7 dicas essenciais para evitar problemas com barulhos em excesso nos condomínios durante os jogos da Copa do Mundo

por | out 21, 2022 | Vida em Condomínio

Barulho em excesso no condomínio já é aguardado em todo lugar com a chegada da Copa do Mundo. Saiba como se divertir com os jogos e ainda manter a harmonia no condomínio, para que todos se respeitem. 

Na hora do gol, vai ser difícil não soltar um grito de celebração. Durante a Copa do Mundo, é esperado que, em muitas casas, as famílias e amigos se reúnam, cantem, deem risada, comemorem e conversem muito antes, durante e depois dos jogos. 

Em condomínios, estas reuniões também já são esperadas. A diferença é que viver em comunidade exige algumas condutas específicas em respeito aos demais moradores, especialmente envolvendo limites para o barulho.

Saiba neste artigo como aproveitar o melhor da Copa do Mundo sem criar problemas com outros moradores. 

Ao final, saiba como a tecnologia pode ser a sua melhor ferramenta para garantir uma comunicação clara e ter mais segurança durante a temporada de jogos.

Como evitar problemas com barulhos em excesso durante os jogos da Copa do Mundo?

Cuidado com o horário de barulho

Independentemente do horário do jogo, dentro do condomínio existem regras quanto ao horário de barulho permitido. Normalmente, a “festa” tem horário para iniciar e acabar. 

Lembre-se que o horário de silêncio pode variar de acordo com o que está previsto em cada Regimento Interno, e as regras dos condomínios devem respeitar as leis municipais sobre o assunto.

Desrespeitar o horário do barulho, além de gerar transtorno no condomínio e incomodar a paz dos vizinhos, pode ocasionar em advertências e multas.  

>> Aproveite para ler também: Lei do silêncio em condomínios: horários, multas e mais

Evite festas e comemorações nas áreas de circulação

Assim como é direito de todos os condôminos poderem utilizar as áreas comuns do condomínio, é dever também respeitar as regras do condomínio para a utilização.

Evite fazer festas, algazarra, gritaria e conversas altas em pátios, entradas e corredores, e também respeite as regras de quiosques e salões de festa. 

Vale lembrar que o barulho excessivo, mesmo dentro do horário permitido no condomínio, pode ser considerado um incômodo desrespeitoso aos moradores que estão em outras unidades. 

Não solte fogos de artifício ou rojões

Nenhuma comemoração justifica a queima de fogos de artifício e rojões dentro do condomínio.

A prática não é permitida, e tanto as leis municipais quanto as regras do próprio condomínio podem confirmar isso. Esta prática coloca em risco a segurança física e compromete o sossego dos moradores

O síndico pode reforçar a proibição, alertar os condôminos sobre os perigos da prática e relembrar que barulhos excessivos são um problema mesmo dentro do horário permitido.

O condômino que desobedecer esta norma e soltar fogos e rojões mesmo assim, pode ser denunciado e corre o risco de responder por danos morais ou materiais, em caso de acidente.

>> Aproveite para ler também: Condômino antissocial: o que é, como lidar com ele e o que diz a legislação

Incentive o respeito com os moradores que não gostam de futebol ou torcem para outros times

A Copa do Mundo é ansiosamente aguardada por alguns, enquanto que outros não se importam tanto. E viver com este tipo de diferença é muito comum e natural, especialmente dentro de uma comunidade. 

É importante que aqueles condôminos que não gostam de futebol e vivem o dia de jogo como qualquer outro sejam respeitados. 

Embora a tolerância neste período possa ser maior, lembrar que muitas pessoas estão levando uma rotina normal deve nos incentivar a cuidar com o excesso de barulho. 

O mesmo respeito vale para quem torce para outros países. O futebol perde o potencial de integração quando acontecem episódios de intolerância e desrespeito entre torcedores. 

Mantenha o controle do fluxo de visitantes

O condomínio já aguarda uma grande circulação de visitantes durante os dias de jogos da Copa do Mundo.

E para garantir mais segurança e menos chance de grandes festas com alto potencial de descontrole e perturbação do sossego, é importante controlar o fluxo de entradas e saídas

A identificação de visitas é o ponto inicial a ser reforçado. Alguns condomínios já têm regras para controlar a entrada de visitantes estabelecidas no Regimento Interno.

Se a sua portaria ainda não tem uma organização para registrar entradas e saídas, uma ideia é começar a utilizar uma planilha de controle de acessos de visitantes no excel, registrando nome completo do visitante e, se possível, algum número de documento.

O aplicativo para condomínios TownSq também facilita este controle, pois permite a identificação de visitantes de maneira 100% online.

Basta o condômino pré-autorizar pelo seu celular a entrada dos visitantes que irá receber. Em poucos segundos, a portaria já visualiza a autorização, poderá liberar a entrada do visitante e depois registrar a sua saída também pelo app.

É fundamental também reforçar aos condôminos algumas regras das áreas comuns, como horário de silêncio e outras normas para utilização, como limite de pessoas do salão de festas de acordo com o Regimento Interno, etc. 

>> Aproveite para ler também: Como lidar com o aumento do número de visitantes e manter a harmonia da comunidade?

Oriente os convidados sobre as regras de barulho permitidas

Assim como os moradores precisam estar sempre cientes das regras de barulho permitidas no condomínio, os convidados também precisam saber. 

É uma responsabilidade do condômino alertar seus visitantes, porque ele é responsável pelos seus convidados e pelas ações deles.

As normas da Convenção do Condomínio e no Regimento Interno precisam estar claras para os moradores e é dever deles respeitá-las e garantir que seus convidados também as respeitem.

O barulho excessivo feito pelos convidados pode ter como consequência uma advertência para a unidade e/ou multa por excesso de barulho, de acordo com o que determinam as regras do condomínio. 

Evite buzinaços na garagem ou na frente do condomínio

Algumas ações que geram perturbação desnecessária no condomínio podem ser evitadas com um pouco de bom senso. 

Buzinar dentro da garagem do condomínio já pode incomodar os moradores de maneira geral, mesmo dentro do horário de barulho em dias comuns.

Buzinaços na garagem ou na frente do condomínio não são uma forma adequada de comemoração durante a Copa do Mundo, e podem resultar em multas por excesso de barulho.

Neste momento vale lembrar que nem todos os moradores estão acompanhando a Copa do Mundo da mesma forma que os mais animados estão. É fundamental respeitar seu sossego.

Incentive o respeito aos funcionários do condomínio

Cada funcionário do condomínio é encarregado de, por meio de suas funções específicas, zelar pelo cuidado com o condomínio e pela segurança e bem-estar dos moradores.

Além de alinhar com cada um como suas atividades podem mudar nos dias de jogo para reforçar estes cuidados, o síndico deve alertar os moradores sobre o respeito com os funcionários.

Por mais difícil que seja seguir regras em dias de comemoração, alegria e euforia, vale lembrar que os funcionários estão fazendo o trabalho deles pelo bem comum. Respeitá-los é o certo a fazer.

Em situações de desrespeito aos funcionários, o condômino pode receber advertência e, possivelmente, até multa, dependendo do que está determinado no Regimento Interno sobre este tema. 

Como usar a tecnologia para proporcionar o bem-estar do condomínio durante os jogos da Copa do Mundo?

A tecnologia pode ser a maior aliada do síndico, dos funcionários e dos moradores a qualquer momento, especialmente em situações excepcionais, como na Copa do Mundo.

Ela pode facilitar a comunicação, organização, segurança e bem-estar de todos. 

Envio de circulares

O síndico pode reforçar as regras estabelecidas no condomínio para os dias de jogo por meio de circulares.

Ele pode enviar uma lista de orientações com base no que já está estabelecido no Regimento Interno e citar outras boas práticas, como cuidado com barulho fora dos limites, autorização prévia de visitantes para que não se acumulem na portaria, etc.

No aplicativo TownSq, é possível anexar arquivos às circulares, segmentar grupos específicos para ver a mensagem e também verificar quem já visualizou a circular. 

SAIBA COMO ENVIAR UMA CIRCULAR NO APLICATIVO TOWNSQ

Reserva do salão de festas

Sem desorganização para reservar espaços comuns para assistir aos jogos da Copa do Mundo!

Com a possibilidade de fazer as reservas de salão de festas online, os moradores podem visualizar por conta própria a disponibilidade do espaço, sem depender de terceiros ou sobrecarregar síndico e funcionários com o assunto.

No aplicativo TownSq é possível ver a agenda de todas as dependências comuns do condomínio, selecionar a área que deseja reservar, ler sobre as informações e termos de uso e confirmar a reserva. 

Outro diferencial é a criação de uma fila de espera quando a dependência já está reservada por outro morador no dia desejado. Em casos de cancelamento pelo dono da reserva, o primeiro da fila garante a sua vez. 

SAIBA COMO FAZER RESERVA DE ÁREAS COMUNS NO APLICATIVO TOWNSQ

Controle de visitantes

A autorização de visitantes no aplicativo para condomínio é rápida, segura e prática.

No aplicativo TownSq, basta que o morador cadastre o convidado pelo celular e, ao fazer esta “pré-autorização”, a portaria saberá que uma visita é esperada. A identificação é feita e o registro de entrada e saída é realizado rapidamente. 

O porteiro pode atualizar dados da visita e até tirar fotos, se for esta a conduta padrão do condomínio.

Também é possível gerar relatórios de todas as autorizações realizadas durante um período pesquisado. 

SAIBA MAIS SOBRE A FUNCIONALIDADE DE PORTARIA DO TOWNSQ

Guarda de documentos

No aplicativo TownSq, podem ser anexados Regimento Interno e Convenção do Condomínio, para que estes documentos importantes estejam sempre disponíveis para a leitura e consulta.

SAIBA COMO GUARDAR DOCUMENTOS NO APLICATIVO TOWNSQ

Agora que você já sabe sobre como preservar o respeito e a harmonia no condomínio durante os jogos da Copa, e também como a tecnologia pode ser útil para isso, veja mais sobre o aplicativo TownSq!

Aproveite os inúmeros benefícios de utilizar a ferramenta mais completa para a sua gestão condominial. 

Inscreva-se no formulário abaixo para saber mais!

Relacionados

Entenda o que faz uma administradora de condomínios

A administração de um condomínio pode ser comparada ao gerenciamento de...

Dicas para escolher terreno em condomínio fechado

Comprar terrenos em condomínio fechado é uma opção cada vez mais popular,...

Pontos positivos de morar em casa em condomínio

Se você está procurando por uma nova residência, seja para ser a sua...

Isolamento social: aumento de visitas em condomínios após forte baixa nas primeiras semanas da pandemia

Apesar das recomendações de isolamento social, nem todo mundo está saindo...

Como deve ser a lixeira de um condomínio? Veja o que diz a legislação sobre este assunto

Como deve ser a lixeira de um condomínio? Neste artigo, você confere as...

Como escrever uma carta educada para vizinho barulhento? Veja o modelo gratuito

Procurando um modelo de carta educada para vizinho barulhento? Continue...

O que diz a legislação sobre animais em condomínio? Veja todas as regras

Se você é um amante de pets e vive em comunidade, é fundamental...

Condômino antissocial: o que é, como lidar com ele e o que diz a legislação

Um condômino antissocial é alguém que age contra a comunidade e em...

Coleta Seletiva: Aplique em seu condomínio!

A coleta seletiva já é realizada em muitos ambientes que tem preocupação...

Como o seu condomínio pode ajudar o RS de maneira responsável?

Como os condomínios brasileiros podem ajudar o Rio Grande do Sul de...

Saiba todos os cargos e funções dentro de um condomínio

Uma parte importante da gestão de funcionários está na organização das...

6 conselhos para garantir a harmonia da comunidade durante as festas de fim de ano

À medida que nos preparamos para receber as festas de fim de ano de...

Assédio moral entre vizinhos no condomínio: como evitar e como resolver?

Assédio moral entre vizinhos no condomínio é uma situação comum que pode...

Como escrever uma carta educada para vizinho barulhento? Veja o modelo gratuito

Procurando um modelo de carta educada para vizinho barulhento? Continue...

O cônjuge do proprietário do apartamento pode ser síndico do condomínio?

Sim, a esposa ou marido da pessoa proprietária do apartamento pode se...

Construção irregular do vizinho: veja como agir da maneira correta

Construção irregular do vizinho pode resultar em muitos problemas. Abalos...

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de condomínio e as responsabilidades sobre o seu pagamento

Você sabia que o seguro de condomínio é não apenas importante, mas também...

Cartaz sobre a Páscoa: baixe um modelo gratuito para usar no seu condomínio

Com o feriado se aproximando, muitos condomínios buscam formas de decorar...

Carnaval no condomínio: confira as principais dicas de segurança

Quem paga pelos danos causados no condomínio no Carnaval? Neste artigo,...

Carnaval no condomínio: confira as principais dicas de segurança

Quem paga pelos danos causados no condomínio no Carnaval? Neste artigo,...

6 conselhos para garantir a harmonia da comunidade durante as festas de fim de ano

À medida que nos preparamos para receber as festas de fim de ano de...

Dicas práticas para cuidar da comunidade durante a pandemia de COVID-19

Na última semana, a realidade dos brasileiros foi alterada. O avanço dos...

Como o seu condomínio pode ajudar o RS de maneira responsável?

Como os condomínios brasileiros podem ajudar o Rio Grande do Sul de...

Como escrever uma carta educada para vizinho barulhento? Veja o modelo gratuito

Procurando um modelo de carta educada para vizinho barulhento? Continue...

Dicas de Segurança Residencial

A violência e falta de segurança vêm aumentado constantemente, e isso...

Recebi uma notificação indevida do meu condomínio. O que fazer?

É natural se sentir frustrado e preocupado quando recebemos uma...

Condômino antissocial: o que é, como lidar com ele e o que diz a legislação

Um condômino antissocial é alguém que age contra a comunidade e em...

Portaria de Condomínio Online

A portaria de condomínio é o ponto mais importante para a segurança em...

Como decorar o condomínio para a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo já começou e, para entrar no clima de torcida pelo país,...

Coronavírus no condomínio? Saiba como prevenir e evitar

Os casos do novo Coronavírus no Brasil continuam crescendo: até...

Como o grupo de WhatsApp em condomínio pode ajudar ou atrapalhar a comunicação do síndico

Um grupo de WhatsApp em condomínio pode ser uma excelente ferramenta de...

Assédio moral entre vizinhos no condomínio: como evitar e como resolver?

Assédio moral entre vizinhos no condomínio é uma situação comum que pode...

É permitido proibir cachorros no apartamento? Veja aqui

A proibição de cachorro em apartamento é permitida? Neste artigo, você...

Dicas de Segurança Residencial

A violência e falta de segurança vêm aumentado constantemente, e isso...

Como o seu condomínio pode ajudar o RS de maneira responsável?

Como os condomínios brasileiros podem ajudar o Rio Grande do Sul de...

Construção irregular do vizinho: veja como agir da maneira correta

Construção irregular do vizinho pode resultar em muitos problemas. Abalos...

Entenda o que faz uma administradora de condomínios

A administração de um condomínio pode ser comparada ao gerenciamento de...

Como escrever uma carta educada para vizinho barulhento? Veja o modelo gratuito

Procurando um modelo de carta educada para vizinho barulhento? Continue...

Como deve ser a lixeira de um condomínio? Veja o que diz a legislação sobre este assunto

Como deve ser a lixeira de um condomínio? Neste artigo, você confere as...

O cônjuge do proprietário do apartamento pode ser síndico do condomínio?

Sim, a esposa ou marido da pessoa proprietária do apartamento pode se...

Isolamento social: aumento de visitas em condomínios após forte baixa nas primeiras semanas da pandemia

Apesar das recomendações de isolamento social, nem todo mundo está saindo...

O que diz a legislação sobre animais em condomínio? Veja todas as regras

Se você é um amante de pets e vive em comunidade, é fundamental...

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de condomínio e as responsabilidades sobre o seu pagamento

Você sabia que o seguro de condomínio é não apenas importante, mas também...

Pontos positivos de morar em casa em condomínio

Se você está procurando por uma nova residência, seja para ser a sua...

Saiba todos os cargos e funções dentro de um condomínio

Uma parte importante da gestão de funcionários está na organização das...

Entenda o que faz uma administradora de condomínios

A administração de um condomínio pode ser comparada ao gerenciamento de...

Quem escolhe a administradora do condomínio? Entenda!

A lista de tarefas em um condomínio pode parecer infinita: convocar para...

Como o grupo de WhatsApp em condomínio pode ajudar ou atrapalhar a comunicação do síndico

Um grupo de WhatsApp em condomínio pode ser uma excelente ferramenta de...

Isolamento social: aumento de visitas em condomínios após forte baixa nas primeiras semanas da pandemia

Apesar das recomendações de isolamento social, nem todo mundo está saindo...

O que diz a legislação sobre animais em condomínio? Veja todas as regras

Se você é um amante de pets e vive em comunidade, é fundamental...

Dicas práticas para cuidar da comunidade durante a pandemia de COVID-19

Na última semana, a realidade dos brasileiros foi alterada. O avanço dos...

Gemidos sexuais no condomínio: como o síndico deve lidar com esta situação?

A convivência em condomínio pode ser desafiadora em vários aspectos, e um...

Cartaz sobre a Páscoa: baixe um modelo gratuito para usar no seu condomínio

Com o feriado se aproximando, muitos condomínios buscam formas de decorar...

Condômino inadimplente pode participar de assembleia? Veja o que diz a legislação

Viver em um condomínio pode ser um desafio em diversos aspectos....

Saiba todos os cargos e funções dentro de um condomínio

Uma parte importante da gestão de funcionários está na organização das...

O que pode e o que não pode no condomínio durante a pandemia?

Nas últimas semanas, os governos estaduais e municipais pelo Brasil...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *