Compliance no condomínio: por que é importante e como implementar na sua comunidade?

por | maio 23, 2023 | Gestão Condominial

Provavelmente você já ouviu falar do termo “compliance”, certo? Mas você sabe o que isso realmente significa e por que é tão importante para o bom funcionamento e a segurança do seu condomínio?

O compliance, no contexto condominial, abrange um conjunto de normas que visam garantir a conformidade legal e ética na gestão do condomínio. Isso inclui o cumprimento das leis, regulamentos internos, questões fiscais, trabalhistas, ambientais e de segurança.

Se você deseja ter um condomínio bem administrado, evitar problemas legais, multas e conflitos entre os condôminos, continue lendo para descobrir como o compliance pode ser uma poderosa ferramenta nesse sentido. Vamos mostrar como você pode colocar em prática medidas efetivas e garantir a conformidade em todas as áreas relevantes. Você descobrirá como essa prática pode beneficiar todos os condôminos, fortalecer a gestão e promover um ambiente seguro e harmonioso.

O que é Compliance? 

Compliance é um termo originado do inglês que se refere ao cumprimento de leis, regulamentos e padrões éticos nas atividades de uma organização. Envolve a adoção de políticas, procedimentos e práticas que garantam que a empresa esteja agindo em conformidade com as normas estabelecidas. 

Em essência, o compliance visa promover a integridade, a ética e a transparência nos negócios. No mundo empresarial atual, a conformidade com leis e regulamentos é essencial para garantir o bom funcionamento das organizações e evitar riscos legais.

O Compliance aplicado aos condomínios 

Na gestão condominial, o compliance tem uma definição bastante parecida, pois é o conjunto das normas, boas práticas e condutas que servem para manter a harmonia da comunidade, garantindo que toda a comunidade possa agir em conformidade com as leis e regulamentos. 

Portanto, assim como as empresas precisam cumprir as normas ambientais, trabalhistas e outras, os condomínios também devem operar em conformidade legal, levando em consideração as normas que regulamentam a gestão condominial. 

O grande desafio do Compliance na gestão de condomínios é que ele abrange diversos aspectos. Os condomínios estão sujeitos a uma série de regras ambientais e de infraestrutura devido à sua natureza como propriedades e edifícios. No entanto, além do aspecto estrutural e imobiliário, também há considerações fiscais e contábeis. 

Por movimentar muito dinheiro, existe a necessidade de manter fundos de reserva, ao custeio da manutenção das áreas de uso comum e ao impacto na segurança e qualidade de vida dos moradores. Logo os condomínios exigem uma gestão altamente responsável, com comunicação excelente, objetividade e transparência. 

Por isso, o Compliance nada mais é do que observar e atender cada uma destas regras que regem o segmento, utilizando dispositivos e protocolos de segurança, garantindo a regularidade fiscal e mantendo uma gestão contábil transparente e acessível para auditoria e consulta pelos moradores.

Por que o Compliance é importante para a gestão condominial? 

Pense no universo do condomínio. Condôminos, inquilinos, funcionários, fornecedores e o próprio síndico. Todos eles possuem uma relação entre si, sujeita a possíveis problemas de conduta. 

Neste caso, o papel do Compliance é criar mecanismos para evitar problemas para o condomínio no futuro, afinal a prevenção continua sendo o melhor caminho para evitar uma longa batalha judicial devido ao descumprimento de leis ou por falhas na prestação de contas, por exemplo. 

Existem grandes chances de ocorrência de falhas que podem e devem ser evitadas, e é exatamente essa a função do compliance. Por meio dele, as normas são cumpridas e situações como essas deixam de enfraquecer o condomínio e causar riscos à gestão condominial como um todo. 

Como implantar o Compliance no seu condomínio? Passo a passo 

Veja quais são as características exclusivas do seu condomínio

Quando se trata de compliance, não há uma fórmula pronta.

Cada condomínio enfrenta os seus próprios desafios e peculiaridades, desde o tamanho geral da propriedade até as normas específicas estabelecidas na Convenção do Condomínio ou no Regimento Interno. Portanto, o primeiro passo em direção ao compliance é compreender quais são as particularidades do seu condomínio.

Se for necessário, faça uma lista com todas estas particularidades e esteja com ela em mãos para os próximos passos.

Identifique os riscos do seu condomínio

Mesmo que a sua administração seja eficiente, sempre há espaço para melhorias, especialmente quando se trata da segurança do condomínio.

No entanto, mais do que apenas reconhecer as vulnerabilidades da propriedade, é importante entender os riscos de ignorar as normas de compliance, compreendendo a possibilidade de notificações, advertências, multas, processos judiciais, interdições, entre outros. 

 Portanto, pare um pouco e pense quais os são os principais riscos que podem afetar a gestão condominial ou o caixa do condomínio, por exemplo

Elabore um manual de conduta 

Implementar o compliance depende tanto dos desafios de adaptação quanto da conduta ética de todas as pessoas, dos condôminos ao síndico.

Por isso, é essencial elaborar um código de conduta que seja lido e respeitado por todos os administradores, incluindo o síndico eleito, o síndico (morador ou profissional) e o subsíndico. 

Supervisione os contratos de prestação de serviços

Os contratos são a base legal para qualquer interação no mercado.

Portanto, o síndico deve acompanhar de perto a prestação dos serviços, as condições e o ciclo de vida dos contratos, agindo estrategicamente para evitar vencimentos, penalidades ou violações das normas que possam resultar em prejuízos financeiros e processos legais para o condomínio. 

Conte com uma equipe engajada 

Não adianta o síndico ser uma pessoa correta, responsável e comprometida se os demais colaboradores do condomínio não refletirem essas mesmas qualidades.

Portanto, é crucial que toda a equipe tenha uma conduta adequada e responsável, a fim de minimizar quaisquer chances de abuso, vulnerabilidade ou falhas de segurança. 

Esteja atualizado sobre a legislação vigente

Isso é especialmente importante para as legislações municipais, que podem variar significativamente de uma cidade para outra.

Portanto, é necessário estar ciente das regras desde aquelas que envolvem o paisagismo e arborização da propriedade até a implementação de dispositivos e soluções de segurança ativa e passiva. 

Envolver os condôminos

A comunicação é fundamental para o sucesso da gestão. Portanto, é necessário contar com a colaboração de todos os moradores nas questões que envolvem a preservação da propriedade, controle de acesso, circulação interna e boas práticas de segurança.

É importante esclarecer penalidades objetivas e justas para problemas que afetem a qualidade de vida e a segurança dos demais moradores. 

Utilize a tecnologia como a sua principal aliada

Atualmente, a segurança eletrônica é uma das principais ferramentas na gestão condominial. Isso inclui investir em tecnologias de gestão condominial, como plataformas para acompanhar os detalhes da rotina fiscal do condomínio e o uso de aplicativos para comunicação, além do investimento em segurança eletrônica para controle de acesso, monitoramento e proteção. 

Ao adotar a tecnologia como a sua principal aliada, o condomínio poderá otimizar processos, facilitar a comunicação entre os moradores e a administração, além de fortalecer a segurança e o controle de acesso. O uso de sistemas integrados e soluções tecnológicas adequadas ajudará a garantir o cumprimento das normas de compliance de forma mais eficiente e transparente.

Veja como a tecnologia pode ser útil para a sua gestão condominial. Continue lendo no nosso blog e confira como escolher o melhor aplicativo de gestão para o seu condomínio. Boa leitura!

Relacionados

Como criar uma apresentação de prestação de contas no Powerpoint?

Confira como criar uma apresentação de prestação de contas no PowerPoint...

Primeira assembleia no condomínio: como realizá-la do jeito certo

Um novo condomínio foi desenvolvido, passou por um grande trabalho de...

Modelo de ata de condomínio: veja como utilizar na prática + modelo gratuito para síndicos

Uma ata é um material importante para o condomínio, pois ajuda a...

Gestão de condomínios pequenos: como vencer os desafios e fazer uma gestão eficiente

Os condomínios não são todos iguais. Eles variam muito em finalidade,...

Baixe este modelo de procuração e use na próxima assembleia do seu condomínio

Participar das assembleias de condomínio é essencial para colaborar com a...

O que o zelador não pode fazer no condomínio?

O zelador é o profissional encarregado de vigiar, fiscalizar e zelar pelo...

Gerenciamento de crise para condomínios: o que o síndico deve fazer?

Ser o gestor de um condomínio é uma tarefa desafiadora que exige...

Contas a receber do condomínio: conheça estratégias certeiras

Quando estamos em um contexto empresarial, o setor de contas a receber...

Prevenção e combate de incêndios no condomínio

Todo mundo sabe que não dá para brincar com fogo. Incêndio no condomínio...

Você sabe o que faz o zelador do seu condomínio?

Na correria do dia a dia, nem percebemos que ele está ali. Seja na...

O que o zelador não pode fazer no condomínio?

O zelador é o profissional encarregado de vigiar, fiscalizar e zelar pelo...

Chamados, o livro de ocorrências do condomínio online

A comunicação entre o síndico os moradores é um ponto chave na gestão bem...

Controle de Convidados – Salão de Festas Residencial

As normas de condomínio tem a função de esclarecer e organizar como a...

O que fazer se nenhum síndico se candidatar? Confira aqui quais outras opções tomar

Não ter um candidato durante uma eleição para síndico de condomínio, pode...

O síndico pode proibir visitas ao condomínio? Veja a resposta neste artigo!

O Síndico pode proibir visitas ao condomínio? Esta é uma questão...

Como fazer o cadastro de prestadores de serviços em condomínios

Todos os dias, dezenas de pessoas passam pela portaria do condomínio....

5 responsabilidades que você não sabia que o síndico possui

O papel do síndico vai muito além do que imaginamos. Por isso, muitas...

Contas a receber do condomínio: conheça estratégias certeiras

Quando estamos em um contexto empresarial, o setor de contas a receber...

Primeira assembleia no condomínio: como realizá-la do jeito certo

Um novo condomínio foi desenvolvido, passou por um grande trabalho de...

10 erros da portaria que afetam a segurança do condomínio

Pessoas entrando e saindo, encomendas sendo entregues, moradores pedindo...

Vigia de condomínio: qual a função, salário e deveres desta profissão

Num cenário onde a segurança se torna uma prioridade inegável, é o vigia...

Sorteio de vagas de garagem em condomínio: passo a passo de como fazer

Nem todos os condomínios contam com lugares demarcados no estacionamento....

Como gerenciar um condomínio de luxo de forma eficiente

Gerenciar um condomínio de luxo pode ser uma tarefa desafiadora para...

Veja como você pode organizar a entrega de pacotes no condomínio

Com os moradores passando mais tempo em casa, é natural que aumente o...

O que fazer se nenhum síndico se candidatar? Confira aqui quais outras opções tomar

Não ter um candidato durante uma eleição para síndico de condomínio, pode...

Livro de ocorrências do condomínio: veja o passo a passo e saiba como escrever

Um livro de ocorrências do condomínio é o local utilizado para...

Como gerenciar um condomínio de luxo de forma eficiente

Gerenciar um condomínio de luxo pode ser uma tarefa desafiadora para...

Reunião de assembleia de condomínio por WhatsApp: como funciona? É legal?

A reunião de assembleia de condomínio virtual acontece quando os...

As vantagens da terceirização de serviços para a gestão condominial

Quando se fala em terceirização de serviços, existem dois grupos: o que é...

De quem é a responsabilidade por furtos e roubos acontecidos dentro do condomínio?

Para que roubo dentro de condomínio não seja um problema, é fundamental...

O que fazer se nenhum síndico se candidatar? Confira aqui quais outras opções tomar

Não ter um candidato durante uma eleição para síndico de condomínio, pode...

Portaria virtual para condomínios: como funciona e quais as vantagens

A preocupação com a violência aumentou e é cada vez maior a necessidade...

Comunicação no condomínio: 8 práticas que são sucesso garantido

Uma coisa é clara: não existe boa gestão condominial sem uma boa...

Primeira assembleia no condomínio: como realizá-la do jeito certo

Um novo condomínio foi desenvolvido, passou por um grande trabalho de...

Saiba como organizar as reservas do salão de festas do seu condomínio

Facilite o trabalho do síndico e estimule os moradores a utilizarem as...

Aplicativo de comunicação: como escolher o melhor para o seu condomínio?

A comunicação eficiente é essencial para o bom funcionamento de um...

Saiba tudo sobre assembleia de condomínio

As assembleias de condomínio são um dos momentos mais relevantes da vida...

Assembleia geral de instalação do condomínio: o que é e quando ocorre?

A criação de um condomínio edilício marca não apenas a entrega de...

Saiba tudo o que deve conter no contrato de locação

Seja por um curto momento ou por um período maior, viver de aluguel é a...

Portaria de condomínio durante a pandemia: como garantir a segurança?

De uma coisa podemos ter certeza: a portaria de condomínio foi uma das...

Reunião de condomínio: como ter uma experiência tranquila e pacífica?

A reunião do condomínio é um dos momentos mais importantes do trabalho de...

Gestão de condomínios pequenos: como vencer os desafios e fazer uma gestão eficiente

Os condomínios não são todos iguais. Eles variam muito em finalidade,...

ERP financeiro: veja os benefícios dessa tecnologia no seu condomínio

Você sabe o que é um ERP financeiro? Um ERP é uma plataforma que auxilia...

Você sabe o que faz o zelador do seu condomínio?

Na correria do dia a dia, nem percebemos que ele está ali. Seja na...

Auditoria de condomínio: entenda o essencial sobre o tema

Apesar de causar apreensão em alguns, a auditoria de condomínio não é...

O que saber antes de morar em condomínio? Veja aqui

Se tem uma coisa que passa pela cabeça de muitas pessoas que vão comprar...

Como administrar um condomínio de pequeno porte de maneira eficaz

A administração condominial precisa entender todas as necessidades do...

6 planilhas gratuitas e essenciais para otimizar o trabalho do síndico

Procurando planilhas para condomínio? Veja aqui uma lista com 6 das...

Contas a receber do condomínio: conheça estratégias certeiras

Quando estamos em um contexto empresarial, o setor de contas a receber...

Gerenciamento de crise para condomínios: o que o síndico deve fazer?

Ser o gestor de um condomínio é uma tarefa desafiadora que exige...

eSocial no condomínio: Saiba tudo sobre esta obrigação legal neste guia completo

Você está familiarizado com o eSocial no condomínio?  Se ainda tem...

É realmente necessário ter uma faculdade para gerenciar um condomínio?

Com o aumento da concorrência no mercado de síndicos, fica a dúvida: é...

2 Comentários

  1. Davi

    Existe algum modelo de manual de conduta para ser implantado no condomínio?

    Responder
  2. Cecília souza

    Vc disponibilizam manual de conduta?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *