O que o síndico precisa saber sobre elevadores?

por | jan 29, 2020 | Síndicos

Um caso recente de queda em Santos-SP trouxe novamente o elevador ao centro das preocupações do condomínio. Esse é um meio de transporte seguro e fundamental em edificações, mas é preciso ter cuidado. Cuidado esse que compreende manutenção preventiva e reparos realizados por profissionais.  
O síndico é o responsável pelo cuidado com o elevador: em alguns casos isso está previsto em lei. Portanto, um bom conhecimento sobre o equipamento e seu funcionamento é fundamental. Aqui, respondemos as principais perguntas quando o assunto é elevadores:

Quais são as obrigações do síndico?
Quais aspectos merecem cuidado?
Quem deve realizar a manutenção?
Quando realizar a manutenção?
O elevador parou, o que fazer?
Modernizar ou substituir?

 

Quais são as obrigações do síndico?

A legislação da manutenção de elevadores é feita a nível municipal. São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre são exemplos de municípios que estabeleceram regras a respeito. Em Porto Alegre, por exemplo, o síndico possui status de “responsável” pelo elevador. Essa responsabilidade se traduz na hora da contratação da empresa de manutenção, na autorização para realização de manutenção/conservação corretiva e preventiva, na vedação da casa de máquinas para pessoal não autorizado e na interdição do espaço em caso de acidente.
Mesmo que em seu município não exista legislação a respeito, esses exemplos demonstram que o síndico desempenha um papel importante certificando que o elevador esteja seguro, recebendo a manutenção adequada quando necessário. Você consegue encontrar a legislação sobre cuidados com elevadores do seu município acessando o site da prefeitura municipal.

Quais aspectos merecem cuidado?

Preste atenção no peso carregado pelo elevador. Deve haver uma indicação de carga máxima dentro da cabine. Alguns elevadores indicam o limite de peso através do número de pessoas. Nesse caso, lembramos que o peso por passageiro utilizado neste cálculo é  76 kg. A carga líquida também deve ser transportada com cuidado, em recipientes fechados. Um vazamento pode atingir a parte elétrica do elevador e interromper seu funcionamento. 
O peso é um aspecto fundamental em situações de mudança. Se não for possível calcular com exatidão o peso dos móveis e outros objetos carregados no elevador, recomendamos cuidado. É melhor realizar um maior número de viagens no elevador do que aproveitar ao máximo o espaço. 

Quem deve realizar a manutenção?

Tudo começa com o contrato de manutenção ou conservação que o condomínio assina, que pode incluir peças. Segundo o diretor executivo da Seciesp, Max dos Santos, o contrato de conservação, sem inclusão de peças, prevê uma manutenção preventiva mensal além de manutenções corretivas conforme a necessidade, oferecendo um canal de contato 24h/7 dias da semana, além de atribuições legais de responsabilidade técnica ao encarregado pela manutenção, necessário em alguns municípios onde a manutenção de elevadores foi legislada.
Já o contrato com inclusão de peças, como o nome já indica, contempla “a substituição de peças e componentes, sem custo adicional para o cliente”, segundo Max. Nesse caso, é importante verificar as regras para substituição de peças e componentes presentes no contrato.
Independente do formato do contrato, o prestador de serviços responsável pela manutenção de elevador precisa ser escolhido com sabedoria. A atenção a pontos como o credenciamento da empresa, valor cobrado e relação com o fabricante do elevador se faz necessária.
No primeiro caso, analise a legislação correspondente a elevadores do seu município, se existir. Algumas cidades exigem cadastro na Prefeitura e no CREA. Mas, mesmo que seu município não exija esses cadastros, recomendamos a escolha pela manutenção de uma empresa atestada pelo CREA. Você pode verificar esse registro no site do conselho do seu estado, na aba de consulta pública de registro de empresa.  A atenção aqui é fundamental, uma vez que, como mencionamos acima, em algumas cidades o síndico pode ser responsabilizado caso um engenheiro não supervisione a manutenção.
O valor cobrado no contrato de manutenção/conservação deve ser observado uma vez que valores muitos baixos podem indicar uma incapacidade da prestadora em cumprir com sua parte no contrato. Aqui, vale a pena também buscar indicações de outros condomínios.
Por último, chamamos atenção para a relação da fabricante do elevador com a empresa responsável pela sua manutenção. O senso comum pode indicar que somente a manutenção por parte da fabricante é válida. Porém, como lembra Max, “a empresa que instalou o elevador é apenas mais uma opção”.

Quando realizar a manutenção?

Preste atenção a sinais que indicam o momento de realizar a manutenção no elevador do seu condomínio: alguns são visíveis a olho nu, quando o elevador não permanece corretamente no nível do andar, por exemplo. Outros são visíveis somente a quem tiver acesso à casa de máquinas, topo da cabine e poço, por exemplo. Poças de óleo no chão podem ser observadas no poço. Fios desencapados são identificados observando o topo da cabine e na casa de máquinas a atenção deve estar na máquina de tração e em possíveis infiltrações no local. Esses mesmos espaços devem estar no checklist da manutenção periódica, caso faça parte do contrato de manutenção do seu condomínio.

O elevador parou, o que fazer?

Nessa época de temporais e quedas de energia frequentes, é preciso ter em mente quais atitudes tomar em uma situação de elevador parado. Ressaltamos que o resgate deve ser realizado somente pela assistência técnica ou Corpo de Bombeiros, conforme a NBR 16.803/2012. O trabalho do síndico, outros colaboradores do condomínio e moradores se restringe aqui a acalmar os passageiros e notificar a quantidade de pessoas na cabina aos responsáveis pelo resgate.
Um interfone ou outro meio de comunicação presente no elevador se torna fundamental nesse momento. Alguns elevadores antigos não possuem essa funcionalidade. Se esse for o caso do seu condomínio, indicamos avaliar a possibilidade de modernizar ou substituir o aparelho.

Modernizar ou substituir?

Se o elevador do seu condomínio passou por situações descritas acima com frequência em um curto período de tempo, talvez seja a hora de modernizar ou substituir. Modernizar aqui significa substituir de peças do elevador por novas, modernas. A substituição, por sua vez, compreende a troca completa do elevador e todos seus componentes por um novo. 
Não existe uma fórmula universal, por isso recomendamos que o síndico consulte um técnico de elevadores para discutir a melhor atitude a tomar de acordo com a situação. Lembrando que essas mudanças são caras, porém podem economizar energia ao condomínio no longo prazo.

Com essas informações, o gerenciamento do(s) elevador(es) do seu condomínio ficou mais fácil. Lembrando que a experiência e a técnica de profissionais especializados é um ativo valioso na hora de tomar decisões. Restou alguma dúvida? Comente e responderemos.

Relacionados

Como ser um síndico profissional de sucesso? 4 histórias inspiradoras

Você pode se tornar um síndico profissional de sucesso. Basta querer,...

Síndico: o que faz e o que não pode fazer? GUIA COMPLETO

Embora seja  um personagem extremamente valioso para a vida em um...

Lei 14.010: reuniões virtuais de assembleia e extensão do mandato do síndico permitidos

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12 de junho de 2020) a...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

Histórias inspiradoras de mulheres síndicas que superaram desafios na gestão condominial

As mulheres estão cada vez mais presentes em posições de liderança e...

Má gestão do síndico: 5 principais erros e como resolvê-los

O que ocasiona a má gestão do síndico? A rotina de um síndico implica em...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Síndicos compartilham suas experiências atendendo inquilinos

Quando se pensa em comunidade condominial, é comum lembrar apenas dos...

Síndicos aproveitam o momento para desenvolver a carreira

Independente dos seus impactos, a pandemia provocou uma mudança de rotina...

4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

Guia definitivo para você aprender a vender serviços para condomínios como um profissional

O papel do síndico profissional evoluiu além da simples manutenção e...

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Lei 14.010: reuniões virtuais de assembleia e extensão do mandato do síndico permitidos

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12 de junho de 2020) a...

Como ser um síndico profissional de sucesso? 4 histórias inspiradoras

Você pode se tornar um síndico profissional de sucesso. Basta querer,...

Curso de síndico profissional online: como escolher a melhor certificação?

De acordo com a ABRASSP, Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios,...

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

De síndico morador a síndico profissional com 31 condomínios: conheça a trajetória do Fábio Becker

Será que fazer a gestão de um condomínio é como fazer a gestão de uma...

Como priorizar a saúde mental do síndico e garantir uma gestão condominial equilibrada

A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e no Brasil...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Que tipo de síndico você é?

Veja em qual dos 7 perfis você se encaixa Amado ou odiado pelos...

Cartaz de Dia do Trabalhador para Condomínio: Baixe o seu gratuitamente

O Dia do Trabalhador é uma data muito importante em todo o mundo, pois...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Deveres do Síndico: Comunicação em Condomínio

Na gestão de condomínio, faz parte dos deveres do síndico promover a...

Você sabe o que o síndico não pode fazer? 9 práticas que são proibidas

Ser síndico do condomínio é uma tarefa séria. Afinal, é um cargo que...

Histórias inspiradoras de mulheres síndicas que superaram desafios na gestão condominial

As mulheres estão cada vez mais presentes em posições de liderança e...

Como priorizar a saúde mental do síndico e garantir uma gestão condominial equilibrada

A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e no Brasil...

Lei 14.010: reuniões virtuais de assembleia e extensão do mandato do síndico permitidos

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12 de junho de 2020) a...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Gestão do síndico: Como fazer, Riscos, Prazo e Reeleição

Apesar de cada vez mais pessoas morarem em condomínios, ainda existem...

7 erros que todo síndico já cometeu no início da carreira e como evitá-los

Ter sucesso na carreira não acontece da noite para o dia. A seguir, você...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

Síndico: como lidar com problemas de comportamento e resolver conflitos

Conflitos entre vizinhos, ou até entre condôminos e administração, são...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

Você sabe o que o síndico não pode fazer? 9 práticas que são proibidas

Ser síndico do condomínio é uma tarefa séria. Afinal, é um cargo que...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Como contratar um síndico profissional? Veja aqui por onde começar

A gestão eficiente de um condomínio é fundamental para garantir a...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

Profissão Síndico: como é a rotina do síndico profissional?

Já parou para pensar sobre como é a rotina de um síndico profissional? Se...

Atividades do síndico: como trabalhar melhor e ter mais tempo livre

Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil! A vida de síndico é...

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Má gestão do síndico: 5 principais erros e como resolvê-los

O que ocasiona a má gestão do síndico? A rotina de um síndico implica em...

Gestão do síndico: Como fazer, Riscos, Prazo e Reeleição

Apesar de cada vez mais pessoas morarem em condomínios, ainda existem...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *