Você já parou para pensar na sua comunicação como síndico? Será que ela está sendo eficiente? É possível conversar com todos os moradores e atingir suas demandas? Você tem feito comunicado aos condôminos eficientes? Veja a seguir.
Essas são algumas das perguntas que você deve fazer quando for analisar sua gestão dentro do condomínio. Não só porque a boa comunicação do síndico é um dos fatores que indica o seu sucesso na profissão, como para poder avaliar o que não funcionou e poder aperfeiçoar e melhorar esses canais de comunicação.
O primeiro passo para identificar as falhas na comunicação interna, além das perguntas já colocadas acima, é diagnosticar quais os principais canais de comunicação utilizados no condomínio. Então, vamos lá:
- Identifique onde os comunicados e avisos importantes são disponibilizados.
- Avalie se esses espaços são onde há maior fluxo de passagem e garanta que estejam na altura dos olhos.
- Determine como você irá notificar os moradores em caso de inadimplência, assembleias extraordinárias ou outras situações urgentes e emergenciais.
- Perceba se as reclamações, dúvidas, sugestões dos moradores chegam a você ou se concentram no porteiro e no zelador.
- Pense se você como síndico se mostra uma pessoa aberta aos moradores ou não.
Como determinar se a sua comunicação como síndico está sendo eficiente?
Quando você consegue descobrir onde existem as falhas fica mais fácil encontrar as soluções para conserta-las. O próximo passo é elencar quais as principais demandas de comunicação do condomínio e se essas demandas estão sendo supridas com os canais já existentes.
É importante perceber se há alguma recorrência na falta de informação, porque muitas vezes as pessoas passam tão apressadas ou distraídas pelos elevadores e áreas comuns que mal notam ou leem o que está escrito nos comunicados.
Bom, depois que você realizou esses dois passos elenque quais os indícios, ou seja, problemas recorrentes de comunicação, que você percebeu dentro do seu condomínio. A partir desse diagnóstico será possível pensar em estratégias e alternativas para melhorar os canais de comunicação e, principalmente a relação entre sindico e morador.
Tipos de comunicado aos condôminos
Em um condomínio a comunicação é primordial. Para evitar ruídos, é necessário que o síndico realize a exibição de comunicado aos condôminos sempre que houver algum risco ou aviso importante. Aqui selecionamos alguns dos principais comunicado aos condôminos:
1. Riscos do ar-condicionado
É importante que, quando houver qualquer tipo de risco, o síndico ou administração do condomínio emita um comunicado aos condôminos. Para isso, é necessário expor as devidas orientações aos moradores sobre como providenciar a instalação do equipamento com segurança.
2. AirBnb e locações curtas
Se, porventura, algum morador fizer a solicitação e abertura de seu apartamento para locações de curto prazo, como Airbnb, é primordial que o síndico ou a administradora faça a emissão de um comunicado aos condôminos para evitar problemas.
3. Apresentação do novo síndico
Os condomínios passam por mudanças e, a eleição de um novo síndico é uma delas. Para evitar ruídos e falta de informação aos moradores, por mais que seja definida em assembléia, a eleição de um novo síndico deve ser transcrita em um comunicado aos condôminos.
4. Circular sobre Inadimplência
É importante que os condôminos entendam como funciona a parte financeira do condomínio. Para diminuir a inadimplência e manter os moradores informados, é importante que a comunicado aos condôminos seja realizada periodicamente.
5. Coleta de lixo nas unidades
É importante que todas as comunicações de ações permanentes sejam expostas no condomínio para que todos os moradores tenham livre e total acesso. Para isso, fixar em elevadores e murais as datas e horários de coleta de lixo nas unidades é muito importante.
6. Eleições condominiais
Outro informativo muito importante é a votação para cargos eletivos. O síndico deve manter as comunicações de reuniões, assembleias e convocações extraordinárias para que todos os moradores tenham a mesma possibilidade de participação.
7. Informativo do Síndico
É importante que o síndico esteja em constante contato com os moradores. Como é impossível falar diretamente com todos os residentes no condomínio, uma boa forma de passar recados importantes e apresentar as ações em andamento é através de comunicados. Para isso, mostre o que a administração está fazendo para melhorar o dia-a-dia no condomínio e quais as dificuldades mais comuns que atrapalham a manutenção da ordem e o bem-estar.
8. Inspeção contra vazamentos e Limpeza das janelas
Realização de inspeção e orientações sobre limpeza e higienização que possam afetar outros condôminos devem ser comunicadas aos moradores. Para isso, inclua esses pontos nas comunicações internas.
9. Mudanças e Novos moradores
é importante que a administração avise sobre a data e período das mudanças que ocorrem no condomínio, pois algumas providências precisam ser tomadas pelo zelador, como a proteção do elevador e das áreas por onde passarão móveis. Além disso, a chegada de novos moradores também precisa ser orientada, para maior segurança.
10. Comunicado aos condôminos sobre prevenção a vírus
Outro comunicado importante é o de prevenção a infecções e proteção contra vírus e pandemias, como a do novo Coronavírus. Para isso, é importante comunicar o Fechamento das áreas comuns, não apenas com um comunicado, mas também com uma Circular Especial.
E aí, o que achou das dicas? Sugerimos um desafio pra você: realizar esse diagnóstico e nos dizer o resultado, que tal? Estamos curiosos pra saber como anda a comunicação no seu condomínio! 😉
Muito boas informações. Agora precisaris de uma boa informação de como lidar com um condômino que não usa focinheira no seu cachorro agressivo.
Olá, Paulo! Já temos um artigo aqui no blog que aborda esse tema. Aqui está o link para você conferir: https://blog.townsq.com.br/vida-em-condominio/proibicao-de-cachorro/ Caso ainda tenha alguma dúvida, fique à vontade para deixar um comentário.
Minha pergunta é ao contrário: ou seja, como e em qual plataforma ou ofício, enviar reivindicação ao síndico de um prédio condominial?