A pesquisa Panorama dos Condomínios Brasileiros traz uma visão única para o futuro da gestão condominial nos próximos meses e anos. Ela tem o objetivo de entender quais são os principais desafios dos síndicos atualmente e refletir sobre as soluções que os ajudarão a evoluir na gestão dos condomínios.
Este estudo é um dos primeiros publicados pela TownSq e foi desenvolvido em 2023, abrangendo diversos tópicos.
Veja mais sobre o assunto e não fique fora do que está acontecendo no mercado. Continue lendo!
Panorama dos Condomínios Brasileiros: veja os principais dados!
A gestão financeira é o principal desafio dos condomínios, de acordo com a pesquisa feita com mais de 300 moradores e síndicos de todo o Brasil.
Esta foi a reclamação principal para 25,3% dos entrevistados, seguida por administração do condomínio (16,7%), obras e manutenções (15,7%), convivência (14,7%) e equipe de gestão (7%).
“Este resultado é esperado, uma vez que síndicos e moradores experimentam o condomínio de maneiras diferentes. O síndico teria uma visão mais ampla da gestão do condomínio, devido à natureza do seu trabalho, enquanto o restante da comunidade costuma não ter acesso às informações, resultado em uma diferença de percepção.” Ingrid Zenatti, Country Manager da TownSq
39% dos condomínios brasileiros possuem, pelo menos, 20% de taxa de inadimplência
A inadimplência em condomínios é um problema recorrente que pode trazer consequências graves para a comunidade, incluindo a perda da propriedade por parte do condômino.
De acordo com o advogado especialista em direito condominial, Thiago Badaró, a inadimplência ocorre quando há o descumprimento de qualquer obrigação financeira, incluindo taxas condominiais, multas e outras cobranças emitidas pela gestão.
No entanto, o morador inadimplente não pode ser privado da utilização das áreas comuns do condomínio, de acordo com a determinação do STJ.
Além disso, a dívida não pode ser exposta de forma pública, resguardando a imagem do morador.
Veja também >>> [LIVE] Inadimplência no condomínio: como negociar com devedores e evitar problemas judiciais?
Este síndico conseguiu reduzir a inadimplência do condomínio em 77%
O Mirtes Ribeiro Jr., síndico de um condomínio na zona leste de São Paulo, conseguiu reduzir a inadimplência em 77,46% aliando o seu conhecimento em negociação financeira com a solução digital da TownSq para a gestão da inadimplência.
Com isso, foi possível investir em melhorias no condomínio sem a necessidade de cobranças extras.
Para combater a inadimplência, é importante que o síndico tenha acesso às informações financeiras em tempo real, identifique as unidades inadimplentes e coloque em prática uma estratégia de gestão da inadimplência, como facilitar o acesso à segunda via do boleto e promover acordos para o pagamento da dívida.
Dessa forma, é possível erradicar ou manter a inadimplência em níveis baixos, promovendo uma cultura de transparência e colaboração na comunidade.
Adote uma tecnologia para ajudar a reduzir a inadimplência do seu condomínio
Existe uma maneira simples de controlar e reduzir a inadimplência do condomínio: adotando o TownSq Administração Digital.
Com esta solução, é possível:
- Visualizar todos os condôminos inadimplentes em um determinado período;
- Conferir o total de unidades devedoras;
- Taxa de inadimplência do condomínio;
- Índice de inadimplência, levando em consideração o valor acumulado das dívidas, acompanhamento por mês e comparação com o mês anterior;
- Valores previstos a serem arrecadados;
- Valores que ainda constam como pendentes;
- Diferença entre valor previsto e valor não pago;
- Lista dos acordos em andamento e todas as suas informações;
- E, acredite, ainda há muito mais.
Em outras palavras, adotar uma tecnologia como esta permite que você tenha acesso aos dados mais importantes da gestão financeira em poucos cliques e tome decisões mais conscientes, claras e eficientes para o condomínio.
Mas os benefícios do TownSq Administração Digital vão muito além disso. Se você deseja vê-los com os seus próprios olhos, inscreva-se no formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato com você, sem compromisso.
0 comentários