Curso de síndico profissional online: como escolher a melhor certificação?

por | mar 4, 2022 | Síndicos

De acordo com a ABRASSP, Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios, existem mais de 420 mil síndicos no Brasil. E, somente em São Paulo, a busca por um curso de síndico profissional cresceu 25% em 2021.

Isso significa que, cada vez mais, os síndicos têm procurado aprender novas técnicas, desempenhar o seu papel de maneira mais profissional e adotar tecnologias para administrar os condomínios com maior eficiência.

Neste contexto, resta apenas uma dúvida: como você pretende se destacar?

Um curso de síndico profissional pode ser o passo inicial, por isso, a seguir, você confere por que fazer um curso desse tipo e onde encontrar os melhores do mercado. Continue lendo!

O que é preciso para ser um síndico profissional?

Muitos querem ingressar nesta profissão, mas para isso é preciso ter o conhecimento necessário para atuar em condomínios. Veja quais são eles:

#01: Inteligência emocional

O conhecimento técnico, ainda que importante, tem se mostrado insuficiente para lidar com todas as complexidades da rotina de um síndico profissional.

Por isso, uma das principais habilidades de um síndico de sucesso é a capacidade de administrar bem as emoções e ter inteligência emocional para lidar com crises e promover uma boa resolução de conflitos no condomínio.

Cautela, racionalidade e até mesmo distanciamento para avaliar cada situação isoladamente e tomar uma boa decisão, são apenas algumas das características emocionais que são relevantes em uma boa gestão condominial.

#02: Administração, contabilidade e finanças

Condomínios residenciais ou comerciais, em sua grande maioria, envolvem muitas contas, altos valores e diferentes formas de pagamento.

Neste sentido, é comum que os moradores cobrem por uma maior transparência financeira diretamente ao síndico, bem como a prestação de contas.

No art. 1.348 do Código Civil, está definido que compete ao síndico prestar contas à assembleia anualmente ou sempre que essas informações forem exigidas.

É por este motivo que, em casos de problemas contábeis como fraudes, desvios de dinheiro ou superfaturamento de obras, os próprios síndicos são processados juridicamente.

Para evitar qualquer problema na Justiça, o síndico deve adicionar na sua lista de habilidades, os conhecimentos em administração, contabilidade e finanças, mesmo que ele contrate um profissional para auxiliar nestas atividades.

#03: Gestão de pessoas

E por falar em contratação de profissionais para o condomínio, não poderíamos deixar de mencionar a importância da gestão de pessoas na rotina de um síndico profissional.

O art. 1.348 do Código Civil explica que zelar pela conservação das áreas comuns do condomínio é uma das obrigações do síndico, logo coordenar funcionários em prol da preservação do empreendimento também pode ser considerada uma das responsabilidades de um síndico profissional.

Afinal, os colaboradores são importantes para que tudo ocorra em perfeita harmonia e o trabalho no condomínio torna-se cada vez mais aprimorado.

#04: Direito condominial

O Direito Condominial é uma área do Direito que aborda os principais tópicos e normas relacionadas ao condomínio.

É importante que o síndico profissional tenha conhecimento destas informações, bem como do conteúdo das leis, para que aja de acordo com a legislação brasileira, evitando problemas na justiça.

#04: Boa comunicação

Sem boas práticas de comunicação no condomínio, um síndico profissional não consegue fazer uma administração e cultivar o bom relacionamento com os condôminos e os funcionários.

Afinal, de nada adianta um síndico fazer várias tarefas diferentes, se as pessoas não souberem da existência delas. Bem como, não adianta o síndico comunicar sobre tudo e não fazer absolutamente nada.

Por isso, uma boa rotina de comunicação e canais claros com o condomínio, auxilia a propagar a mensagem da maneira correta.

E tem mais. É por meio dessa prática que é possível enxergar as necessidades das pessoas, ter mais empatia e ser compassivo, possibilitando a resolução de problemas e conflitos com mais leveza e rapidez.

#05: Organização

A vida de síndico não é fácil, imagine então a vida de quem é síndico profissional e precisa gerir 1, 5 ou 30 condomínios ao mesmo tempo.

São muitas obrigações, papeladas, imprevistos e outras complexidades recorrentes. Muitas vezes, tudo acontece ao mesmo tempo.

A organização surge como centro desta questão e é uma habilidade primordial neste contexto.

#06: Disciplina

Geralmente, quando não se tem foco e disciplina, é porque existem muitas atividades disputando a sua atenção ao mesmo tempo, como as notificações do grupo de WhatsApp do condomínio, as solicitações dos moradores, as diversas planilhas que precisam ser preenchidas, entre outras.

Em algum momento, você vai deixar de prestar atenção em uma destas coisas e focar mais em outra.

Ou pior: você vai tentar resolver tudo de uma vez e, no final do dia, não vai ter finalizado quase nada.

Por ter uma rotina tão complexa, essas situações são corriqueiras no dia a dia de um síndico profissional. E, ao contrário do que muitos pensam, compreendemos que para ser produtivo não é preciso estar ocupado o tempo todo, mas sim ter disciplina.

#07: Gestão do tempo

Por fim, depois de todas as habilidades anteriores, é fácil identificar a gestão do tempo como mais uma das capacidades a serem desenvolvidas pelo síndico profissional, certo?

O primeiro passo é descobrir como planejar a sua gestão do tempo, como:

  • montando um quadro de avisos que esteja em um ambiente de fácil visualização;
  • criando e atualizando, por meio de uma rotina programada, planilhas de controle de gastos, controle financeiro, controle de tempo, etc;
  • adotando uma ferramenta de gestão de atividades, como o Trello, Asana ou Evernote;
  • ou, por fim, adotando uma tecnologia específica para gestão de condomínios, como o TownSq, que centraliza todos os tópicos anteriores em único local.

Leia também: Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Por que fazer um curso de síndico profissional?

Fazer um curso de gestão condominial pode ser útil para diversos síndicos em diferentes momentos da carreira. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

Ter um direcionamento de aprendizado

Fazer um curso de síndico profissional pode trazer um entendimento ainda mais completo sobre o mercado de gestão condominial, gerando economia de tempo e até de dinheiro, já que o profissional terá um direcionamento eficiente que o ajudará constituir a sua empresa e tomar as melhores decisões nos seus condomínios, além de ter acesso à dicas com especialistas que o ajudarão a proporcionar resultados positivos para os condomínios.

Atualização do conhecimento

Um curso desse tipo é também um recurso valioso de capacitação e de constante atualização para a realização das principais atividades no condomínio, além de ser um grande diferencial para os síndicos profissionais que desejam prospectar novos condomínios.

Evoluir na carreira profissional

Já para os síndicos iniciantes ou síndicos moradores que desejam ir além, o curso de síndico profissional é uma ótima opção para complementar os conhecimentos, se destacar e responder à demanda do mercado com as melhores habilidades.

Ter um certificado que comprove o seu conhecimento

Além do direcionamento e conhecimento adquirido durante o curso, você também terá, ao final, um certificado para comprovar tudo o que você aprendeu e também elevar a confiança dos condôminos em relação ao seu trabalho.

Aprender a se destacar no mercado condominial

Conhecimento técnico é importante, porém não é suficiente para você ser visto pelo mercado.

Por isso, em um curso de síndico profissional você também terá acesso a estratégias e boas práticas de marketing pessoal, marketing digital, prospecção de novos condomínios e até mesmo comunicação e oratória. Tudo isso para que você se torne um síndico de destaque no mercado condominial e seja visto por mais condomínios.

Como escolher o melhor curso de síndico profissional?

Escolher o melhor curso de síndico profissional do mercado, pode ser um grande desafio. Por isso, a seguir você confere por onde começar e como fazer essa escolha:

1. Defina quais são as suas expectativas e prioridades no momento

Isso é muito importante. Afinal, você pode ter conhecimento técnico da área condominial, mas deseja melhorar as suas habilidades de comunicação, por exemplo.

Portanto, não faria sentido adquirir um curso técnico, mas sim procurar um conhecimento mais estratégico.

A dica é listar o seu principal objetivo ao adquirir um curso de síndico profissional e guiar-se por ele.

2. Conhecer a fundo cada curso

Depois de pensar no seu objetivo, fica mais procurar os cursos certos. Portanto, neste momento, você já deve ter uma lista de possíveis cursos para analisar ou áreas que você deseja estudar.

Como a internet é vasta e possui informações sobre os mais diversos assuntos e cursos, então, com esta lista, é hora de conhecer a fundo sobre cada curso. Para facilitar, observe:

  • quantidade de horas totais de cada curso;
  • flexibilidade de horários de estudo;
  • se os professores são especialistas no mercado condominial;
  • se os cursos oferecem materiais complementares;
  • custo-benefício;
  • e, por fim, conferir os feedbacks de outros alunos.

3. Ver feedbacks de outros alunos

E por falar em feedback, essa é uma etapa muito importante na hora de escolher um curso de síndico profissional e você não deve pulá-la.

Para saber se o curso vale realmente a pena, você pode conferir quem já o fez. Por isso, procure verificar se a empresa que oferece o curso possui vídeos ou depoimentos de ex-alunos, o que eles falam e quais foram os seus resultados.

Estas informações podem ser bastante úteis no momento de você tomar a sua decisão.

4. Fazer uma pesquisa detalhada sobre a empresa

Escolher um curso de síndico profissional também envolve analisar a empresa que o oferece, para ter certeza das vantagens, do nível dos professores e da qualidade do ensino.

Por isso, você pode conferir:

  • indicadores de qualidade, como a nota que os alunos dão à empresa e também ao curso;
  • qualificação dos professores;
  • grade curricular;
  • modalidade de ensino;
  • se a empresa oferece ensino à distância;
  • e se os conteúdos são práticos e objetivos.

Qual o melhor curso de síndico profissional?

Quer se tornar um síndico profissional de destaque no mercado condominial, proporcionar os melhores resultados aos seus condôminos e ainda uma grande carteira de clientes?

Tudo isso é possível ao escolher o curso certo do mercado. Existem uma variedade de opções disponíveis, mas nós listamos a seguir os três melhores cursos da empresa líder em administração de condomínios do mundo: a TownSq. Veja:

Curso Gestão Condominial de Resultado

O curso Gestão Condominial de Resultado é ideal para os síndicos que desejam compreender os principais assuntos da gestão condominial, desejam entregar uma estratégia eficaz e proporcionar um crescimento exponencial aos seus condomínios.

O curso é estruturado através de esferas e módulos:

  • A primeira esfera tem como foco o síndico (módulos 1 e 2);
  • A segunda esfera fala a respeito do condomínio (módulos de 3 a 7);
  • E, por fim, a terceira esfera trata da comunidade (módulos 8 e 9).

Essa jornada começa explorando as ferramentas que vão garantir o seu sucesso e os pilares da prática profissional do síndico. Veja tudo o que você vai aprender:

  • Legislação condominial;
  • Gestão de pessoas;
  • Gestão financeira;
  • Habilidades do síndico;
  • Como elaborar os principais documentos do condomínio, como a Convenção de Condomínio, Regimento Interno, Ata, etc;
  • Tudo sobre reunião de assembleia;
  • Obras e manutenções no condomínio;
  • Segurança no condomínio;
  • Direitos e deveres da comunidade;
  • Relacionamento com as comunidades.

Qual a duração do curso? São 10 módulos e 7 horas de curso, além de acesso à materiais complementares exclusivos, modelos de documentos, indicações de livros para síndicos e mais.

Clique aqui para saber mais e começar a sua primeira aula.

Curso Síndico Profissional TownSq: O Novo Empreendedor de Sucesso

O curso Síndico Profissional TownSq é ideal para os síndicos que desejam se tornar referência no mercado, queiram adquirir mais condomínios, obter mais liberdade, tempo livre e dinheiro.

Este curso é estruturado em 5 módulos diferentes que abordam o mindset do síndico de sucesso, abertura de empresa, vendas e marketing, posicionamento e dicas sobre a carreira de síndico

Veja alguns dos conteúdos que você vai aprender:

  • Técnicas de vendas;
  • Estratégias de precificação;
  • Networking;
  • Dicas para a eleição no condomínio;
  • Como conquistar mais condomínios
  • Marketing digital e Marketing pessoal para síndicos;
  • Redes sociais;
  • Como obter o CNPJ;
  • E muito mais.

Qual a duração do curso? São 5 módulos, 8 especialistas e mais de 4 horas de curso, além de acesso à materiais complementares exclusivos, modelos de documentos, indicações de livros para síndicos e mais.

Clique aqui para saber mais e começar a sua primeira aula.

Como funciona um curso de síndico profissional

Como você já sabe, a profissão de síndico profissional ainda não é regulamentada e, portanto, não existe uma graduação específica para esta demanda.

No entanto, é muito importante que você procure certificações e cursos para se diferenciar no mercado condominial, realizar a gestão dos condomínios da maneira correta e se tornar um síndico de destaque.

Você vai perceber que, na maioria destes cursos livres, não é necessário ter nenhuma formação anterior ou experiência específica na área para aprender, basta força de vontade.

Em relação à grade curricular dos cursos de síndico profissional, apesar das variações, geralmente as abordagens incluem os seguintes assuntos:

  • Gestão de pessoas;
  • Direitos e deveres do síndico;
  • Detalhes sobre a lei de condomínio, incluindo as leis federais, estaduais e municipais;
  • Administração do condomínio;
  • Documentos do condomínios;
  • Reuniões de assembleias;
  • Gestão de conflitos;
  • E mais.

Existem muitos cursos presenciais, mas você pode encontrar a maioria sendo oferecidos em formato EAD, ou seja, na modalidade de ensino à distância e 100% online.

A vantagem desta modalidade é ter flexibilidade e autonomia nos seus estudos

Isso significa que mesmo que você tenha um trabalho formal durante o dia e seja um síndico durante à noite, ainda poderá fazer um curso de síndico profissional, pois estará livre para montar o seu horário e estudar no momento e local que for melhor pra você.

E, por fim, a conclusão do curso também acontecerá no tempo que você tiver disponível e a quantidade de horas semanais para os estudos será definida por você.

Agora é com você!

Chegamos ao final deste texto, mas a sua jornada só está começando. Tenha em mente que, mesmo escolhendo o curso ideal, os resultados não virão da noite para o dia.

Por isso, mantenha a sua organização, foque nos seus estudos e aplique as técnicas para alavancar a sua carreira de síndico profissional.

Se você acredita que um curso de síndico profissional faz sentido para o seu momento de carreira, então chegou a hora de escolher por onde começar. Clique aqui para conhecer os cursos da TownSq.

Relacionados

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Má gestão do síndico: 5 principais erros e como resolvê-los

O que ocasiona a má gestão do síndico? A rotina de um síndico implica em...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Como administrar um condomínio: GUIA COMPLETO

Saber como administrar um condomínio é primordial para ser um bom...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Quer reduzir o tempo de trabalho? Saiba como o síndico Vitor conseguiu

Imagine a seguinte situação: ocorre um problema no elevador do edifício....

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Síndicos compartilham suas experiências atendendo inquilinos

Quando se pensa em comunidade condominial, é comum lembrar apenas dos...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

O síndico pode tirar férias? Veja como se preparar para o descanso anual

O síndico tira férias? A resposta é sim! Mas antes de comprar as...

Guia completo da prospecção de condomínios: veja como fechar contratos como ninguém

A prospecção de condomínios é o processo de buscar clientes em potencial...

Como administrar um condomínio: GUIA COMPLETO

Saber como administrar um condomínio é primordial para ser um bom...

Deveres do Síndico: Comunicação em Condomínio

Na gestão de condomínio, faz parte dos deveres do síndico promover a...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Síndico: como lidar com problemas de comportamento e resolver conflitos

Conflitos entre vizinhos, ou até entre condôminos e administração, são...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Quanto cobrar? Confira nossas dicas sobre precificação

Cobrar um preço justo não é somente bom para o síndico. Significa manter...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

Síndicos aproveitam o momento para desenvolver a carreira

Independente dos seus impactos, a pandemia provocou uma mudança de rotina...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

A importância do planejamento na carreira do síndico

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de...

4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Como administrar um condomínio: GUIA COMPLETO

Saber como administrar um condomínio é primordial para ser um bom...

Síndico, você sabe lidar com homofobia no condomínio?

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, uma data muito importante...

Certificação para Síndico: vale a pena?

Não importa se você já atua como síndico, síndico morador ou se...

Gestão de condomínio edilício: Quais desafios vou enfrentar?

Aconteceu a reunião de assembleia, rolou a votação e você foi eleito...

Subsíndico: quais são as suas funções? [GUIA COMPLETO]

O síndico ainda é a personalidade mais lembrada quando se pensa em...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Síndicos compartilham suas experiências atendendo inquilinos

Quando se pensa em comunidade condominial, é comum lembrar apenas dos...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

O que o síndico precisa saber sobre elevadores?

Um caso recente de queda em Santos-SP trouxe novamente o elevador ao...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

Subsíndico: quais são as suas funções? [GUIA COMPLETO]

O síndico ainda é a personalidade mais lembrada quando se pensa em...

Eleição de síndico: 4 dicas para ter sucesso na assembleia

Conforme nos aproximamos do final do ano e o prazo de extensão do mandato...

4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico...

Síndico, você sabe lidar com homofobia no condomínio?

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, uma data muito importante...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

2 Comentários

  1. WELLINGTON DE ARAUJO GALINDO

    Gostaria de saber valores para o curso de Sindicatura Profissional.

    Responder
    • Equipe TownSq

      Olá, Wellington. Nós já enviamos o seu e-mail para os nossos consultores e, em breve, entrarão em contato com você para conversar à respeito das nossas certificações e os valores.

      Restante qualquer dúvida, basta deixar o seu comentário por aqui.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.