Vazamentos entre apartamentos: quem paga? Como agir da maneira correta?

por | out 25, 2018 | Obras e Manutenções

Vazamentos entre apartamentos é uma das coisas mais estressantes da vida em condomínio. É dor de cabeça para todos os envolvidos: condôminos, inquilinos, moradores e síndicos. Porém, nem tudo precisa ser sinônimo de complicação. É mais fácil resolver vazamentos entre apartamentos se o síndico sabe agir da maneira correta.

Então, aproveite para aprender tudo sobre o assunto com este artigo. Saiba o que o síndico deve fazer nesses casos. Aproveite ainda para descobrir qual a jurisprudência sobre vazamento em apartamentos:

Como descobrir vazamento de água em apartamento?

Apesar de ser comum, muitas pessoas não sabem identificar vazamentos em apartamento. Os principais indícios de infiltração são:

  • Manchas escuras no teto e nas paredes do apartamento;
  • Azulejos soltos;
  • Quando a pintura começa a descascar;
  • Surgimento de bolhas na pintura;
  • É possível perceber umidade nas paredes;
  • Rodapés se soltam ou ficam manchados;
  • Mofo no apartamento.

É essencial que o síndico e o morador do apartamento estejam atentos aos primeiros sintomas de infiltrações. Não efetuar os reparos de um vazamento pode causar danos à estrutura do condomínio. Além disso, há um  gasto excessivo de água que acaba por aumentar os custos da conta no final do mês. Melhor se prevenir do que correr riscos à toa, não é mesmo?

O que fazer no caso de vazamento entre apartamentos?

Em caso de suspeitas, deve-se pedir que o zelador faça uma visita ao local para averiguar a situação. Afinal, nada melhor do que pedir ajuda para aqueles com conhecimento técnico no assunto. É fundamental que o zelador seja o primeiro contatado na caça por vazamentos.

Se comprovada a infiltração, é necessário contratar um prestador de serviços. Este ficará encarregado de descobrir a fonte problema de vazamento entre apartamentos.

Enquanto isso, o síndico deve fazer a notificação das unidades vizinhas sobre o vazamento. Para isso, você pode utilizar uma Carta de Notificação de Vazamento.

Somente com uma vistoria profissional é possível obter um relatório que comprova a origem do vazamento e infiltração. Desta forma é possível determinar quem deve pagar pelo conserto do problema.

Uma situação recorrente em condomínios verticais é o surgimento de infiltração no teto do banheiro do apartamento. Por ser uma área com muita umidade, é usual que isso ocorra. Especialmente quando a edificação não conta com um bom sistema de impermeabilização. Nestes casos, é o laudo técnico que irá definir de onde vem o vazamento no banheiro. Se é do apartamento de cima ou da rede de encanamento de responsabilidade do condomínio.

Quem paga pelo vazamento entre apartamentos?

Para definir quem irá arcar com a conta, é importante compreender como funciona a rede de água de um condomínio. Existem dois tipos de redes de água: horizontal e vertical.

Os canos verticais também podem ser chamados de colunas centrais ou prumada. Eles transportam a água para cada unidade. Consequentemente, o condomínio é o responsável quando o vazamento entre apartamentos é causado por um problema nessa tubulação. Logo, o condomínio deverá pagar pelas obras de reparo utilizando o fundo de reserva ou através do rateio de despesas.

Por outro lado, a rede horizontal distribui os canos para as unidades. Por sua vez, estes são de responsabilidade dos condôminos. Quando a fonte do vazamento é um desses canos verticais, é o vizinho de cima ou de baixo quem deve pagar pelo conserto.

No caso de a infiltração ocorrer em um imóvel alugado, o responsável por pagar a conta varia de acordo com as circunstâncias. Se o vazamento entre apartamentos surgiu devido a alguma reforma feita pelo inquilino, é ele quem deverá arcar com os custos. Se não, é o proprietário quem deve pagar.
Todo e qualquer vazamento nas áreas comuns do empreendimento é de responsabilidade única do condomínio.

Qual é a lei de condomínio sobre vazamentos?

O Código Civil não conta com uma lei específica sobre vazamentos entre apartamentos. Entretanto, existem outros artigos que servem como base para resolver o problema.

O primeiro deles é o Art. 1.331. Ele explica que existem áreas de propriedade exclusiva e de propriedade comum dentro de um condomínio. O parágrafo 2 diz que:

  • 2o O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.

Isso quer dizer que a rede geral de água e esgoto é de responsabilidade do condomínio. Ou seja, qualquer dano ou problema causado por essa tubulação, é o condomínio que tem a obrigação de resolver.

A lei também dá o parecer sobre como deve ser feito o rateio das despesas de uma obra para consertar vazamentos no condomínio. O Art. 1.336 define que é um dos deveres do condômino contribuir para as despesas do condomínio a partir da sua fração ideal. Porém, a lei determina que essa cobrança poderá ser feita de outra forma desde que a convenção do condomínio autorize.

O Código Civil também deixa claro que o responsável por garantir a conservação do condomínio e o bem-estar dos moradores é o síndico. Isso é definido pelo Art. 1.348, inciso V. Faltar com essa obrigação pode levar o síndico a responder civil e judicialmente por qualquer prejuízo.

Já a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91) determina as regras a serem seguidas no caso de vazamentos entre apartamentos alugados. Conforme o Art. 22, é o proprietário quem paga quando a infiltração ocorre na unidade devido ao desgaste da estrutura. Mas se o vazamento foi causado por uma reforma feita pelo inquilino, a situação é outra. O Art. 23, inciso V, deixa claro que nesses casos é o inquilino quem deve pagar pelo conserto.

Resolver vazamentos entre apartamentos pode ser uma função complicada do trabalho como síndico. Porém, não há nada que não possa ser contornado com a informação correta. Sempre tente resolver a situação com calma e boa vontade.

Você gerencia um condomínio com problemas de infiltração? Use o nosso modelo de Carta de Notificação de Vazamentos para avisar os condôminos!

Relacionados

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Cuidados com infiltrações e impermeabilização no condomínio

Infiltração e impermeabilização são dois assuntos que sempre causam...

Saiba como agir em caso de obras irregulares no condomínio

Procurando saber como embargar uma obra em condomínio? Veja neste artigo...

Piscina do condomínio: cuidados na hora de fazer a manutenção

A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento da procura nessa época, e é um dos ambientes que requer maior cuidado e revisão antes da utilização.

7 dicas para planejar obras e reformas no condomínio

Obras no condomínio são sempre motivo de dor de cabeça. Começando pela...

Como fazer a limpeza da caixa d’água do condomínio?

Essencial para a vida humana, a água é um recurso fundamental para manter...

Autorização para obras em condomínio: o que é e como solicitar?

Viver em um condomínio traz consigo inúmeras vantagens, como segurança,...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Segurança do condomínio: mantenha as manutenções em dia e evite acidentes

Você sabia que a segurança do condomínio vai além das grades e câmeras de...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Manutenção do condomínio: 7 coisas que você não pode esquecer

A manutenção do condomínio é uma grande preocupação do síndico e, com ela, acidentes são evitados, garantindo a segurança dos moradores do prédio. Para ajudar nessa luta diária de todo síndico, separamos uma lista de cuidados com a manutenção que você não pode esquecer. Confira!

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Manutenção e economia de elevadores em condomínios: mitos e verdades

Se você trabalha com condomínios há algum tempo, já deve ter ouvido falar...

Piscina do condomínio: cuidados na hora de fazer a manutenção

A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento da procura nessa época, e é um dos ambientes que requer maior cuidado e revisão antes da utilização.

Por que contratar uma empresa para a limpeza da fachada do seu edifício?

Imóveis comerciais geralmente têm fachadas limpas e bem cuidadas. O...

Como fazer a limpeza da caixa d’água do condomínio?

Essencial para a vida humana, a água é um recurso fundamental para manter...

Condomínios no litoral enfrentam vários desafios, ajudamos você com dois

Um condomínio na praia é diferente de outro na cidade, não somente pelas...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

7 dicas para planejar obras e reformas no condomínio

Obras no condomínio são sempre motivo de dor de cabeça. Começando pela...

Autorização para obras em condomínio: o que é e como solicitar?

Viver em um condomínio traz consigo inúmeras vantagens, como segurança,...

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Inspeção predial: o que você precisa saber sobre a NBR 16.747

Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP), esse é um documento que todo o...

Individualização de água: guia completo e atualizado

Em época de crise e de racionamento de água, síndicos precisam buscar...

Manutenção do condomínio: 7 coisas que você não pode esquecer

A manutenção do condomínio é uma grande preocupação do síndico e, com ela, acidentes são evitados, garantindo a segurança dos moradores do prédio. Para ajudar nessa luta diária de todo síndico, separamos uma lista de cuidados com a manutenção que você não pode esquecer. Confira!

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Manutenção de para-raios: como funciona e qual é sua importância?

No Brasil, as chances de ser atingido por um raio são maiores do que...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Obras em condomínios e manutenções periódicas

Muitos síndicos quando assumem o cargo têm dificuldade em saber quais...

Poço artesiano em condomínio: entenda como funciona

Investir em poços artesianos se tornou uma opção para condomínios que...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Manutenção de para-raios: como funciona e qual é sua importância?

No Brasil, as chances de ser atingido por um raio são maiores do que...

Obras em condomínios e manutenções periódicas

Muitos síndicos quando assumem o cargo têm dificuldade em saber quais...

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Como preparar o condomínio para a temporada de verão?

O final do ano já está quase aí! E, com ele, chega também a temporada de...

Obras no condomínio: o que você precisa saber sobre a NBR 16280

Vivemos em uma época onde o número de condomínios apenas cresce. Sendo...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Como fazer a limpeza da caixa d’água do condomínio?

Essencial para a vida humana, a água é um recurso fundamental para manter...

Segurança do condomínio: mantenha as manutenções em dia e evite acidentes

Você sabia que a segurança do condomínio vai além das grades e câmeras de...

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Autorização para obras em condomínio: o que é e como solicitar?

Viver em um condomínio traz consigo inúmeras vantagens, como segurança,...

Autorização para obras em condomínio: o que é e como solicitar?

Viver em um condomínio traz consigo inúmeras vantagens, como segurança,...

Poço artesiano em condomínio: entenda como funciona

Investir em poços artesianos se tornou uma opção para condomínios que...

Infiltração no apartamento: dicas práticas de como resolver

Infiltração no apartamento é um dos principais vilões para os moradores...

Obras no condomínio: o que você precisa saber sobre a NBR 16280

Vivemos em uma época onde o número de condomínios apenas cresce. Sendo...

7 dicas para planejar obras e reformas no condomínio

Obras no condomínio são sempre motivo de dor de cabeça. Começando pela...

Inspeção predial: o que você precisa saber sobre a NBR 16.747

Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP), esse é um documento que todo o...

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Segurança do condomínio: mantenha as manutenções em dia e evite acidentes

Você sabia que a segurança do condomínio vai além das grades e câmeras de...

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Condomínios no litoral enfrentam vários desafios, ajudamos você com dois

Um condomínio na praia é diferente de outro na cidade, não somente pelas...

Individualização de água: guia completo e atualizado

Em época de crise e de racionamento de água, síndicos precisam buscar...

Obras no condomínio: o que você precisa saber sobre a NBR 16280

Vivemos em uma época onde o número de condomínios apenas cresce. Sendo...

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Obras em condomínios e manutenções periódicas

Muitos síndicos quando assumem o cargo têm dificuldade em saber quais...

Manutenção de inverno no condomínio: o que observar?

O dia 21 de junho marcou o início da época mais fria do ano: o inverno. E...

Como preparar o condomínio para a temporada de verão?

O final do ano já está quase aí! E, com ele, chega também a temporada de...

Manutenção e economia de elevadores em condomínios: mitos e verdades

Se você trabalha com condomínios há algum tempo, já deve ter ouvido falar...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Segurança do condomínio: mantenha as manutenções em dia e evite acidentes

Você sabia que a segurança do condomínio vai além das grades e câmeras de...

Recomendados para Você

48 Comentários

  1. Alexandro da cruz moraes

    Bom dia, a tubulação do condomínio estava com fazamento e danificou meu armário eo tedo do banheiro quem tem que pagar pelo prejuízo?

    Responder
    • Cida

      Meu teto do banheiro está pingando a infiltração é tão grande que já furou o teto situação muito complicada, já informei o síndico e também ao morador de cima mas não tomaram nenhuma providência, não sei mais o que fazer

      Responder
      • Joyce

        O apartamento abaixo do meu está com infiltração, o síndico me responsabiliza e me notificou para fazer o conserto no apartamento do vizinho, sem me mostrar qualquer documento que comprove que eu causei o dano no vizinho. Está correto ?

        Responder
      • Arlindo Rodrigues

        Quem e como ressarce ao morador quando tem vazamento do sifão da pia vindo de entupimento da caixa de gordura instalada na garagem do predio e se perdeu toda a mobília; de quem é a responsabilidade e como é o pagamento se o condomínio não tem fundo de emergência nem seguro que cubra?

        Responder
    • Marcia Cristina do Nascimento

      Banheiro de baixo do meu apartamento desceu o teto inteiro 😒 e agora tenho que pagar sozinha 😔

      Responder
      • María jose

        Moro no último andar. Com as chuvas apareceu um vazamento no meu teto e chegou a furar meu gesso. De quem é a responsabilidade de consertar esse problema, o síndico ou o proprietário? Lembrando que moro no último andar e não tem apartamento em cima do meu

        Responder
      • Eduardo David blankenheimer

        Oi .sou do 5andar tem um vazamento no térreo no cano vertical.no 3e4 andar não tem vazamento.o síndico sem nenhum laudo está cobrando de mim.o térreo teve reforma no antes das ocorrências.

        Responder
        • Maria das Graças TeixeiraAlbuquerque

          O apto abaixo do meu escorre fio de água na parede e bombeiro achou vazamento na coluna de água com a conexão para o meu banheiro.Quem paga o conserto? Eu ou o condomínio?

          Responder
        • Marisa Rosângela Borzachini

          Estou com vazamento de água nos dois dormitórios do meu AP que fica embaixo de uma cobertura, o proprietário não se dispõe a consertar ou impermeabilizar. O que devo fazer?

          Responder
    • Amanda

      O teto e a parede de meu banheiro está escorrendo água há 6 anos, desde que me mudei para o apartamento. Ano passado reformei todo o meu banheiro. Troquei esgoto e hidráulica, revestimento com manta meu piso, mas deixei o teto aberto( sem drywall) para ver se os vizinhos de cima sanariam a infiltração. Moro no 209 e minha vizinha de frente no 208 (também sofre com infiltração). Os dois moradores (o de cima do meu apartamento o 309 e o de cima de minha vizinha o 308 ficam empurrando a responsabilidade mas não agem, dizem que não têm dinheiro para reformar. O Sindico disse que não é responsabilidade dele. Até numa ligação dissemos que íamos gravar e ele disse: podem gravar, nos vemos no tribunal, não é minha responsabilidade. Se alguém souber de como proceder sem gastar, pois não acho justo eu pagar pra sanar o vazamento dos outros, agradeço!!

      Responder
      • Rosaria de Fatima Ramos de carvalho

        O registro do banheiro está com vazamento, só que o cano está grudado na laje do apto. De quem é a responsabilidade?

        Responder
      • Marcia

        Bom dia, minha vizinha reformou o banheiro dela tem dois anos e surgiu uma goteira feia na região do box acima do chuveiro, na época ela trocou o ralo e o cano aguardamos um mês e aparentemente sanou o problema.
        Ocorreu que desde agosto do ano passado surgiu o mesmo problema, só que pior, pois a parede do meu quarto e teto estão mofados e úmidos.
        Ela vem enrolando pra arrumar, acionei o síndico e ele enviou um encanador para ver o problema, foi constatado que realmente é novamente o ralo, a vizinha se recusa a quebrar o banheiro dela e resolver a situação, contratou uma pessoa que passou uma cola PU, hj tem 17 dias as goteiras do box sumiram e parede e teto do meu quarto não surgiu nenhuma bolha ou mancha de mofo nova.
        Em contato com o encanador que orientou quebrar e fazer tudo certo, ele falou que vai segurar por uns 6 meses… depois vai voltar e pior que está agora.
        Não sei o que fazer, pois a paciência já foi … não sei se chamo a polícia, se entro com uma ação, pois tenho depoimento do síndico do condomínio e encanador falando da responsabilidade da vizinha.
        Pode me orientar por favor.

        Responder
    • Anderson

      Meu vizinho de baixo está com problema de vazamento, pingando no forro do banheiro vindo do meu AP, quem paga pelo serviço?

      Responder
  2. JANAINA GONCALVES FREIRE

    Boa noite. Também gostaria dessa informação. E se posso solicitar laudo técnico ao síndico do Condomínio

    Responder
    • Simone Amâncio

      No caso do apto de cima deu infiltração no piso do banheiro e esta vazando agua para os apto de baixo danificando o gesso e as paredes ,de quem e a reposabilide de consertar todos ?

      Responder
      • Tania

        No caso de um vazamento em uma das unidades , e a conta de água dobrou o consumo, de quem é a responsabilidade do pagamento do excedente de agua na conta do condominio?

        Responder
    • Sandra

      Bom dia, o prédio que resíduo está caindo as pastilhas, e estou com infiltração no quarto, já e a segunda vez que arrumo, e depois de um ano volta, quem tem que pagar? Eu ou o condomínio? Fico no aguardo.

      Responder
    • Jailsineide Maria dos Santos

      Apareceu um vazamento no cano de água na coluna do meu apartamento. Quem paga o custo do concerto?

      Responder
  3. Paula Almeida

    Estou com vazamento no andar de cima.do meu apartamento o mesmo esta me obrigando a quebrar o meu teto para identificar o vazamento sendo que foi uma obra mal feita por ele que vem causando o transtorno atual como devo proceder

    Responder
  4. Gabriel Bruno

    Boa noite, preciso de uma informação urgente, a encanação do meu banheiro, tipo vaso sanitário é ralo do chuveiro, essa encanação do meu banheiro passa por baixo do forro do banheiro da minha vizinha de baixo, o problema de vazamento está nos canos do meu banheiro porém que fica no teto do banheiro dela, a obrigação de concertar esse vazamento é meu ou dela por está dentro do apartamento dela, se possível alguém me ajudar com o cód: cívil ou outros sobre isso eu agradeço de coração, muito obg ♥️

    Responder
    • Deborah

      Infelizmente o encanamento do seu banheiro é todo embaixo , então essa é a droga, a responsabilidade é sua, o problema é que sempre quando consertam é vem novo vazamento depois ten q ficar pagando o teto para o vizinho , seja o gesso ou outro ! E horrível, pq vazamento de água, nunca conseguem de fato saber a origem do problema

      Responder
    • Milene

      Bom dia Bruno. Como faz tempo da pergunta é bem provável que tenham respondido, mas vamos lá. A obrigação é sua pq a tubulação como vc mesmo citou é sua. O fato das tubulações ficarem no apartamento debaixo é só para facilitar o acesso mesmo (o que muitas vezes não acontece pq o debaixo dificulta). Já se o vazamento for naquela tubulação vertical q fica nos cantos parecendo um pilar, aí seria condomínio, pq passa em todos os andares.

      Responder
    • Neves

      Bom dia, o morador abaixo realizou alguma obra? Caso sim, a responsabilidade é dele, agora se ele não tiver realizado nenhuma intervenção a responsabilidade é sua, o problema causado esta vindo do seu imóvel e não no dele.
      Como informado, se ele mexeu para realizar alguma obra a responsabilidade é toda dele.

      “Conforme o Art. 22, é o proprietário quem paga quando a infiltração ocorre na unidade devido ao desgaste da estrutura. Mas se o vazamento foi causado por uma reforma feita pelo inquilino, a situação é outra.”

      Responder
  5. Itamar Ferreira

    Boa noite.
    Para evitar problemas de resolver a situação de quem deve pagar o conserto, preciso acionar o Juizado de Pequenas Causas?

    Responder
    • Silvia Prado

      Estou com um vazamento na parede do meu quarto, , acredito que vindo da Janela, pois do lado de fora quando chove a água fica empoçada não centro da janela e até o fundo da janela pelo ladro de dentro estufou e a lateral da janela está com muitas bolhas grande. De quem é a responsabilidade ? Sendo que a infiltração acontece quando chove muito.

      Responder
  6. Luiz

    Tenho o mesmo problema. Já te esclareceram sobre o assunto? Pode compartilhar?

    Responder
  7. Luiz

    Mesmo problema do Gabriel Bruno.

    Responder
  8. Isabelle

    Bom dia,

    Estamos com um vazamento no antes do registro individual de cada unidade. De quem é a responsabilidade?
    Obrigada!

    Responder
  9. Luiz Cezar Velozo

    Meu apartamento apresentou vazamento interno partindo de uma tubulação de água na lavanderia que distribui p tanque e máquina de lavar. Esse encanamento é do próprio apto mas foi uma obra de modificação efetuada pelo condomínio há 12 anos atrás. A solda do cano pvc cola causou infiltração entre o piso do apto e o teto da garagem, infiltração e danos no caixilho e porta do wc, além de rachadura na parede e armário do corredor. Quem é o responsável pela despesa, o condomínio ou o condômino?

    Responder
    • Gilmar

      Meu apartamento tá tendo infiltração do ap de cima, a vizinha de cima se nega a arrumar e a síndica não resolve, oq devo fazer??

      Responder
  10. Rafael

    Estou com vazamento no último andar do edifício, o prédio não está mais na garantia, o problema era uma telha rachada que logo que informado pelo condômino foi consertada. Acontece que dentro de um mês ele apresentou uma nota do conserto do gesso e móveis que ele diz que estragou com a infiltração, hoje o síndico falou que já está consertado. Pergunto o condomínio responsável pelo telhado deve pagar a nota apresentada pelo condômino que por sonal o valor ficou bem alto, ou condomínio não paga nenhum valor pois teria direito de chamar prestadores para fazer orçamentos do problema causado pela telha quebrada.? Nem o síndico viu o estrago, somente a nota

    Responder
  11. Eduardo Wagner Rodrigues

    Bom dia!
    A moradora do apartamento de baixo do meu alegou que está tendo infiltração na parede do apartamento dela e pediu para um funcionário verificar se é do ralo do meu banheiro. No entanto falou que vai ter que quebrar o gesso da moradora de baixo para ver se é do meu apartamento mesmo. Mas falou que eu que irei que arcar com os custos do gesso e da pintura da parede. Está certo isso?

    Responder
    • Milene

      Bom dia Eduardo. Se há infiltração no teto do apartamento debaixo, pode ser a tubulação do seu banheiro que passa por baixo da sua laje ou tubulação vertical que passa por todos os andares (que neste caso seria condomínio). Para acessar é necessário a quebra de uma parte do gesso do apartamento abaixo do seu para ter acesso a esta tubulação. E o conserto do vazamento, reparo no gesso e pintura, seria por sua conta, pois esta tubulação lhe pertence. Espero ter ajudado.

      Responder
  12. Raphael Balabanian

    Olá, preciso de uma orientação : uma empresa especializada em vazamentos de gas foi contratada pelo condominio e identificou um vazamento, mas não soube precisar em que ponto. Junto com o síndico, decidiram substituir todo o encanamento de gas , desde o medidor no hall até os pontos internos do meu apto (fogao e aquecedor ), com necessidade de abrir todo o piso/parece da cozinha e área de serviço. Quem deve arcar com os custos de obra abertura do piso comum (hall comum) ) e dentro do apto para trocar os encanamentos de gás encanado ? Sendo que dentro do apto há a necessidade de abrir o piso ate o ponto do fogao e do aquecedor? grato.

    Responder
  13. Elizabeth da Silva

    Estou com uma infiltração no meu banheiro social. Constatou- se a infiltração através da rachadura da tinta e do gesso (a tinta usada para pintura do teto é específica para banheiro). Retirou-se uma placa do gesso para avaliar os canos, tudo ok. Foi observada umidade na laje préfabricada e nos tjjolos próximos ao nixo para o encaixe da caixa do ralo do box (andar superior). Informo que o recorte da laje está bem irregular e foi preenchido com uma massa de barro (informação do profissional). Esclareço que não há vazamento de cano. Existe infiltração causando dano ao teto do meu banheiro. Quem deve arcar com os custos? O proprietário da unidade ou o condomínio? Desde já agradeço.

    Responder
    • Milene

      Bom dia Elizabeth. Pelo que entendi, o problema parece ser mesmo no ralo sifonado. Poderiam tentar primeiro remover os rejuntes de toda área molhada e substituir por um epóxi (mesmo usado em piscinas). Se nem assim adiantar, e como falasse o vazamento não é nas tubulações, só retirando o piso e fazendo uma impermeabilização (última solução). Os custos cabem ao morador de cima, pois a tubulação que fica no teto do teu banheiro pertence a ele. Se fosse a tubulação vertical que geralmente fica nos cantos parecendo um pilar e passa por todos os andares, seria condomínio. A ti, cabe apenas permitir acesso ao apartamento para retirada de parte do forro (gesso, PVC, madeira), o que pelas declarações, já foi feito. Espero ter ajudado.

      Responder
  14. lidiomar sima

    boa noite
    sou marceneiro furei cano agua quente colocando prateleira no quarto que parede divisoria com a do banheiro de quem e responsabilidade pra concertar?

    Responder
    • Milene

      Bom dia Lidiomar. Quem arca com os custos é sempre quem causou o dano. Se teu cliente entender que como foi um serviço prestado ele deva assumir o risco e consequentemente o conserto, seria ótimo pra ti. Mas a responsabilidade é tua, infelizmente.

      Responder
  15. Milene

    Bom dia Elizabeth. Pelo que entendi, o problema parece ser mesmo no ralo sifonado. Poderiam tentar primeiro remover os rejuntes de toda área molhada e substituir por um epóxi (mesmo usado em piscinas). Se nem assim adiantar, e como falasse o vazamento não é nas tubulações, só retirando o piso e fazendo uma impermeabilização (última solução). Os custos cabem ao morador de cima, pois a tubulação que fica no teto do teu banheiro pertence a ele. Se fosse a tubulação vertical que geralmente fica nos cantos parecendo um pilar e passa por todos os andares, seria condomínio. A ti, cabe apenas permitir acesso ao apartamento para retirada de parte do forro (gesso, PVC, madeira), o que pelas declarações, já foi feito. Espero ter ajudado.

    Responder
  16. Suzete Mathias

    Boa tarde, moro num prédio que tem 9 apartamentos e a conta dágua vem no condomínio é rateada por todos igualmente. Estamos com vazamento a 2 meses em algum dos apartamentos, sendo que já foi efetuado vistoria por profissional responsável e não foi detectado o vazamento nos apartamentos vistoriados nem no edifício. Ficando apenas 2 apartamentos sem vistoria por se encontrarem fechados. Minha pergunta é a seguinte: nós que fizemos a vistoria e ficou comprovado que o vazamento não vem de nosso apartamento, somos obrigados a pagar igualmente pelo valor que vem na conta por causa do vazamento não localizado?

    Responder
  17. Jailsineide Maria dos Santos

    Apareceu um vazamento no cano de água na coluna do meu apartamento. Quem paga o custo do concerto?

    Responder
  18. Leandro

    Vazamento da tubulação de esgoto do vizinho de cima danificou móvel. A tubulação foi reparada mas o móvel não. Até onde fica a responsabilidade do vizinho?

    Responder
  19. Marco Aurelio

    Bom dia, houve um rompimento da tubulação de agua no WC de funcionários da cobertura do prédio, houve infiltração nas paredes e teto e danificação de bens (moveis e TV) no apartamento debaixo, quem paga os prejuízos: Os condôminos com valor rateados, inclusive os bens que estavam dentro dele ou o Condomínio, usando o Fundo de reserva ou Fundo de obra? obrigado

    Responder
  20. Marco Aurelio

    Bom dia, houve um rompimento da tubulação de agua no WC de funcionários da cobertura do prédio, houve infiltração nas paredes e teto e danificação de Bens (moveis e TV) no apartamento abaixo, quem paga os prejuízos: Os condôminos com valor rateados, inclusive os bens que estavam dentro dele ou o Condomínio, usando o Fundo de reserva ou Fundo de obra? obrigado

    Responder
  21. liza

    ola estou passando por esse problema já paguei 3 pedreiro e não resolveu o problema o ultimo paguei toda reforma do banheiro troquei todos os canos faz 5 meses e a dona do apartamento debaixo me processou por causa do vazamento ,acontece que meu apto e do CDHUe toda parte hidráulica fica dentro do aparamento debaixo me parece que a estrutura de todos os banheiro do prédio estão ressecando e já fiz tudo que tinha que fazer no meu banheiro foi feito, só se o problema seja dentro do apartamento do vizinho debaixo ate agora gastei para arrumar e não se sabe da onde vem esse vazamento apesar que todo o prédio depois que a semae mudou e individualizou os hidrometro do prédio começou a infiltração

    Responder
  22. marilucia barbosa

    No meu apto, desde que me mudei, há seis anos, detectei um vazamento no banheiro do apartamento de cima. Na primeira vez, arquei com o serviço de impermeabilização, mas não funcionou. Acionei o condomínio para resolver a situação que parece ser na encanação de esgoto, mas os serviços feitos só duram no máximo 3 meses e volta a vazar água novamente. Já foram feitas várias tentativas de impermeabilização sem sucesso. O vazamento sempre volta. Desde abril de 2023 que parei de permitir esse serviço porque acaba com o forro do banheiro e não adianta. Há 3 anos cadastro ocorrência no site da administradora do condomínio, cadastro sempre ocorrências na portaria sem que nenhuma providência seja tomada. O banheiro não é consertado. Os inquilinos são mal educados e não se importam com o que está acontecendo. O condomínio tem estatuto que não está sendo respeitado neste caso. Como devo proceder?
    Obs.: os apartamentos tem dois banheiros mas os moradores não consertam nem isolam banheiro.

    Responder
  23. Adriana Rodrigues de Oliveira

    Olá eu moro no segundo anda e o meu apartamento está tendo vazamento mandei um hidráulico olha ele falou que está entre a Lage que devide e no geral de esgoto quem resolve??

    Responder
  24. Rosana

    Bom dia, tive um problema no meu condomínio, estourou o cano do esgoto da prumada, danificando 5 apartamentos da mesma prumada. Por conta disso, perdi meu gabinete, sendo que o condomínio se responsabilizou por arcar com esse custo.
    Acontece que agora, o apto debaixo, diz estar com vazamento no teto da cozinha, segundo a sindica foi proveniente da retirada do gabienete antigo, feito por um prestador de serviço contratado por mim. Acontece, que ele não mexeu no encanamento, só tirou o gabinete e agora a sindica está me responsabilizando pelo vazamento.
    Vou chamar um encanador, mas mesmo que seja detectado que o vazamento pertence ao meu apartamento, seria justo eu arcar com esse custo, uma vez que só retirei o gabinete, por causa do problema da prumada que é responsabilidade do condomínio? A causa da retirada do gabinete, foi pelo ocorrido e não porque eu quis trocar o gabinete. Não acho justo arcar com esse custo. Poderia me ajudar com essa dúvida? obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *