As administradoras de condomínio têm como papel auxiliar nas demandas administrativas financeiras e burocráticas do condomínio, tornando os processos condominiais mais fáceis. E é nessa hora que a tecnologia moderniza esses fatores e agiliza ainda mais o trabalho das empresas. O Débito Direto Autorizado, também conhecido como DDA, já vem sendo utilizado por empresas a fim de facilitar a gestão financeira, e a administradora de condomínios também pode utilizar dessa ferramenta.
Saiba como o DDA pode modernizar a gestão financeira e facilitar o trabalho das administradoras de condomínios. Acompanhe a leitura!
O que é o Débito Direto Autorizado (DDA)?
O Débito Direto Autorizado, conhecido também como DDA, é um sistema que autoriza que todos os compromissos de pagamentos emitidos por meio de boletos para os clientes sejam recebidos eletronicamente por intermédio de um banco.
Esse método foi desenvolvido pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban) em 2009 e tem sido muito utilizado para modernizar o controle financeiro, tanto pessoal quanto de empresas.
O DDA é uma excelente ferramenta que moderniza a gestão financeira também de condomínios, proporcionando agilidade, praticidade, segurança, transparência, redução de custos e modernização da gestão. A sua utilização contribui para a profissionalização da administração condominial e para a satisfação dos condôminos.
Como funciona o DDA?
Quem começa a utilizar o DDA recebe os boletos de cobrança diretamente na conta bancária, de maneira eletrônica. Assim, o cliente tem acesso a todos os detalhes da cobrança, como valor, vencimento e informações da empresa que emitiu o boleto, permitindo a análise de cada boleto antes de autorizar o pagamento, garantindo mais segurança e evitando surpresas indesejadas.
O DDA funciona como um boleto bancário, onde o credor envia a cobrança ao devedor com o nome, saldo da dívida e prazo para o pagamento. A principal diferença está na forma de acesso a este boleto, que é feita diretamente pela conta do devedor.
A dinâmica para esta transação pode mudar de acordo com o banco, mas geralmente, ao abrir a sua conta o devedor selecionará a opção pagamentos e encontrará o DDA. Lá estará a lista dos boletos que ainda não venceram. Ao identificar o que se pretende pagar, basta verificar se todas as informações estão corretas e autorizar o pagamento.
Em seguida, o valor é debitado da conta e repassado a quem enviou o boleto eletrônico. Um ponto de atenção é que algumas empresas enviam tanto o boleto físico quando o DDA, então é importante escolher um meio de pagamento recorrente para não acabar pagando duas vezes o mesmo boleto.
Outro ponto importante é que não podem ser pagos via DDA:
- Impostos;
- Contas de água;
- Energia elétrica;
- Conta de telefone ou internet.
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DDA é a mesma coisa que débito automático?
Apesar da similaridade dos nomes, o débito direto autorizado é diferente do débito automático. Além disso, é importante salientar que, por mais que em um primeiro momento se pareçam, o DDA é diferente do débito automático.
Enquanto no débito automático o cliente cadastra os boletos uma única vez e o desconto é feito automaticamente nos meses seguintes, no DDA o tem total controle sobre quais boletos serão pagos e quando serão debitados da conta.
Como utilizar o DDA na administradora de condomínios e quais as vantagens?
O Débito Direto Autorizado (DDA) é um sistema de pagamento automático que permite às administradoras de condomínios descontarem diretamente da conta corrente dos condôminos as taxas condominiais e outras despesas, como inadimplência e multas. Essa ferramenta oferece diversos benefícios, como:
Agilidade e praticidade: elimina a necessidade de emissão e entrega de boletos, reduzindo o trabalho manual e o tempo gasto com a cobrança. Além disso, agiliza o recebimento das taxas, garantindo fluxo de caixa previsível para a administradora.
Segurança e transparência: o sistema é seguro e confiável, pois utiliza protocolos de segurança para proteger os dados dos condôminos. As transações do DDA são rastreáveis, proporcionando maior transparência na gestão financeira do condomínio.
Os condôminos também têm acesso a um portal online para acompanhar os pagamentos e histórico financeiro deles.
Redução de custos: ao utilizar o DDA, a administradora de condomínios moderniza a gestão financeira e diminui os custos com impressão, envio e recebimento de boletos, além de reduzir o tempo gasto com a cobrança manual, liberando recursos para outras atividades.
Modernização da gestão: o DDA demonstra profissionalismo e modernidade na gestão do condomínio, permitindo o aumento da satisfação dos condôminos com a praticidade e eficiência do sistema.
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