de administrador é regulamentada no Brasil e exige o registro...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *