13 dicas de filmes para aprender, inspirar e motivar síndicos

por | jan 10, 2023 | Síndicos

Filmes para síndicos são ótimas fontes de distração, mas também podem ser maneiras de aprender lições valiosas para a sua gestão condominial. Continue lendo!

Além da teoria, a melhor maneira de aprender lições sobre gestão condominial é vê-lo sendo aplicado na prática.

Para isso, existem diversos filmes e livros para síndicos, que auxiliam nos estudos.

Por meio das obras de ficção, é possível se inspirar e ficar por dentro de diversas ações, técnicas ou conselhos úteis para a vida condominial.

Para ajudar você, nós criamos uma lista com 17 filmes sobre gestão para você assistir no próximo fim de semana. Confira.

#01: O Homem que Mudou o Jogo

Neste filme, você conhecerá a história de Billy Beane, um gerente de um time de baseball que não anda muito bem financeiramente.

Para competir com outros times de igual para igual, Billy precisará de mais dinheiro e contratar jogadores melhores.

Como ele não o têm, decide pensar em ações inovadoras e usar o que, até então, nenhum técnico havia utilizado nos esportes até aquele momento: as estatísticas.

A partir desta ideia, ele desenvolve métodos de análise estatística, que permite comparar o rendimento do jogador versus o seu preço de compra, para garantir o melhor custo-benefício na contratação de novas pessoas.

Este é um ótimo filme para tirar lições sobre inovação para o condomínio. Se você está em um beco sem saída, provavelmente é a hora de pensar diferente e inovar na sua gestão condominial.

#02: O Jogo da Imitação

Alan Turin é considerado o pai da computação e foi ele o criador do que conhecemos hoje como computador.

Neste filme, você verá um pouco da história deste homem que, apesar de parecer um gênio, na verdade era arrogante, autoritário e bastante solitário.

Características que, obviamente, não combinam com nenhum síndico, certo?

Ao longo do filme, você verá Alan tendo que aprender a ser menos arrogante para conseguir ajudar os aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial.

Esta é uma ótima oportunidade para você aprender mais sobre liderança e trabalho em equipe, principalmente durante situações sob pressão, o que faz muito sentido com o trabalho diário dentro de um condomínio.

#03: Steve Jobs

Você conhece Steve Jobs. Ele foi o criador do famoso Macintosh, NeXT, iMac e iPhone e, por conta disso, foi considerado visionário e à frente do seu tempo.

Neste filme, você vai entender sobre balanceamento da vida profissional e pessoal, enquanto precisa trabalhar de maneira inovadora.

Steve Jobs é a prova de que, com coragem e foco, é possível que qualquer profissional leve o seu trabalho cada vez mais longe, mesmo com erros ao longo do caminho.

#04: Coco, Antes de Chanel

Mesmo estando em 2023, ainda é difícil encontrar mulheres empreendedoras ou síndicas de condomínios, por exemplo. No século passado, no entanto, era muito mais desafiador.

Ainda assim, Coco Chanel foi uma mulher capaz de criar uma das maiores e mais reconhecidas grifes de moda do mundo, transformando uma loja em uma marca símbolo do luxo e requinte.

Neste filme, você vai conhecer a Coco antes da criação da Chanel, quando ela ainda era uma garota órfã e pobre e como conseguiu criar peças femininas que revolucionaram o mundo da moda.

Se você ainda sente dificuldade em trabalhar como síndico, talvez este filme seja a motivação que faltava para você saber que não deve desistir.

#05: À Procura da Felicidade

Neste filme, você conhecerá Chris Gardner, pai de uma criança, desempregado e abandonado pela mulher, mas que tenta, a todo custo, sobreviver em frente a uma infinidade de problemas.

Chris vende um produto que ninguém quer comprar, está quase sendo expulso de onde mora por não ter dinheiro para pagar o aluguel e, ainda assim, ele se mantém estudando e trabalhando, enquanto busca uma vida melhor.

Se você precisa de uma dose de motivação extra, sugerimos adicionar este filme à sua lista do fim de semana.

#06: Joy: O nome do Sucesso

Neste filme, você vai conhecer uma mulher chamada Joy, que é divorciada e mãe de dois filhos.

Ela tem uma ideia brilhante: um esfregão auto-limpante. Mas, ao contrário do que parece, ela descobre que não é tão fácil transformar essa ideia em um produto real e começar a vendê-lo no mercado.

Esta é uma história de foco e determinação para alcançar o sucesso. Características essenciais no trabalho de um síndico.

Se você deseja se inspirar em uma história real, então deve conferir este filme.

#07: Fome de Poder

Em Fome de Poder, você vai conhecer Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk shake, que tenta a todo custo se manter nos negócios, mesmo com tudo indo contra ele.

Tudo muda quando ele conhece os irmãos McDonald’s e ajuda a pequena lanchonete a se tornar uma das maiores redes de fast food do mundo, por meio de estratégias que são bastante questionáveis.

Este é um filme para aprender pelo oposto, já que Ray não possui uma das gestões mais saudáveis.

Se você precisa de visão para conseguir o sucesso, então este filme pode ajudar a inspirar a sua gestão condominial neste ponto.

#08: Uma Mente Brilhante

Até onde você está disposto a ir para alcançar os seus objetivos e superar os desafios?

Neste filme, você vai acompanhar John Nash, um matemático brilhante e que sofria de esquizofrenia.

Ao longo da sua vida, ele sofreu muitos altos e baixos por conta da doença, mas nunca desistiu de tentar.

Depois de muitos anos, ele finalmente conseguiu controlar o seu problema e foi capaz de desenvolver uma teoria que levou o Nobel de Economia.

Se você está passando por grandes dificuldades no seu condomínio ou na sua carreira, talvez seja interessante ver este filme e se inspirar na história de John.

#09: Coach Carter – Treino para a Vida

Neste filme, você conhecerá Ken Carter, um ex-aluno que retorna para uma escola em um dos bairros perigosos, a fim de se tornar treinador do time local de basquete.

Ele treina os jogadores com regras bastante severas e muita dificuldade, para que eles comecem a crescer e vencer.

Neste filme, você terá uma aula sobre gestão de pessoas, comunicação, empatia e flexibilidade. Habilidades extremamente necessárias para conseguir gerenciar um condomínio e manter a harmonia da comunidade.

#10: Missão Comédia

Você está passando por algum desafio no condomínio, que não sabem se conseguirá resolvê-lo?

Bom, isso pode ser algo bastante comum na rotina de um síndico.

Por isso, neste filme, você conhecerá Albert Brooks, um humorista contratado pelo governo americano com a missão de fazer os muçulmanos rirem e abrir portas para uma relação mais pacífica entre os Estados Unidos e os países asiáticos.

Este é um grande desafio, certo? Para isso, ele precisará desenvolver estratégias criativas, algo que um síndico precisa fazer todos os dias.

Este é um excelente filme para inspirar você a sair da zona de conforto, se emocionar e se inspirar.

#11: Duplex

Indo na contramão dos filmes anteriores, esta é uma produção para você rir, relaxar e também se identificar com as situações apresentadas.

Aqui você conhecerá o casal Alex e Nancy, que se mudam para um apartamento no Brooklyn, em Nova York, e se deparam com uma vizinha capaz de deixar qualquer síndico estressado.

A senhora Connelly, a vizinha, é bastante irritante e acaba arruinando o sonho do casal de ter uma vida perfeita. Que tal conferir e aprender lições de moderação de conflitos, enquanto dá algumas risadas?

#12: O fabuloso destino de Amélie Poulain

Neste clássico filme francês, você conhecerá Amélie, uma jovem sonhadora que tenta melhorar o dia de todos ao seu redor.

Então, ela está sempre conversando com seus vizinhos, fazendo amizades com as pessoas que vivem nas proximidades, pregando peças no síndico e tentando viver um grande amor.

Certo dia, ela encontra uma caixa com lembrança de uma criança e decide procurar o dono da caixa, com a ajuda dos vizinhos do prédio onde ela vive.

No final das contas, entendemos que grandes feitos podem ser realizados quando a comunidade se une pelo bem coletivo.

#13: Trair e coçar é só começar

Neste filme brasileiro, você vai conhecer Olímpia, uma empregada doméstica que se mete em várias confusões.

Um dia, ela supõe que a sua patroa está sendo traída pelo seu patrão, este que acredita estar sendo traído pela esposa com o síndico do condomínio.

Neste mar de confusões e conflitos, você vai se divertir com os mal-entendidos e suposições bastante comuns nos condomínios. Esta é uma ótima e divertida pedida para finalizar esta lista.

Se você gostou desta lista de filmes e já está se preparando para assistí-los no próximo fim de semana, não deixe de compartilhar esta lista com um colega síndico ou com os vizinhos do seu prédio.

Relacionados

Liderança para síndicos: guia completo para se tornar um líder de sucesso

No vasto oceano da gestão condominial, a liderança do síndico emerge como...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

Guia definitivo para você aprender a vender serviços para condomínios como um profissional

O papel do síndico profissional evoluiu além da simples manutenção e...

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Que tipo de síndico você é?

Veja em qual dos 7 perfis você se encaixa Amado ou odiado pelos...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

A importância do planejamento na carreira do síndico

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

7 erros que todo síndico já cometeu no início da carreira e como evitá-los

Ter sucesso na carreira não acontece da noite para o dia. A seguir, você...

Má gestão do síndico: 5 principais erros e como resolvê-los

O que ocasiona a má gestão do síndico? A rotina de um síndico implica em...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

[Live] Como prospectar novos condomínios e se tornar um síndico de sucesso em 2023

No último dia 12 de janeiro de 2023, o síndico Bruno Ferreira...

Como administrar um condomínio: GUIA COMPLETO

Saber como administrar um condomínio é primordial para ser um bom...

4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico...

Síndico: o que faz e o que não pode fazer? GUIA COMPLETO

Embora seja  um personagem extremamente valioso para a vida em um...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Como priorizar a saúde mental do síndico e garantir uma gestão condominial equilibrada

A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e no Brasil...

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Guia completo da prospecção de condomínios: veja como fechar contratos como ninguém

A prospecção de condomínios é o processo de buscar clientes em potencial...

Síndicos aproveitam o momento para desenvolver a carreira

Independente dos seus impactos, a pandemia provocou uma mudança de rotina...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

Certificação para Síndico: vale a pena?

Não importa se você já atua como síndico, síndico morador ou se...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Como contratar um síndico profissional? Veja aqui por onde começar

A gestão eficiente de um condomínio é fundamental para garantir a...

7 erros que todo síndico já cometeu no início da carreira e como evitá-los

Ter sucesso na carreira não acontece da noite para o dia. A seguir, você...

Cartaz de Dia do Trabalhador para Condomínio: Baixe o seu gratuitamente

O Dia do Trabalhador é uma data muito importante em todo o mundo, pois...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

Eleição de síndico: 4 dicas para ter sucesso na assembleia

A eleição de síndico não é tão simples quanto parece. Existe uma série de...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Como se tornar um síndico profissional? Tudo o que você precisa saber

O cargo de síndico é uma das funções mais essenciais dentro do...

Síndico: como lidar com problemas de comportamento e resolver conflitos

Conflitos entre vizinhos, ou até entre condôminos e administração, são...

Curso de síndico profissional online: como escolher a melhor certificação?

De acordo com a ABRASSP, Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios,...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Liderança para síndicos: guia completo para se tornar um líder de sucesso

No vasto oceano da gestão condominial, a liderança do síndico emerge como...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Como ser um síndico profissional de sucesso? 4 histórias inspiradoras

Você pode se tornar um síndico profissional de sucesso. Basta querer,...

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre a vida de síndico profissional

A vida de síndico profissional é um sonho de muitos para poucos. ...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

A importância do planejamento na carreira do síndico

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de...

7 erros que todo síndico já cometeu no início da carreira e como evitá-los

Ter sucesso na carreira não acontece da noite para o dia. A seguir, você...

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Liderança para síndicos: guia completo para se tornar um líder de sucesso

No vasto oceano da gestão condominial, a liderança do síndico emerge como...

Como priorizar a saúde mental do síndico e garantir uma gestão condominial equilibrada

A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e no Brasil...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Lei 14.010: reuniões virtuais de assembleia e extensão do mandato do síndico permitidos

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12 de junho de 2020) a...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Como se tornar um síndico de sucesso? Veja como este síndico saiu do zero aos 16 condomínios

É possível gerenciar 16 condomínios ao mesmo tempo?  E, somado a isso,...

Certificação para Síndico: vale a pena?

Não importa se você já atua como síndico, síndico morador ou se...

7 erros que todo síndico já cometeu no início da carreira e como evitá-los

Ter sucesso na carreira não acontece da noite para o dia. A seguir, você...

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Recomendados para Você

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *