Todo mundo sabe que condomínios movimentam muito dinheiro. No meio de tantos recursos, muitos se tornam vítimas de fraudes, desvios e outros problemas que podem ocorrer devido à má-fé ou descuidos cometidos por administradoras e até mesmo síndicos. Uma forma de se prevenir contra esse tipo de complicação é através da auditoria em condomínio, ferramenta essencial para evitar fraudes e infortúnios financeiros.
Nesta publicação, vamos explicar tudo sobre como fazer uma auditoria condominial. Vamos lá?
Como pedir auditoria em condomínio?
Está desconfiado sobre como as contas do seu condomínio estão sendo gerenciadas? Nessas situações, a primeira coisa a fazer é focar na comunicação. Busque conversar com o síndico, com o conselho fiscal e, se houver, com a administradora do condomínio para esclarecer as suas dúvidas.
Caso a desconfiança persista, é recomendável buscar a assessoria de uma empresa ou contador autônomo especializado na área de auditoria de condomínios. Esse profissional deve ser qualificado e possuir conhecimento prático sobre auditoria em condomínio, Código Civil, bem como questões fiscais e trabalhistas. Ao fazer a pesquisa, confira se a prestadora de serviços está devidamente registrada junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da sua região.
Não é indicado que a auditoria condominial seja feita pela própria administradora. O parecer de auditoria em condomínio deve ser realizado por uma entidade independente, sem vínculo com o empreendimento.
Geralmente, a auditoria condominial é pedida pelo próprio síndico ou conselho fiscal. No entanto, os condôminos podem se mobilizar e pedir pela análise das contas. Nesses casos, é possível convocar uma reunião de assembleia geral através de um abaixo-assinado para discutir o tema.
Caso os moradores optem por pedir uma auditoria sem o aval do corpo diretivo, é essencial contar com auxílio jurídico para que o processo ocorra corretamente.
Síndico pode contratar auditoria?
Não apenas pode, como deve. Por ser o principal responsável pelo condomínio, é dever do síndico garantir que a administração condominial seja transparente. Sendo assim, o síndico deve fazer da auditoria em condomínio a sua melhor amiga, visto que ela é uma ferramenta primordial para a saúde contábil do empreendimento.
Dependendo da situação, podem ser realizados diferentes processos de auditoria em condomínio. São eles:
Auditoria investigativa
Ideal para quem está com a pulga atrás da orelha e desconfia da existência de ilegalidades no gerenciamento das contas condominiais. A intenção é obter provas de fraudes, superfaturamentos ou desvios de verbas, visando destituir ou penalizar os culpados.
Auditoria preventiva
Este é o modelo perfeito para os síndicos que querem um auxílio na contabilidade. Ela tem o papel de identificar possíveis erros contábeis na administração, buscando evitar problemas futuros. É a opção certa para os condomínios que querem revisar as contas, diminuir gastos e aperfeiçoar os processos administrativos.
Objetivos da auditoria em condomínio
Em síntese, podemos resumir os objetivos da auditoria em condomínio em três pilares: acompanhar as contas, avaliar a gestão e evitar fraudes. Entenda melhor cada um desses tópicos:
Acompanhar as contas do condomínio
Como citamos anteriormente, condomínios lidam com grandes quantidades de dinheiro. Exatamente por isso, o síndico às vezes precisa de uma ajudinha extra para deixar tudo em ordem. Consequentemente, a auditoria condominial é uma forma de auxílio no acompanhamento das contas, em que um profissional qualificado revisa cada despesa e arrecadamento. Dessa forma, o síndico conta com o amparo de um assessor/analista, que oferece recomendações sobre como fazer o dinheiro do condomínio render mais e evitar dores de cabeça.
Avaliar gestão do condomínio
Nem sempre o síndico eleito é a pessoa mais indicada para o cargo. Nesses casos, a auditoria de condomínio pode funcionar como um termômetro da qualidade da gestão condominial.
Dessa forma, o parecer de auditoria em condomínio pode ser uma exigência cobrada pelo conselho fiscal e até mesmo pelos próprios condôminos. Sendo assim um meio de evitar a má administração do condomínio, seja por parte do síndico ou pela empresa administradora.
Ao longo da análise do auditor, são conferidas as pastas de contas e recibos, folha de pagamento dos funcionários, contratos com prestadoras de serviços, relatório de inadimplência, recolhimento de obrigações fiscais e contábeis, entre outros.
Evitar fraudes no condomínio
Por fim, vamos falar sobre o objetivo mais comum das auditorias para condomínios. Infelizmente, condomínios de todo o país são vítimas de práticas ilegais e a análise minuciosa das contas é uma forma de buscar justiça pelos crimes cometidos.
Ao constatar a presença de fraude dentro do condomínio, o relatório da auditoria condominial torna-se prova que poderá ser utilizada na Justiça.
Como fazer auditoria em condomínio?
Para finalizar, vamos falar sobre algumas questões práticas acerca das auditorias em condomínio.
Valor de auditoria em condomínio
O custo de uma auditoria de condomínio varia conforme o tamanho do empreendimento. É comum que o valor seja estipulado com base no número de unidades do condomínio. Por exemplo, no caso de uma auditoria preventiva, o preço costuma ficar em torno de R$ 3 a R$ 6 mensais por unidade.
Por outro lado, as auditorias investigativas geralmente são mais caras. A urgência desse tipo de análise requer uma maior dedicação do auditor em um menor período de tempo. Para isso, o valor desse tipo de auditoria é calculado a partir do orçamento de horas mais o número de unidades do condomínio.
Relatório de auditoria de condomínio
Ao final da análise das contas do condomínio, a empresa auditora entrega um relatório da auditoria do condomínio. Esse documento também é comumente chamado de parecer de auditoria em condomínio.
Com o auxílio de recursos tecnológicos, o profissional compila todas as informações adquiridas ao longo da investigação. No caso de auditorias preventivas, esse processo é constante e geralmente é entregue um relatório mensal, trimestral, semestral ou anual.
A auditoria condominial é uma grande aliada ao trabalho do síndico, trazendo transparência e profissionalismo à gestão condominial.
Melhore a administração do seu condomínio usando um software de gestão condominial. Conheça agora o TownSq!
Preciso de informações
Pq estamos com muita dúvida sobre Adm do síndico
Queremos uma avaliação pra fazer uma auditoria aqui no condomínio
43 9998 16016
Olá, Cláudia. Nessas situações, a primeira coisa a fazer é buscar conversar com o síndico, com o conselho fiscal e, se houver, com a administradora do condomínio para esclarecer as suas dúvidas.
Caso a desconfiança persista, é recomendável buscar a assessoria de uma empresa ou contador autônomo especializado na área de auditoria de condomínios. Esse profissional deve ser qualificado e possuir conhecimento prático sobre auditoria em condomínio, Código Civil, bem como questões fiscais e trabalhistas.
Espero que tenhamos conseguido ajudar você. 🙂
Bom dia.
Sou Síndico e gostaria de informações sobre preços de auditoria, pois a gestão anterior estava com.muitos problemas, onde o ex Síndico até renunciou, junto com o Gestor
Como condômino, preciso saber como fazer uma auditoria na administração do condomínio, síndica está a 10 anos e durante este período não faz prestação de contas, ao longo deste tempo tem feito vários rateios, não nos passa informações como está as finanças do condomínio.
Gostaria de cotar uma auditoria investigativa
Ola boa noite quando custa uma auditoria qual é documentação necessária pra prosseguir com auditoria
Boa tarde, preciso urgentemente de um auditoria no meu condomínio comercial, sabemos que houve um desvio de 78000,00 reais em onze meses ,por uma “funcionária da administradora”, porém nosso sindico faleceu e não temos como questionar ele sobre os desvios
Bom dia!
Gostaria de saber o valor de uma auditoria condominial e saber se a mesma trás os resultados da investigativa ou são distintas.
Após a saída do síndico, o mesmo ficou mais de 15 anos e saiu a dois anos, os condôminos podem pedir auditoria da gestão do síndico antecessor e do presente? Os condôminos desconfia dos dois e da administradora.
Qual auditoria pedir e qual valor.
É um prédio com 10and. Três unidades por andar, total 30 uns.
Obrigada.
Sou a nova síndica do meu prédio, que tem 24 unidades. Tem duas gestões anteriores que as contas de cada ano( a gestão é por um ano) não foram aprovadas, pois tínhamos cinco balancetes retidos por condôminos. Em seguida, veio outro síndico, as contas foram aprovadas e agora estou. No período sem aprovação também tivemos algumas obras que na assembleia de convocação para taxa extra para essas obras dava um orçamento, depois pelos contratos das obras, o valor era apenas para a mão de obra e não para compra de materiais. Então, tínhamos contabilidade, que saiu antes de ser eleita. Estou contratando outro contador, mas auditoria não faz parte do contrato. Então, pode me informar, pelo que disse, uma média de quanto o condomínio gastaria para uma auditoria para os 24 balancetes(duas gestões) que não foram aprovados? Obrigada
E quando a administradora se recusa a responder ao síndico ou aos moradores sobre as pastas de prestações de contas do condomínio. Diz somente entregar as pastas para um novo síndico se indicado.
Não fazem nada para o condomínio e mantém o poder de conta bancária e se nega a apresentar extratos . Não cumprem nem com o essencial do prédio? Devemos acionar quem? Pois no conceito deles por se tratar de um advogado o dono da administradora somente eles podem ter posse de documentos. O síndico já deixou o cargo mas, eles não vêm ao prédio para oficializar o processo.
Difícil demais nossa situação, tem jeito?
Bom dia sou Sindico e gostaria de informacoes e precos de uma auditoria investigativa
Administração do meu condominio já desde 2018 que as contas demonstram várias gafes já mudou 2 vezes a administração como faço para fazer uma auditoria e preço
?
Bom dia gostaria de saber como fazer uma auditoria no meu condomínio do síndico anterior ,peguei vários pagamento s dele com o cartão corporativo do condomínio,para coisas particulares dele que devo fazer?
Vocês fornecem softwere próprio para Auditoria investigativa de condominio, se sim, quanto custaria.