Quando se fala em terceirização de serviços, existem dois grupos: o que é contra e o que é a favor. Questões como direitos e deveres dos prestadores de serviços, a quem recorrer caso o serviço seja mal executado e possível precarização do trabalho são os principais argumentos de quem é contra a terceirização de serviços.
Porém, quem é a favor relata maior agilidade, economia, serviço bem-feito e flexibilidade na hora de contratar os serviços. É claro que, quando se trata do âmbito condominial, esse debate também é cercado de incertezas e preocupações; por isso, trouxemos algumas vantagens da terceirização de serviços dentro do mundo dos condomínios. Acompanhe a leitura!
O que é a terceirização de serviços?
Terceirização do trabalho ou serviços é o processo onde uma empresa contrata outra empresa para realizar determinado serviço, em vez de contratar os colaboradores individualmente. Quando se terceiriza um trabalho, é estabelecida uma relação B2B, ou “business to business”, que significa empresa para empresa.
Pode terceirizar serviços quando se trata de condomínios?
A legislação permite o trabalho terceirizado em condomínios, inclusive, se o síndico quiser, pode terceirizar 100% do quadro de funcionários. O que é preciso ter em mente é consultar a legislação vigente para saber quais são as regras deste tipo de vínculo e como elas podem impactar no momento da contratação de uma empresa terceirizada.
O foco desse artigo é sobre as vantagens desse modelo de contratação, mas antes de entrar nesse mérito, vale lembrar que o síndico precisa ficar de olho em alguns pontos, como:
– Realizar vários orçamentos e não escolher a empresa somente por ser a mais barata;
– Verificar se é uma empresa idônea, que paga os funcionários em dia e todos os encargos trabalhistas;
– Pedir todas as certificações de quitação de débitos junto ao INSS, FGTS, prefeitura, Receita Federal, entre outros órgãos;
– Pedir referências sobre as empresas para outros condomínios.
Quais as vantagens da terceirização de serviços para a gestão condominial?
Dentro da gestão condominial, existem divergências quanto à liberação de serviços terceirizados, pois enquanto alguns defendem que a qualidade do serviço não é boa, outros afirmam que a economia e a qualidade são pontos fundamentais para a escolha dessa modalidade de prestação de serviço.
Separamos abaixo as principais vantagens da terceirização de serviços na gestão condominial:
- Economia: com a terceirização de serviços, é possível reduzir custos com salários, encargos trabalhistas, treinamentos e aquisições de equipamentos. Permite também um melhor planejamento financeiro, com custos fixos e previsíveis e elimina a necessidade de investir em infraestrutura para os funcionários.
- Eficiência e Qualidade: ao contrário do que muita gente pensa, as empresas terceirizadas são especializadas em cada área, oferecendo serviços de alta qualidade. Assim, garantem profissionais experientes e treinados garantem um serviço mais eficiente e seguro.
- Redução da Burocracia: a empresa terceirizada assume a responsabilidade pela gestão de pessoal, como recrutamento, seleção, treinamento e administração de funcionários. Com isso, o condomínio se livra de tarefas administrativas complexas, como lidar com encargos trabalhistas e obrigações legais.
- Maior Segurança e Tranquilidade: empresas terceirizadas são responsáveis por fornecer profissionais com qualificação e experiência adequadas. Outra vantagem é a maior segurança jurídica para o condomínio, pois a empresa assume os riscos trabalhistas.
É importante salientar que a terceirização não é uma solução mágica para todos os problemas da gestão condominial. O síndico precisa escolher empresas sérias e qualificadas, com experiência no ramo e que ofereçam um bom custo-benefício.
Vai realizar uma obra no condomínio? A TownSq possui um modelo exclusivo de autorização do síndico. Basta clicar neste link para ter acesso ao material!
0 comentários