Retrospectiva 2020 dos condomínios: não deixe o ano acabar sem ler

Com certeza podemos dizer que o ano de 2020 foi, no mínimo, impactante. Não há uma cidade sequer que não tenha tido sua rotina afetada devido à pandemia do Covid-19, o novo coronavírus.

Visto que este foi um ano bastante atribulado, optamos por montar uma retrospectiva mostrando o que aconteceu ao longo dos meses. Assim, você fica sabendo de tudo o que acabou impactando diretamente na vida em comunidade e, da mesma forma, no trabalho do síndico.

Leia agora a retrospectiva de 2020:

Janeiro e Fevereiro
Março e Abril
Maio e Junho
Julho e Agosto
Setembro e Outubro
Novembro e Dezembro

Janeiro e Fevereiro

Para muitos condomínios, esse período é voltado para o planejamento do ano. Seja realizando a eleição do síndico, votando a previsão orçamentária ou preparando a assembleia para as mudanças porvir.

 

Março e Abril

Logo após os primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus no país, março foi o mês em que os números apenas cresceram. De acordo com dados da imprensa, até o final do mês haviam aproximadamente 6 mil casos confirmados no Brasil.

Essa realidade afetou as nossas vidas como um todo, especialmente dentro dos condomínios. A maior parte das notícias que divulgamos aqui no blog da TownSq ao longo dos meses de março e abril foram relacionadas à pandemia: como prevenir a propagação do vírus, solidariedade em tempos de crise, e a adaptação à nova realidade que as circunstâncias exigiram.

Confira os artigos de março e abril:

Apesar de serem artigos escritos e publicados levando em consideração a situação do momento, os ensinamentos certamente poderão ser aplicados a todo e qualquer momento. Seja por segurança ou mesmo por facilidade, como é o caso da reunião de assembleia virtual ou dicas para o home office

Por causa das recomendações dos órgãos de saúde, aplicativos para condomínios, como o TownSq, facilitaram a comunicação dentro dos condomínios apesar do isolamento social.

Graças à tecnologia TownSq, atividades básicas puderam continuar ocorrendo mesmo em meio ao isolamento. Deste modo, condôminos puderam continuar informados, bem como síndicos não precisaram se expor para continuar trabalhando e dando suporte aos moradores.

Além disso, foram desenvolvidas funcionalidades novas específicas para o momento da pandemia, como a possibilidade de o síndico bloquear as reservas de salões de festas e muito mais.

 

Maio e Junho

Como realizar reunião virtual de assembleia

Em maio, ainda estávamos praticando o isolamento social ao redor do país. Porém, já era possível perceber as mudanças nos hábitos das comunidades devido ao contexto de vida do momento.

Uma tarefa importante nesse período foi a de instruir o síndico a lidar com conflitos e problemas de comportamento entre vizinhos. Apesar de essencial para o cargo, esse tipo de conhecimento se tornou ainda mais necessário em um momento em que a comunidade tem passado um maior tempo dentro de suas casas e apartamentos.

Logo no início de junho, foi a Lei 14.010, que afeta a realização de reuniões virtuais de assembleia, o mandato dos síndicos e a prestação de contas.

Ainda, muitos profissionais da área condominial resolveram aproveitar o ano para alavancar a carreira. No mês de junho, a TownSq lançou o curso 100% online Síndico Profissional TownSq: O Novo Empreendedor de Sucesso, focado na abordagem comercial do síndico, com conteúdos na área do marketing digital, técnicas de venda e muito mais.

 

Julho e Agosto

Com a chegada do inverno, nos unimos à ação solidária da Campanha do Agasalho, arrecadando mais de 400 mil peças de roupas quentes, cobertores e sapatos.

Ainda, nos meses de julho e agosto foi possível contabilizar as mudanças no comportamento dos moradores de condomínios. Para diminuir as chances de contágio, os brasileiros optaram pela entrega de produtos através da internet, fazendo decolar o número de entregas realizadas nas portarias.

Focando na ampliação e profissionalização do mercado condominial brasileiro, lançamos em agosto o curso online de Gestão Condominial de Resultado, com as orientações necessárias para que o Síndico entregue resultados nos condomínios onde atua e atuará.

Para exemplificar a quantidade de pessoas que buscaram melhorar sua posição no mercado, a TownSq capacitou cerca de 300 síndicos ao longo da pandemia. Ou seja, são 300 profissionais que estão prontos para melhorar a vida em condomínio país afora.

Setembro e Outubro

Reabertura de condomínios em meio à pandemia como fazer

Enquanto algumas regiões ainda mantém as regras de distanciamento social, outras partes do Brasil já se preparavam para o retorno à vida normal. Além de reabrir o comércio, a abertura do condomínio em meio à pandemia também foi pauta destaque na época.

No mesmo período, foi muito debatido o PL 2510/2020, medida que determina que síndicos e moradores devem notificar as autoridades em caso de situação de violência doméstica contra mulheres dentro do condomínio.

 

Novembro e Dezembro

Enfim, chegamos a etapa final do ano de 2020. Depois de vários momentos distintos ao longo da pandemia, o início de novembro foi marcado pela divulgação dos números de pessoas que resolveram fazer obras e reformas em suas casas e apartamentos durante o distanciamento social.

Por outro lado, os últimos meses do ano também servem para conferir se os condomínios necessitam de algum tipo de manutenção ou preparo especial antes da chegada do verão.

E esses foram os destaques deste ano! Apesar das dificuldades que nos apresentou, 2020 possibilitou que métodos e prioridades fossem repensados. E, assim, melhorar a vida em comunidade continuou sendo uma prioridade.

Muito obrigado por acompanhar os nossos conteúdos aqui no blog da TownSq! Nos vemos no próximo ano. 💚 #JuntosVivemosMelhor

O que mais você quer saber sobre o mundo dos condomínios ou do trabalho do síndico?

Deixe sua sugestão de tema nos comentários. Quem sabe o seu pedido pode se tornar um dos nossos artigos no próximo ano. 😊

Scroll Up