O zelador é o profissional encarregado de vigiar, fiscalizar e zelar pelo condomínio. Você já deve saber as funções dele, mas sabe o que o zelador não pode fazer? Veja a seguir!
O zelador do condomínio possui um papel muito importante para a manutenção do bem-estar na comunidade.
Afinal, ele é o responsável por manter tudo funcionando em perfeitas condições, garantindo que os condôminos estejam seguros e em harmonia.
No entanto, ainda é bastante comum que algumas pessoas confundam as suas atribuições com outras funções e fiquem na dúvida sobre o que o zelador não pode fazer.
A seguir, você confere quais são as funções do zelador e quais são as atividades que ele não pode fazer. Continue lendo!
Quais as funções de um zelador de prédio?
Realizar a manutenção do condomínio
- Fiscalizar o uso das áreas comuns pelos condôminos, inquilinos e visitantes;
- Verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do empreendimento;
- Zelar pelo sossego e pela boa convivência no condomínio conforme o regimento interno e convenção.
Fazer a gestão de pessoas
- Distribuir as tarefas diárias de faxina e limpeza do condomínio;
- Fiscalizar o andamento do trabalho de todos os funcionários.
- Comunicar ao síndico ou a empresa administradora quaisquer irregularidades ocorridas;
- Realizar treinamentos com novos funcionários.
Supervisionar as reformas e obras
- Acompanhar e fiscalizar serviços de reparos e manutenção das áreas de convivência.
- Reportar ao síndico quaisquer imprevistos durante as obras, inspecionar e zelar pela prestação do serviço;
- Ser notificado quando algum morador fizer reformas que interfiram na rotina do condomínio;
- Auxiliar a equipe da portaria no cadastro dos prestadores de serviço.
Dar suporte aos moradores
- O zelador precisa estar disponível para auxiliar e orientar os moradores sobre problemas estruturais que possam surgir nas unidades;
- Alertar os condôminos sobre as regras de segurança e notificá-los quando estas não estiverem sendo seguidas;
- Deve ter noções de funcionamento de equipamentos para observar possíveis problemas e lidar com prestadores de serviços.
- Auxiliar na identificação de vazamentos nos apartamentos;
- Repassar reclamações dos moradores ao síndico.
O que o zelador não pode fazer?
- Não é o subsíndico do condomínio;
- Não é o porteiro;
- Não é o faxineiro do prédio;
- E, por fim, o zelador não é um corretor de imóveis.
Zelador não é o subsíndico do condomínio
Apesar de atuar dando suporte aos moradores, fiscalizando o uso das áreas comuns e supervisionando atividades em andamento, como as reformas, isso não faz do zelador o subsíndico do condomínio.
Na verdade, o trabalho do zelador é subordinado ao do síndico e ele deve reportar constantemente sobre a situação da comunidade.
Zelador não é o porteiro do prédio
Sim, o zelador pode auxiliar algumas atividades na portaria, mas não é ele o responsável pelo controle e gestão das entradas e saídas do condomínio.
Neste caso, o condomínio deve possuir um profissional controlador de acesso ou adotar um sistema de portaria remota.
Zelador não é o faxineiro do prédio
Essa é, provavelmente, uma das maiores confusões quando se trata da profissão de zelador.
Na verdade, o zelador é responsável pela coordenação das atividades de faxina e limpeza e responsável por também supervisionar essas atividades.
Zelador não é o corretor de imóveis
Ainda que o zelador tenha o conhecimento acerca dos processos do condomínio, da estrutura do prédio ou até mesmo das unidades, ele não pode ser responsável por intermediar a locação ou venda de imóveis do condomínio.
Essa prática pode ser vista como ilegal, afinal para atuar como corretor uma pessoa precisa obter o seu número do CRECI, que é o órgão fiscalizador da profissão.
Este artigo foi útil para você? Então, aproveite o nosso material gratuito de limpeza de condomínio e gerencie as atividades do seu prédio.
Boa noite
Comprei um apartamento em um condomínio de 14 apartamentos, porém a síndica é dona de 12 apartamento, O zelador é marido da síndica. E tudo funciona somente como eles determinam. Isso é possível?? Existe um lei que ampara os outros 2 condôminos???
Bom dia sou senador em um condomínio empresarial Por acaso algumas regras mudam? Pois executo alguns trabalhos como toda a grama sou eu que corto, entee outras coisas.
O Zelador é obrigado a abrir portas dos elevadores para os moradores?
Zelador e obrigado a carregar entulho ou subir em telhados de predio pra troca trelha. Zeldor e responsavel por fazer intalacao eletrica no condomnio zelador e reasponsavel por fazer serviço de pedreiro no condominio. Tudo isso o zelador pode fazer ou nao la na onde trabalho como zelador o sindico faz eu fazer tudo isso. Ate arruma calsada. Com peiver fazer recuo de calsada deslocamento de meio fio tudo isso pode. Ou nao
O zelador tambem e obrigado a subir 60 metros de altura em caixa de agua pra fiscalizar serviço de limpeza ou nao me responda
Gostaria de saber, quando a moradia do zelador precisar de reforma?é obrigação de quem fazer? Do condomínio? Ou do zelador?
O zelador pode ficar responsável pelas câmeras de segurança do prédio comercial no celular particular.
Olá tudo bem, sou Zelador a 5 anos minhas tarefas do que eu faço no Condomínio são essas rochagem da grama, limpo corredores de 4 andares, varrer as partes internas e externas, recolher os lixos dos andares e receber correspondência e encomendas
Vejo que estou fora de tudo que vcs falaram aí
O que eu faço?
fazer uma assembleia e tirar ele como zelador mas como ela tem 12 apartamentos os demais tem que votar pra tirar o poder dela e colocar numa ata que o sindico nao pode contratar parrentes.