Imagine a seguinte situação: você está preparando um almoço de família. A carne já está no fogo quando você percebe que está faltando alguma coisa: a bebida! E agora, o que fazer? Largar tudo e dirigir até o supermercado mais próximo ou pedir por aplicativo? E se eu te contar que existe uma 3ª opção ainda mais prática e que não demora quase nada? A resposta é: minimercado em condomínio.
Fazer mercado sem nem precisar sair do condomínio já é uma realidade.
Em uma época em que a agilidade e praticidade são imperativas e onde muitas pessoas fazem home office, os mercados e lojas de conveniência dentro dos condomínios têm se popularizado cada vez mais por todo o país. Mas como funciona ter um mercado no condomínio?
Aqui na TownSq, estamos sempre atentos às tendências do mercado condominial, e dessa vez não seria diferente.
Neste artigo, você vai descobrir todas as informações que o síndico precisa saber para os mercadinhos em condomínio e saber se vale a pena investir em um para o condomínio que você administra. Continue a leitura!
Como funciona um minimercado dentro de condomínio?
Mercado dentro do condomínio, mercadinho em condomínio, minimercado, minimercado em condomínio, minimarket, loja de conveniência condominial…
Os nomes que dão a ele são vários, mas a ideia é bem simples e basicamente a mesma para todos: o mercadinho em condomínio permite a venda de alimentos e produtos dentro do próprio condomínio.
Basicamente, o morador pode pegar o elevador, descer até o térreo e ir até a área comum onde estão localizadas as gôndolas de supermercado e um caixa eletrônico.
Lá, o morador pode escolher os produtos que deseja e comprá-los. Tudo isso sem sair do condomínio.
O mercado é abastecido com frutas, alimentos não-perecíveis, chocolates, itens de padaria, papel higiênico, salgadinhos, entre outros. Até bebidas alcoólicas podem ser vendidas (apenas para moradores maiores de 18 anos).
A loja em si é totalmente autônoma. Isso significa que o condomínio não precisa ter funcionários trabalhando no caixa, no estoque ou operadores no local.
Os mercadinhos em condomínio funcionam seguindo o modelo de negócio honest market (tradução: mercado da honestidade).
O termo honestidade porque todo o processo de compra e pagamento é feito com base na confiança.
Tudo é feito pelo próprio morador do condomínio, desde a escolha do produto até o pagamento via aplicativo ou cartão de crédito – sem a supervisão de ninguém, exceto das câmeras de segurança.
Pode ter mini mercado em condomínio residencial?
Passo a passo: como montar um minimercado em condomínio?
Em geral, a instalação do minimercado em condomínio ocorre da seguinte maneira:
1. O síndico(a) analisa as empresas que prestam esse serviço na região, selecionando ao menos 3 orçamentos.
2. As propostas e orçamentos são apresentados em reunião de assembleia, passando pelo voto e avaliação dos condôminos.
3. Tomada a decisão em reunião de assembleia, o condomínio cede um espaço vazio em uma das áreas comuns para a empresa instalar o mercadinho.
O formato do mercadinho é definido de acordo com o espaço disponível dentro do prédio residencial, o perfil dos moradores do condomínio, a empresa escolhida e demais questões particulares.
Da mesma forma, a responsabilidade sobre questões como a realização das obras de instalação e manutenção dos equipamentos varia conforme o acordo fechado com a empresa prestadora do serviço. Em sua maioria, a instalação não é cobrada pelas empresas.
Quais os tipos existentes de mercado dentro do condomínio?
Conforme a ideia foi se popularizando, mais iniciativas nesse formato foram aparecendo. Em geral, não é necessário possuir muito espaço livre para instalar um minimercado em condomínio. Indica-se que é necessário ao menos 2m² livres em alguma área comum do condomínio, podendo ser no hall de entrada, recepção, corredor ou até mesmo em uma vaga de garagem.
O layout do mercado que será instalado no condomínio é definido conforme o espaço disponível e pelas exigências dos condôminos.
Para deixar mais claro, separamos aqui os layouts mais recorrentes de mercadinhos em condomínio:
- O minimercado em condomínio se parece com uma loja de conveniência, com prateleiras de alimentos e geladeiras com bebidas.
- O mercado é montado para simular uma visita ao supermercado, com grandes corredores, carrinho e cestinhas de compras, seção hortifruti, etc. Ideal para condomínios residenciais com bastante espaço extra.
- O mercado fica localizado dentro de um container, normalmente instalado em uma parte do estacionamento do condomínio. Bom para condomínios horizontais, onde o container pode ocupar o espaço de uma vaga de garagem.
- Também há opções mais compactas, em que o espaço do mercado se resume a uma ou duas prateleiras que contam apenas com itens essenciais. Ideal para condomínios com uma infraestrutura reduzida.
- O mercado dentro do condomínio também pode ser constituído apenas por algumas geladeiras, como se fossem aquelas máquinas de venda de refrigerante. Indicado para condomínios comerciais.
Vale a pena investir em um mercadinho para o condomínio?
Essa é a primeira pergunta que o(a) síndico(a) deve se perguntar antes de levar o tema para ser debatido em uma reunião de assembleia. Para simplificar, listamos aqui algumas vantagens de contar com um mercadinho no condomínio:
Comodidade: conforme explicou Douglas Pena, CRO e sócio da Minha Quitandinha – empresa parceira da TownSq, que fornece minimercados abertos 24 horas por dia dentro de condomínios: “além da praticidade, segurança e comodidade, na Minha Quitandinha, o cliente não tem qualquer tipo de contato com funcionários. Tudo é feito pelo próprio consumidor, desde a escolha do produto até o pagamento via aplicativo”.
Sem precisar sair de casa para comprar produtos do dia a dia, os moradores se expõem menos, reduzindo as chances de contaminação.
Praticidade e acessibilidade: além disso, a possibilidade de poder comprar alimentos sem precisar sair do condomínio permite que não seja necessário fazer estoque de alimentos. Assim, não há riscos de os alimentos vencerem na despensa das residências, nem a obrigação de ir ao supermercado fazer compras trabalhosas.
Deste modo, o mercadinho acaba sendo uma vantagem para condomínios localizados em áreas afastadas do comércio, bem como torna a compra de insumos mais acessível para idosos, pessoas com deficiência (PCD) e trabalhadores com pouco tempo disponível.
Uma renda extra para o condomínio: dependendo da empresa selecionada para fornecer o serviço de mercado ou loja de conveniência dentro do condomínio, não há custos de instalação e o condomínio ainda adquire uma renda extra. Esse é o caso da Minha Quitandinha.
“Para os condomínios, ter este tipo de mercado autônomo não gera nenhum custo, muito pelo contrário, é uma excelente oportunidade para gerar cashback que pode ser utilizado em benfeitorias para o próprio condomínio, além de valorizar o empreendimento como um todo e os imóveis dos moradores”, resumiu o CRO Douglas Pena.
O cashback citado por Douglas é um reembolso, em que uma porcentagem da quantia arrecadada na venda dos produtos será devolvida ao condomínio.
Seguindo essa lógica oferecida pela Minha Quitandinha, o(a) síndico(a) e nem a administradora do condomínio precisam se envolver ativamente com a logística da loja.
“O síndico e a administradora não têm nenhum envolvimento, apenas recebem os elogios ao oferecer essa comodidade aos condôminos”, simplificou Douglas Pena, CRO e sócio da Minha Quitandinha.
No entanto, se o condomínio não possuir espaço nas áreas comuns ou possuir uma grande taxa de inadimplência, não vale a pena investir em uma iniciativa como essa.
Enfim, essas são todas as informações que um síndico precisa saber sobre os mercadinhos em condomínio, essa nova tendência que parece que veio para ficar – e trazer ainda mais conforto e valorização para a vida em condomínio.
Qual o lucro de um mini mercado em um condomínio?
Vamos a um exemplo prático:
Um minimercado que fature R$ 10.000 por mês, com uma margem de lucro de 20%, geraria R$ 2.000 de lucro líquido mensal.
Em um ano, o lucro pode chegar a R$ 24.000. Com o tempo, melhorias na operação e estratégias de fidelização podem elevar esses números.
Mini mercado em condomínio precisa de alvará?
Sim, um minimercado em condomínio precisa de alvará, além de seguir todas as exigências internas e legais:
Pesquisa de viabilidade:
Determine se há demanda e necessidade para o minimercado no condomínio, garantindo que o projeto atenda às expectativas dos moradores.
Aprovação pela Assembleia:
Apresente a proposta detalhada, incluindo layout, medidas de segurança e higiene, em uma reunião com os condôminos. O projeto deve ser votado e aprovado em Assembleia.
Consultoria jurídica:
Garanta que todas as normas legais, como regulamentos de condomínio e legislações locais, sejam cumpridas com o apoio de um especialista.
Solicitação do alvará de funcionamento:
É obrigatório solicitar o alvará junto à prefeitura local, que avaliará as condições estruturais, de segurança e de higiene para autorizar o funcionamento do minimercado.
Adequações estruturais:
Realize ajustes necessários no espaço, como instalações elétricas, acessibilidade ou medidas de segurança exigidas pelas normas.
Início das operações:
Com a documentação em ordem e a estrutura adequada, é hora de abrir as portas do minimercado, garantindo uma equipe qualificada para o atendimento.
Qual o quórum para aprovar mini mercado em condomínio?
A instalação de um minimercado em condomínio exige a aprovação da maioria qualificada dos condôminos.
Em termos práticos, isso significa que dois terços (2/3) de todos os condôminos devem concordar com a proposta, e não apenas as pessoas presentes na reunião de assembleia.
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Quem pagará pela dispesas de consumo de energia ?????
Quem pagará pela dispesas de consumo de energia ?????
Olá, Diego e Edna.
Isso depende de cada condomínio e também do que foi combinado com a empresa que oferece o serviço de mini mercado. Existem algumas empresas que devolvem ao condomínio uma porcentagem do que foi gasto e este valor é utilizado para arcar com estas despesas de consumo de energia, por exemplo.
No entanto, todos esses detalhes dependem da negociação e podem variar.
Espero tê-los ajudado. Caso reste mais alguma dúvida, basta comentar aqui. 🙂
E se fosse não uma empresa, mas um morador que quisesse colocar? Como poderia ser essa negociação com. A sindica ? Me ajudem por favor
Como saber se algum morador nao pagou a compra? Como agor com as criancas do condomínio?
Bom dia
Gostaria de receber todas as informações necessárias
Olá, Lucila! Para ter esse serviço no seu condomínio, você precisa solicitar o orçamento diretamente às empresas que oferecem o serviço de mini mercado e aprovar junto ao condomínio.
Gostaria de saber como ser um representante dessa empresa
Boa tarde, Como é apresentado o projeto ao condomínio?
Prezados;
Temos interesse de implantar o minimercado aqui no condomínio. Temos 89 apartamentos e 332 moradores cadastrados. Tem como nos retornar para nós posicionar a possibilidade?
Grata
Catia
Queria saber valores, no texto fala que não paga instalação,
Queria saber qual valor pra investir, para ter no condomínio
Como entrar em contato para ter este serviço
Olá, Edna! Para ter esse serviço no seu condomínio, você precisa solicitar o orçamento diretamente às empresas que oferecem o serviço de mini mercado e aprovar junto ao condomínio.
A Prefeitura do RJ proibiu por falta de al alvará no local do funcionamento, ou seja, dentro do espaço do condomínio.
Qual conomínio é esse?
Quero uma visita no meu condomínio
Olá, Ivone! Para ter esse serviço no seu condomínio, você precisa solicitar o orçamento diretamente às empresas que oferecem o serviço de mini mercado e aprovar junto ao condomínio.
Para a instalação de de uma mini mercado, geralmente um container é necessário regularizar na prefeitura a baixa de construção para essa edificação não residencial
Condominio tem 108 pessoas
Então você precisa de:
Caso seja mercadinho em contêiner: 108 votos concordando em alterar a forma, a fachada, a planta, o projeto elétrico, valor de seguro e mais importante a destinação do condomínio para residencial e comercial..
Ou 73 votos concordando em mudar uma academia ou salgado de festas para transformar em mercado sem alterar a fachada, ainda alterando a convenção pra condomínio de uso misto…
Outra coisa: o condomínio responde solidariamente em casos de venda de alimentos vencidos… tem que tirar alvará para venda de bebidas alcoólicas e produtos químicos como álcool e sabão.
E também precisa de liberação na receita federal para poder declarar o recebimento de dinheiro coMo royalty por exploração comercial.
Se o prédio for novo, pode perder a garantia de itens como instalação elétrica.
Lembrem-se. Não existe “assunto novo”… existe desculpa nova. As regras do código civil são as mesmas desde antes da pandemia…. Tanto faz um mercadinho ou uma lan house. Vale o que a convenção e o código civil determinam.
Pode me informar onde achar todas as leis que regulam essa ação ou implementação de mercado, e quanto ao monitoramento e a segurança de dados dos condôminos?
Desde já agradeço a gentileza
Até quantos apartamentos tenho q ter para montar o mini mercado?
Posso montar um mercado dentro de apto?
Sempre deve ser feito uma analise do consumo de energia ( solicite aos ofertantes qual o consumo )pois este custo quem paga é o condomínio .
Este custo fica entre R$800,00 e R$2000,00
Como a taxa de retorno fica entre 3% e 5% o faturamento tem de ser maior que R$26000,00 para ser viável . Alguns colocam um medidor para gerenciar o consumo outros vc tem de forçar a colocação .
Lembrar também que se alterar a área comum se exige uma aprovação com quórum qualificado o que quase inviabiliza sua instalação
Boa tarde, Como é apresentado o projeto ao condomínio?
Vcs teriam uma proposta pre pronta para engiar ao condominio?
Existe carência mínima para um supermercado permanecer no condomínio?
É obrigado a colocar preço nos produtos,
Alvará,nota fiscal é preciso?
Ninguém fala disso
Gostaria de saber mais sobre o negócio