As administradoras de condomínio assumem um papel importante quando se trata de dar suporte aos condomínios em áreas administrativas, apoiando o síndico e tendo um importante papel no bom funcionamento desses empreendimentos. Porém, como toda empresa, a administradora de condomínios também precisa se atentar à redução de custos na empresa, pois de nada adianta ser eficaz para os clientes e não conseguir organizar a “própria casa”.
Reunimos algumas estratégias certeiras para que as administradoras de condomínio possam reduzir os custos das suas operações sem perder a qualidade do serviço prestado, além de otimizar os lucros e promover a satisfação dos clientes. Continue a leitura e anote as dicas!
Qual o papel da administradora de condomínios?
Antes de tudo, vamos relembrar qual o papel da administradora no contexto condominial e entender a sua importância.
A administradora de condomínio é uma empresa especializada em prestar serviços de gestão e administração para condomínios residenciais ou comerciais, tendo como principal objetivo facilitar a administração e a manutenção desse tipo de empreendimento, garantindo que o condomínio funcione com eficiência e harmonia.
Além disso, uma administradora de condomínio desempenha um papel importante na gestão condominial, aliviando a carga de trabalho do síndico e garantindo que todas as obrigações legais e regulamentares sejam cumpridas.
LEIA MAIS: Como abrir uma administradora de condomínios
É possível reduzir custos de uma administradora de condomínios?
Como toda empresa, uma administradora de condomínios também possui custos operacionais que, muitas vezes, pesam contra a lucratividade e a saúde financeira da empresa.
O dilema fica por conta de como aplicar a redução de custos na empresa sem afetar a qualidade do serviço prestado, sem sobrecarregar os funcionários e cumprindo todas as obrigações previstas em lei. Mas sim, é possível aplicar estratégias certeiras para reduzir custos e potencializar os serviços oferecidos pela administradora de condomínios.
Quais são as estratégias para aplicar a redução de custos na empresa, incluindo uma administradora de condomínio
Revisão do planejamento: a organização deve ser o ponto inicial da estratégia de redução de custos na empresa. Cortar gastos sem avaliar de maneira responsável pode atrapalhar processos importantes para a administradora de condomínios.
O ideal é direcionar as reduções para os processos que menos afetam a geração de lucro, além de envolver toda a equipe na estratégia, afinal, ela é o principal ativo da empresa.
Tenha atenção àquelas etapas que dizem respeito ao atendimento ao cliente, pois mesmo em situações delicadas, é primordial que isso não se transforme em uma piora na prestação do serviço.
Gestão eficiente de recursos humanos: analise a necessidade dos funcionários, melhore a carga horária e invista em treinamento; essas ações contribuem para a otimização da equipe e a redução de custos com mão de obra.
Economia de energia: procure investir em medidas de economia de energia, como a substituição de lâmpadas por LED, instalação de sensores de presença e campanhas de conscientização, para gerar uma redução significativa na conta de luz.
Tecnologia e Automação: a utilização de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão e sistemas de automação, pode otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência da administração.
Uma das tecnologias disponíveis no mercado que otimizam a gestão de condomínios é o TownSq Administração Digital. Desenvolvido para atender às necessidades específicas das administradoras de condomínios modernas, o TownSq oferece excelentes recursos e vantagens que o destacam como o parceiro ideal.
Com uma plataforma completa e recursos avançados, o TownSq simplifica a difícil tarefa de gerenciar condomínios, permitindo que síndicos e administradoras conquistem novos níveis de excelência na gestão condominial.
LEIA MAIS: Saiba qual é o melhor software para administradora de condomínios
Poupar água: a adoção de práticas como a reutilização da água da chuva para limpeza do ambiente e de áreas externas e a instalação de redutores de vazão nas torneiras contribui para a redução do consumo de água e, consequentemente, das despesas com o serviço.
Manutenção Preventiva: assim como nos condomínios, a realização de manutenção preventiva em equipamentos e na estrutura da administradora de condomínios ajuda a evitar problemas maiores e custos com reparos emergenciais.
Negociação com Fornecedores: um bom diálogo é capaz de resolver tudo e manter a confiança, inclusive nas relações comerciais e empresariais. Um exemplo disso é a negociação com fornecedores, a fim de manter o serviço prestado ao mesmo tempo que reduz o valor. Realizar cotações e negociar preços com diferentes fornecedores pode gerar economias significativas em diversos serviços.
Quer aplicar os conceitos de redução de custos na empresa no condomínio que você administra? Então clique aqui para saber como reduzir custos no condomínio!
0 comentários