Dicas para manter a organização no condomínio

Organização no condomínio

A rotina de um síndico é cheia de tarefas e muitas vezes, conta com alguns imprevistos. A boa gestão faz com que o número de acontecimentos que não eram esperados diminua e tudo acaba fluindo com mais facilidade. Para que isso seja possível, alguns cuidados básicos se fazem necessários, como ouvir os condôminos, deixar as contas em dia e ter uma visão ampla de tudo o que acontece. Para tornar o dia a dia mais tranquilo, separamos algumas dicas para manter a organização no condomínio. Confira!

Como manter a organização no condomínio

Assembleias

Decisões importantes, eleições de síndicos, previsão orçamentária, aprovação de contas e outras decisões importantes precisam ser decididas em assembleias. Para isso, é indicado que o convite seja feito pelo menos 10 dias antes da data marcada. Além disso, você precisa ter a certeza de que todos os condôminos foram avisados. Pregue avisos em locais movimentados e mande email ou um convite impresso a todos.
Veja também 5 dicas para uma assembleia eficiente.

Previsão orçamentária

Isso deverá ser realizado pelo síndico e aprovado pelos condôminos. É muito importante que quando for realizada, não sejam esquecidas as taxas que aumentam anualmente e o aumento de salário.

Fundo de reserva

A convenção deve estipular uma porcentagem para o fundo de reserva. Esse fundo será usado quando algum imprevisto acontecer, como a necessidade de uma obra não prevista ou quando quebra algo de uso comum no condomínio.

Check up

Com a ajuda do zelador, é importante montar uma lista de verificação semanal, para garantir que todos os equipamentos foram conferidos e que estão funcionando adequadamente.

Dica de segurança

Proponha aos condôminos que as entregas de flores, lanches, objetos sejam feitas na portaria. Isso evitará a entrada de estranhos no condomínio, ajudando a manter a segurança do local. Não se esqueça de treinar os funcionários para que façam com perfeição o controle de acessos.

Lixo

Além da coleta de cada apartamento, é necessário ter latas de lixo espalhadas pelas áreas de uso comum. A implementação da coleta seletiva é algo básico de uma gestão sustentável. Por isso, as lixeiras espalhadas devem ser específicas para coleta individual de recicláveis e não recicláveis. Não se esqueça de entrar em contato com uma cooperativa de reciclagem para dar o destino adequado ao reciclável coletado.

Crianças

Todo condomínio tem crianças e chegam os meses do ano que elas entram em férias. Se o local não contar com quadras ou outro ambiente nos quais elas possam se reunir, provavelmente elas irão incomodar nos corredores. Por isso, é importante que um espaço esteja disponível para essa interação. Caso a construção de uma quadra não seja possível, você pode transformar uma sala de uso comum ou parte dela em brinquedoteca. Pode também colocar brinquedos e fazer um parquinho em uma das áreas de jardim. Converse com os condôminos e mostre as vantagens disso. O gasto é pequeno e o benefício é grande.

 

 

Gostou das dicas de organização no condomínio? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Equipe TownSq

Sobre Equipe TownSq

TownSq (pronunciado Town Square) é o aplicativo para condomínio que melhora a comunicação e organiza a vida em conjunto.