A importância do planejamento na carreira do síndico

por | fev 21, 2020 | Síndicos

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de adentrar o mercado de trabalho. A ideia na cabeça e os conhecimentos necessários para colocar em prática são importantes, mas não é tudo. Falta algo fundamental: planejamento.
Todo planejamento parte de um desejo e uma reflexão. Seu desejo de se tornar síndico de um, cinco, vinte condomínios, por exemplo. Determinar o ponto de chegada é importante, mas falta pensar nos passos que vão te levar até lá. É nesse momento que a reflexão entra. “Como faço para atingir meus objetivos?” é a pergunta que você deve fazer. As respostas levam a um conjunto de possibilidades e ao seu planejamento.  
Não existe um caminho universal. É o seu objetivo que vai guiar o planejamento. Mas existem ferramentas que são eficientes independentemente do propósito. Apresentaremos aqui algumas:

Marketing digital para se posicionar no mercado
A maneira como oferecemos e adquirimos produtos mudou. O espaço que domina essa troca passou a ser as redes sociais. Por isso, o marketing digital se tornou tão importante para o posicionamento de síndicos(as) profissionais do mercado. Como lembra o Especialista em Marketing Digital e Co-Fundador da TownSq, Denys Hupel, essas estratégias de mercado ajudam o síndico a “mostrar seu trabalho e ser encontrado pelo seu público”.
E aplicar o marketing digital ao seu posicionamento como síndico(a) não é mais fácil do que parece. Denys lembra que realizar o cadastro de seus serviços no Google Negócios, criar um perfil profissional em redes sociais ou até um website são tarefas pouco complexas que representam um grande passo em busca de clientes. Importante lembrar que, em redes sociais, por exemplo, somente criar uma conta não é suficiente. É preciso produzir conteúdo e interagir com os seguidores.
Quem já conhece essa realidade é o síndico Bruno Barros, certificado pela TownSq. Ele faz parte do grupo de síndicos que investiu em marketing digital como estratégia comercial. Bruno sabe que a visibilidade oferecida pelas redes sociais é importante, e que é preciso manter os perfis atualizados. Por isso, no momento ele pensa em terceirizar esse trabalho a profissionais especializados.
Os Síndico Profissional da TownSq conhecem Denys das aulas de marketing digital do curso de certificação, onde um módulo inteiro é dedicado ao tema. Ele lembra que, mais importante que oferecer um passo a passo prático, o conteúdo das aulas explica a teoria por trás do marketing digital, que parte de um conhecimento sobre o público alvo e uma procura em entregar valor aos clientes.
Ainda ficou em dúvida sobre a importância do marketing digital no trabalho de síndico(a)? Tatiana Maciel, a responsável pelo desenvolvimento da carreira de Síndicos Profissionais na TownSq, reconhece que o mercado tradicional para síndicos permanece hesitante frente a novas iniciativas para oportunidades profissionais, o que causa uma certa dificuldade na adaptação do síndico à realidade digital, tão dominante em outros espaços. Ela lembra que as rede sociais não se tratam apenas de um espaço para manter contato com amigos e familiares. No momento em que passamos um bom tempo nesses ambientes, eles passam a agregar e evidenciar nossos interesses.

Aposente seu currículo e apresente uma proposta
Suas iniciativas de divulgação deram certo e você está prestes a participar de uma eleição. Chegou a hora de apresentar ao condomínio seus serviços e o valor que quer receber. Sua experiência de vida leva a acreditar que a apresentação de um currículo é o mais adequado aqui. Errado. 
Tatiana lembra que o síndico é um prestador de serviços, é a sua própria empresa. Portanto, o currículo que tradicionalmente aplicamos na procura de um emprego não se encaixa aqui. Parece um detalhe pequeno, mas a aplicação de uma proposta no lugar de um currículo pode fazer diferença. Quer um exemplo: Juliano Pereira, síndico certificado pela TownSq. Ao ver um movimento nesse sentido pelo mercado, Juliano passou a aplicar a proposta nos processos seletivos do qual participou e o resultado foi positivo: a proposta foi decisiva para se eleger.

Conte conosco nesse trajeto
Como você pode perceber, planejamento não é brincadeira. Exige conhecimento, atenção e tempo. Por sorte, síndicos(as) parceiros(as) da TownSq contam com uma ajuda exclusiva da nossa equipe. Como você já sabe, a Tatiana é a responsável pelo desenvolvimento deles aqui. A atenção dela está dedicada a evolução de nossos parceiros na carreira, e seus mais de doze anos de experiência no mercado condominial garantem ótimos conselhos.
Um exemplo de sucesso dessa iniciativa é a Síndica Profissional Patrícia Ritter. Certificada em janeiro, ela já foi eleita como síndica no próprio condomínio, em Florianópolis. A ideia de começar a trabalhar onde mora foi dela, em busca de experiência na profissão.Tatiana aconselhou Patrícia nos primeiros passos, como parte de um plano de orientação, em fase de desenvolvimento na TownSq. O objetivo da iniciativa é atingir as metas do(a) Síndico(a) Profissional, sejam elas a conquista do primeiro condomínio, a expansão da carteira profissional ou um melhor posicionamento na carreira.
Foi como parte desse plano que Tatiana sugeriu a Patrícia utilizar o aplicativo da TownSq como argumento durante a assembleia de eleição. O resultado foi positivo. Patrícia conta que os moradores “encheram os olhos” com a possibilidade de agendamento dos espaços pelo celular e a diminuição da papelada, que naquele condomínio é um problema. Ao final, a tecnologia disponível gratuitamente aos moradores foi mais valorizada do que a experiência do outro candidato, e Patrícia foi eleita. Mas esse é só o começo. Nossa Síndica Profissional tem um objetivo maior e o planejamento que Tatiana desenvolveu com ela vai envolver mais atividades durante o ano. 

Conhecimento é base
O caminho para um posicionamento efetivo do(a) síndico(a) no mercado é longo e envolve diferentes estratégias e ações a curto, médio e longo prazo. Nesse cenário, uma estrutura que oferece atenção próxima do síndico e um suporte tecnológico de ponta traz o sucesso profissional mais perto. O conhecimento continua sendo fundamental aqui, por isso desenvolvemos o curso Síndico Profissional TownSq: o Novo Empreendedor de Sucesso. Nele, nossos síndicos parceiros têm acesso a um passo passo para os primeiros momentos na profissão. Como lembra Ingrid Zenatti, diretora da Certificação Síndicos Profissionais TownSq, o curso foi desenvolvido a partir das principais dúvidas de nosso síndicos parceiros a respeito do seu posicionamento no mercado: Como abrir sua empresa como síndico(a)? Como estabelecer um mindset vencedor? Como medir a satisfação de clientes e retê-los? As respostas para essas e outras perguntas estão lá.

Relacionados

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

O que o síndico precisa saber sobre elevadores?

Um caso recente de queda em Santos-SP trouxe novamente o elevador ao...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

O síndico pode tirar férias? Veja como se preparar para o descanso anual

O síndico tira férias? A resposta é sim! Mas antes de comprar as...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Você sabe o que o síndico não pode fazer? 9 práticas que são proibidas

Ser síndico do condomínio é uma tarefa séria. Afinal, é um cargo que...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Curso de síndico profissional online: como escolher a melhor certificação?

De acordo com a ABRASSP, Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios,...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Como se tornar um síndico profissional? Tudo o que você precisa saber

O cargo de síndico é uma das funções mais essenciais dentro do...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Síndico: o que faz e o que não pode fazer? GUIA COMPLETO

Embora seja  um personagem extremamente valioso para a vida em um...

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Gestão do síndico: Como fazer, Riscos, Prazo e Reeleição

Apesar de cada vez mais pessoas morarem em condomínios, ainda existem...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Quanto cobrar? Confira nossas dicas sobre precificação

Cobrar um preço justo não é somente bom para o síndico. Significa manter...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Síndicos compartilham suas experiências atendendo inquilinos

Quando se pensa em comunidade condominial, é comum lembrar apenas dos...

Como fazer gestão condominial? Função do síndico e da administradora

Quando se fala em gestão condominial, é bem normal que surjam algumas...

Você sabe o que o síndico não pode fazer? 9 práticas que são proibidas

Ser síndico do condomínio é uma tarefa séria. Afinal, é um cargo que...

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

Síndicos aproveitam o momento para desenvolver a carreira

Independente dos seus impactos, a pandemia provocou uma mudança de rotina...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Gestão de condomínio edilício: Quais desafios vou enfrentar?

Aconteceu a reunião de assembleia, rolou a votação e você foi eleito...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Quanto cobrar? Confira nossas dicas sobre precificação

Cobrar um preço justo não é somente bom para o síndico. Significa manter...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

O que o síndico precisa saber sobre elevadores?

Um caso recente de queda em Santos-SP trouxe novamente o elevador ao...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Como se tornar um síndico profissional? Tudo o que você precisa saber

O cargo de síndico é uma das funções mais essenciais dentro do...

O síndico pode tirar férias? Veja como se preparar para o descanso anual

O síndico tira férias? A resposta é sim! Mas antes de comprar as...

Gestão do síndico: Como fazer, Riscos, Prazo e Reeleição

Apesar de cada vez mais pessoas morarem em condomínios, ainda existem...

Eleição de síndico: 4 dicas para ter sucesso na assembleia

Conforme nos aproximamos do final do ano e o prazo de extensão do mandato...

Quer reduzir o tempo de trabalho? Saiba como o síndico Vitor conseguiu

Imagine a seguinte situação: ocorre um problema no elevador do edifício....

1 Comentário

  1. Valéria de Freitas Matioli

    Como faço para ser síndica profissional?
    Tenho uma dúvida quando um síndico profissional renuncia o cargo dele o subsíndico fica no lugar de síndico ou tem que ter assembleia para uma nova eleição de síndico? Ou é só uma eleição para subsíndico?

    Grata por sua atenção
    Valéria Matioli (61)981106696whatsApp

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.