Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a pena? Aqui você vai saber mais sobre a profissão e conhecer a história da Camila Madeira, síndica profissional certificada pela TownSq. Acompanhe!

O que é a síndica profissional?

Uma pessoa contratada pelo condomínio para exercer a função de síndico do local. Ao contrário da síndica moradora, o vínculo da síndica profissional com o condomínio é focado na prestação de serviço. Sendo assim, ela não pode ser moradora e nem proprietária de um imóvel no empreendimento.

O que é preciso para ser uma síndica profissional?

Para ser uma síndica profissional é preciso possuir conhecimento sobre as melhores formas de atender as demandas condominiais. Além disso, a síndica deve ter as seguintes habilidades:

  • Inteligência emocional: para lidar com crises e promover uma resolução de conflitos;
  • Conhecimento em áreas estratégicas: administração, contabilidade, finanças, recursos humanos, direito trabalhista e demais questões jurídicas;
  • Boa comunicação: para cultivar o bom relacionamento com condôminos e funcionários;
  • Organização: para gerir mais de um condomínio ao mesmo tempo;
  • Disciplina: para trabalhar de forma autônoma e independente.

Apesar disso, por ser uma profissão não regulamentada, não é necessário cursar  uma faculdade ou ter alguma certificação básica para atuar como síndica profissional. 

Quem fiscaliza a síndica profissional?

As regras de conduta e prestação de contas do condomínio são estabelecidas em sua Convenção, desse modo, ela serve como base para fiscalização e acompanhamento das atividades da síndica profissional.

De acordo com o código civil, qualquer morador deve ter acesso às contas do condomínio. Além disso, normalmente os condomínios possuem um Conselho Fiscal, formado por moradores responsáveis por acompanhar e avaliar as atividades do síndico e as contas do condomínio.

Qual é o salário de uma síndica profissional?

A contratação de uma síndica profissional segue a mesma linha  de uma síndica moradora: a escolha é feita através de votação em uma assembleia de moradores. Nessa reunião é definido:

  • O período da prestação de serviços;
  • O horário de trabalho;
  • As atribuições e a remuneração.

A forma de pagamento pelos serviços é feita através de Notas Fiscais e o regime tributário dos profissionais, geralmente, é o Microempreendedor Individual (MEI). O custo de uma síndica profissional pode variar de condomínio para condomínio. A remuneração é estipulada levando em consideração os seguintes pontos:

  • Número de unidades do condomínio;
  • Número de visitas por semana ao condomínio;
  • Quantidade de áreas comuns e de lazer;
  • Tamanho da equipe de funcionários;
  • Valor da taxa condominial do condomínio.

Sendo assim, o valor mensal pago para uma síndica profissional, pode variar entre R$1.500 mil a R$ 4 mil mensais, podendo ainda alcançar cifras maiores dependendo da situação.

Conheça a história de uma síndica profissional de sucesso

Formada em Administração de empresas, mãe das gêmeas Ana e Alice e gerenciando diariamente nove condomínios e 513 famílias. Essa é Camila Madeira, síndica profissional certificada pela TownSq. 

Durante a sua experiência anterior em uma administradora de condomínios Camila percebeu que a rotina de um condomínio era animadora. Então em 2017 decidiu que essa seria a sua profissão por amor e vocação. Para isso, abandonou a multinacional em que trabalhava, mergulhou de cabeça na nova profissão e foi em busca de qualificação. 

Síndica Profissional

Como já utilizava o TownSq App no condomínio onde mora, a escolha pela certificação de Síndicos Profissionais da TownSq foi a escolha lógica. 

Quando soube que a Townsq oferecia uma certificação para síndicos profissionais, entrei em contato e me inscrevi. A base do curso é excelente e a rede de apoio também. Por ser uma empresa séria eu tinha certeza que só me agregaria como profissional e a certificação me qualificaria.

E de lá pra cá a relação com a TownSq só evoluiu: “o aplicativo é ótimo, todas as demandas que apresentamos são atendidas de forma ágil. Como síndica certificada estamos sempre recebendo atualizações, aulas, dicas e todo o suporte para questões do diarias.”

“Quando me tornei síndica profissional comecei a olhar a empresa com outros olhos e vi o quanto essa ferramenta auxilia a vida do síndico e morador.”

Camila destaca que os desafios como síndica profissional são são enormes e diários. Ela destaca que cada condomínio tem suas características e seus desafios e a missão do síndico é cuidar das pessoas, entender suas necessidades, ouvir suas dores e agir de forma justa. Lidar com diferentes perfis, histórias e culturas e administrar esse mix torna-se complexo.

“[…] a missão do síndico é cuidar das pessoas, entender suas necessidades, ouvir suas dores e agir de forma justa”

Outro ponto que Camila destaca em sua atuação é a rede de apoio que cerca seu dia a dia: “Síndico profissional é uma empresa e como tal deve estar norteada por profissionais com conhecimento técnico, jurídico, administrativo, conciliatório. Além disso o networking desse profissional deve ser amplo e qualificado. Para que de forma rápida as demandas diárias sejam resolvidas com empresas sérias, especializadas e competentes.”

Afinal de contas, o que é preciso para ser um síndico profissional de sucesso? Segundo Camila, conhecimento para conhecer profundamente seus deveres e obrigações, entender a dinâmica do trabalho, conhecer cada pedacinho do condomínio e dominar seu funcionamento. 

Organização é fundamental para dar conta de todas as demandas diárias. Além, é claro, de manter uma comunicação aberta e transparente com os condôminos e estar disposto a ouvir, mantendo sempre um canal aberto para troca de informações, dúvidas e demandas.

Síndico Profissional: um mercado para mulheres

Síndica Profissional

Em pleno crescimento, o mercado de síndico é ainda dominado por síndico homens. No entanto, síndicas como Camila estão mudando esse cenário diariamente. Por isso, Camila aconselha outras mulheres que desejam seguir a carreira como síndica profissional: 

“Estude muito, dedique-se ao máximo. O mercado é difícil, o trabalho é árduo, mas temos a certeza que fazemos a diferença nas vidas das pessoas e por isso vale a pena ser desafiado diariamente.”

Camila é uma das síndicas profissionais de sucesso certificadas pela TownSq. Seja uma delas você também.

Scroll Up