No último dia 12 de janeiro de 2023, o síndico Bruno Ferreira compartilhou conosco a sua experiência como síndico profissional há 7 anos e como ele saiu de 2 para 16 condomínios em apenas dois anos.
Nesta conversa ao vivo, ele também trouxe algumas dicas e conselhos úteis para síndicos que desejam prospectar mais condomínios e tornar-se um síndico profissional de sucesso em 2023.
Continue lendo para saber mais e encontre o link da aula ao vivo e gratuita ao final do texto.
Como foi a conquista do seu primeiro condomínio?
No início da sua carreira, o síndico Bruno começou como subsíndico do condomínio onde residia e somente depois da saída da atual síndica, é que ele assumiu como síndico da comunidade e começou a tentar resolver alguns dos problemas que já percebia como morador.
No entanto, ele mantinha uma vida dupla e precisava equilibrar o seu trabalho formal como bancário e o trabalho como síndico. Depois de 5 anos, ele finalmente saiu do emprego formal e começou a atuar como síndico em tempo integral.
Veja um pouco sobre a história do síndico Bruno e como tudo começou na sua carreira.
Maiores desafios e aprendizados durante a prospecção dos primeiros condomínios
Após seguir com a carreira de síndico em tempo integral, o síndico Bruno compartilha que abriu o CNPJ da sua empresa e começou a busca por novos condomínios para a sua carteira de clientes.
A primeira ação que ele tomou foi buscar indicações. Então, ele:
- compartilhou em seu grupo de amigos e familiares que estava disponível para ser síndico;
- pediu para que os seus contatos que moravam em condomínio, pudessem indicá-lo;
- conversou com as administradoras, informando que a partir de agora era apenas síndico;
- e começou a enriquecer o seu currículo com cursos para síndicos.
Além disso, ele adotou o modelo de gestão digital, o que permitiu que ele pudesse gerenciar 16 condomínios, sem precisar estar disponível presencialmente o tempo inteiro para todos os moradores, mas ainda mantendo o relacionamento com as pessoas.
Afinal de contas, o condômino deseja se sentir atendido e se o síndico trabalha apenas com grupos de WhatsApp, é impossível realizar uma gestão de sucesso e ainda aumentar a carteira de clientes.
5 conselhos para síndicos que desejam prospectar mais condomínios em 2023
Por fim, o síndico Bruno também nos trouxe 5 conselhos úteis para outros síndicos que desejam prospectar mais condomínios em 2023 e tornar-se profissionais de sucesso. Veja:
- Aprenda a gostar de gestão condominial. Entenda e estude o que é estar na liderança de um condomínio. Afinal de contas, um condomínio é como uma pequena empresa, contendo clientes (moradores), funcionários, fornecedores e gestão financeira e fiscal. Portanto, busque cursos, ferramentas e certificações para estar preparado para a rotina;
- Evite estudar somente pelo YouTube. Aposte em profissionais e empresas que são realmente especialistas do mercado, que vão ajudá-lo de verdade e que fornecerão as melhores soluções para os seus problemas;
- Faça networking. Converse com outros síndicos, faça contatos, participe de eventos e comunidades online que o aproxime de outros profissionais. Além de enriquecer o seu conhecimento, também trará indicações de novos clientes;
- Trabalhe bem o marketing da sua empresa. Lembre-se de que quem não é visto, não é lembrado. Tenha um site bem estruturado, utilize as redes sociais e use bem as ferramentas de marketing digital para prospectar novos condomínios;
- Seja corajoso. Por fim, tenha coragem para enfrentar os desafios e escolher o caminho certo na exaustiva rotina de síndico profissional. Nós sabemos que não é fácil, mas com coragem, resiliência e responsabilidade, você será capaz de qualquer coisa.
Esta aula ao vivo foi ministrada pelo síndico Bruno Ferreira e pela especialista em administração digital Tatiana Maciel. Se você quiser conferir na íntegra, basta clicar aqui. Boa aula!
0 comentários