10 dicas para economizar água no condomínio

Dicas para economizar água

Todos nós sabemos da grande importância do uso da água no nosso dia a dia. Ela está tão presente na nossa rotina que muitas vezes não nos damos conta dos erros que cometemos ao utilizá-la, e só dimensionamos o quão indispensável ela é quando damos falta da mesma.

A água é usada para tudo na nossa rotina. Isso, por consequencia, leva a população a desperdiçá-la. Este desperdício pode ser percebido nas higienes pessoais, como por exemplo em um simples banho ou ao lavar as mãos e escovar os dentes. As atividades domésticas também geram desperdício, na limpeza das casas, ou até mesmo ao lavar a louça. Não temos a noção do quanto de água desperdiçamos. Para tanto, é importante salientar que ao deixarmos uma torneira aberta por um minuto, esta pode gastar de 12 a 20 litros de água em média.

Nota-se que uma família desavisada, sendo por falta de instrução ou informação, pode gastar muitos litros de água em apenas um dia. Porém, no Brasil há uma grande parcela da população que vive em conjunto, seja em condomínios de casas ou até mesmo em edifícios. Desta forma, as recomendações dadas para este público se tornam mais assertivas e eficientes. Com isso, se faz necessária a implantação, por parte do síndico, de um pensamento sustentável para que se tenha um consumo de água da maneira mais consciente.

Veja a seguir

10 dicas para economizar água

no condomínio:

1 – Ter horários para regar os gramados
A grama deve ser regada pela manhã ou ao final da tarde, ou seja, em períodos que não se tem a presença forte do sol. Isso se torna positivo, pois evita a evaporação causada pelo calor.

2 – Reaproveitar a água do banho
É bem comum deixar a torneira aberta do chuveiro para que a água fria saia até que venha a água quente. Para evitar este desperdício, é interessante coletar esta água fria com um balde ou outro recipiente. Desta forma, esta água poderá ser reaproveitada em alguma limpeza, ou até mesmo substituir a descarga do vaso sanitário.

3 – Banho adequado
Para que haja economia de água na hora do banho é aconselhável que a pessoa se ensaboe com o registro fechado, tornando a abrir apenas na hora do enxágue.

4 – Uso da máquina de lavar roupa / louça
Uma máquina de lavar, com capacidade de lavagem de 5kg, gasta cerca de 135 litros de água a cada vez que é posta em funcionamento, não importando a quantidade de roupa que estiver dentro dela. Desta forma, ela só deve ser utilizada quando estiver com o tanque cheio, e não para lavar apenas algumas peças de roupa. A máquina de lavar louça também deve ser utilizada da mesma maneira.

5 – Escovando os Dentes / Lavando a louça
Sabe-se que uma torneira aberta libera de 12 a 20 litros de água por minuto. Desta maneira, só se deve abri-la quando for fazer o bochecho após a escovação dos dentes. No caso da louça, o registro só deve ser aberto para o enxágue de todo conteúdo que fora ensaboado e escovado anteriormente.

6 – Xixi no banho
Você faz xixi no banho? Pois este ato economiza 1 descarga por dia, que equivale a 12 litros de água. Em uma residência com 5 pessoas são 60 litros, e em um condomínio de 50 apartamentos com média de 3 habitantes por apartamento são 1800 litros por dia. Nunca ouviu falar nisso? Veja que existe até uma campanha: http://www.xixinobanho.org.br/

7 – Lavando frutas, verduras e legumes
Ao lavar frutas, verduras ou legumes, utilize uma panela de água e economize muitos litros que seriam gastos com a torneira aberta. E mais, após, utilize a mesma água para regar as plantas.

8 – Uso de aeradores no bico das torneira.
Uma torneira convencional despeja de 5 a 20 litros/minuto. Ao colocar sistemas de controle de fluxo de água – ou aeradores – no bico das torneiras, esse valor pode chegar a menos de 2 litros por minuto, ou seja, uma economia de pelo menos 60%.

9 – Lavar o carro com balde
Lavar o carro com a mangueira é um velho hábito exercido por muita gente, mas essa prática sai caro: pode chegar a 560 litros de água em apenas meia hora. Utilizando um balde, esse gasto fica muitas vezes menor.

10 – Regar as plantas com regador ao invés de mangueira
Além da dica de utilizar a mesma água que foi usada para lavar as frutas e verduras, substituir a mangueira por um regador também é uma boa medida para economizar.

Siga as dicas para economizar água acima, e verás que além de ajudar o meio ambiente, no final do mês o resultado virá na conta da água.

Qual a sua dica? Compartilhe!

 

Algumas dicas foram extraídas do livro: BOETTCHER, Romeo. Estou síndico. E agora?!. Age, 2014, p.25.

Equipe TownSq

Sobre Equipe TownSq

TownSq (pronunciado Town Square) é o aplicativo para condomínio que melhora a comunicação e organiza a vida em conjunto.