Coronavírus e a solidariedade: como ajudar seus vizinhos em tempos de isolamento

Você já deve ter escutado inúmeras vezes nos últimos dias: “fique em casa”. A campanha pelo isolamento da população, a qual tenta evitar a proliferação do Coronavírus, tem caráter também solidário. Mas você sabe por quê?

Grande parte dos contaminados pelo COVID-19, principalmente os mais jovens, não apresenta sintomas. Assim, acabam o disseminando o vírus sem perceber, aumentando a probabilidade de contágio de outras pessoas, em especial os grupos de risco, como os idosos por exemplo. Ficar em casa significa colaborar para diminuir esses números. Entre os cuidados necessários para tornar o isolamento eficiente estão:

– Deixar na porta sapatos e roupas usadas na rua ou em um ambiente separado na entrada;

– Lavar as mãos ou aplicar álcool gel com frequência;

– Higienizar a tela do celular após contato com superfícies compartilhadas ou rosto;

– Lavar as mãos por um período de 15 a 20 segundos;

– Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

– Manter os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhar objetos pessoais.

Além dos cuidados pessoais, a sua solidariedade no período de quarentena pode ser expressada de outras maneiras. No mundo todo, muita gente se deu conta de que seus vizinhos do grupo de risco (idosos ou pessoas com algum tipo de problema de saúde), só conseguiriam seguir as indicações de quarentena com alguma ajuda. Por isso, pessoas em bom estado de saúde têm se oferecido para buscar mantimentos e medicamentos para vizinhos da terceira idade, evitando assim a sua exposição ao vírus. 

Para quem tem TownSq App no condomínio, fica ainda mais fácil propor esse tipo de ação utilizando os recursos do aplicativo. O síndico pode publicar uma circular convidando os mais jovens a contribuírem, enquanto fórum do TownSq é um canal em que os vizinhos têm mostrado que essas ações estão tomando cada vez mais força com resultados positivos. 

No seu condomínio, a administração ou os moradores estão criando iniciativas solidárias para enfrentar a quarentena do Coronavírus?

Scroll Up