Home office: 6 dicas para trabalhar de casa durante a quarentena

A pandemia do Coronavírus fez com que o home office, formato de trabalho em que o escritório fica em casa, se tornasse a única opção para que muita gente pudesse seguir trabalhando. A necessidade de isolamento pegou bastante gente de surpresa, inclusive quem nunca havia experimentado realizar o expediente sem sair do lar. 

Para que esse período de mudanças e adaptação não comprometa a qualidade do seu trabalho ou a sua saúde, é importante tomar alguns cuidados nessa nova rotina. Selecionamos 6 dicas que vão ajudar você a viver esse período no melhor escritório que a (sua) casa oferece.

 

1 – Se possível, escolha um espaço só para o trabalho. Nem todas as casas oferecem cômodos suficientes para que você possa montar um escritório privado, mas escolher o ambiente menos movimentado da casa já é de grande ajuda para evitar distrações. E, a não ser que seja sua única opção, trabalhe longe de lugares que geralmente estão ligados a descanso ou lazer, como a cama e o sofá. Eles prejudicam a produtividade e a coluna. Uma mesa na altura certa e uma boa cadeira têm muito valor. 

 

2 – Determine horários. Não é porque o escritório virou a sua casa que você não precisa mais cumprir o horário do expediente. Pelo contrário: estabelecer as janelas de tempo em que você vai trabalhar e descansar ajuda você a se manter produtivo(a), principalmente se você conseguir planejar as horas que vai dedicar a cada atividade. 

 

3 – Concentre-se, mas faça intervalos. Ainda não sabemos quanto tempo a quarentena vai durar no Brasil, portanto é importante tornar esse período o mais leve possível. Levante-se, faça alongamentos, alimente-se, circule um pouco pela casa, beba água e, é claro, lave as mãos. Fale com outras pessoas por mensagem, ligação ou até com os vizinhos pela janela. Tente ter uma rotina normal, porém isolada. 

 

4 – Tire o pijama. Você não está de férias. Não é porque seus colegas não estão na mesa ao lado que trabalhar de samba-canção é aceitável, não é?! Levante-se com tempo suficiente para tomar banho, se vestir, tomar café da manhã e realizar qualquer outra rotina que costuma fazer antes de sair de casa. Quando terminar, não vai nem precisar encarar  trânsito para chegar no seu emprego.

 

5 – Converse com o seu time. Trabalhar de casa não precisa ser sintoma de solidão. Inclusive, é importante lutar contra ela e estimular a união entre os colegas, mesmo de longe. Por isso, incentive os colaboradores a fazer reuniões por videoconferências, não apenas ligações. Interaja com quem está no mesmo time que você: tire dúvidas, pergunte como estão – se aproxime, do jeito que é possível agora! 

 

6 – Planeje o dia das crianças. Se você tem filho(s), deve estar encarando o desafio de trabalhar em casa e ainda cuidar das crianças, que estão com as aulas suspensas em todo o país. Para tornar esse malabarismo um pouco mais fácil, planeje as atividades das crianças com antecedência e informe a elas pela manhã. Criando essa rotina, você aumenta as chances de manter elas no roteiro que vocês combinaram para aquele dia. 

Para mais dicas de como lidar com as crianças em casa na quarentena, clique aqui.

Scroll Up