Condomínios no litoral enfrentam vários desafios, ajudamos você com dois

por | jan 29, 2020 | Obras e Manutenções

Um condomínio na praia é diferente de outro na cidade, não somente pelas paisagens, mas principalmente pela circulação de moradores, que geralmente aumenta durante o verão. Gerenciar um condomínio com essas particularidades exige cuidado com manutenção e com a comunicação entre moradores e síndico. Assim, preparamos algumas dicas para ajudar o síndico em seu trabalho.

Como melhorar a comunicação no condomínio?

Em um dos condomínios onde Nils Pereira atua como síndico profissional, em Capão da Canoa, a circulação no prédio aumenta em até 90% no verão. Nesse contexto, a comunicação se apresenta como um desafio importante. Os métodos tradicionais de contato entre moradores e síndico, baseadas no papel e na visita, se tornam menos eficazes. 
A solução tecnológica já existe, através do aplicativo TownSq. Quem também atua no litoral e utiliza o app em um de seus condomínios é o síndico Cristiano Lima. A função de agendamento de espaços, por exemplo, é citada pelo síndico como uma solução entregue pela TownSq que faz diferença no convívio em comunidade. Não é atoa que esse condomínio, o primeiro da TownSq, está conosco desde 2014.
Além da funcionalidade de agendamento, é possível também estabelecer uma comunicação privada entre síndico e moradores. Outra funcionalidade é a abertura de chamados pelo app, caso o morador note a necessidade de reparos ou outras intervenções no condomínio.
E o que fazer com a circular em um condomínio onde a maioria dos moradores não está presente em boa parte do ano? Colocar em um aplicativo de comunicação online. No TownSq, o síndico consegue repassar informações importantes aos condôminos a qualquer momento.

Como manter uma piscina no verão?

Muitos condomínios no litoral possuem piscina. E como seu uso geralmente aumenta nesse período, os cuidados devem ser redobrados. Conversamos com Samuel Marocco, responsável químico na Hidrotec Piscinas, em busca de informações sobre as principais manutenção realizadas em piscinas. Seguem abaixo algumas dicas para programar as tarefas necessárias:

Diariamente

A filtragem é uma manutenção essencial para o uso da piscina. Portanto, deve ser realizada diariamente. Em piscinas de tamanho médio, geralmente o caso de piscinas no litoral, o processo não pode durar mais que oito horas.

A cada 48h

O cloro é o material químico que elimina as partículas orgânicas existentes na água. Antes da sua aplicação, é preciso medir a quantidade de cloro livre presente, em uma escala de zero a cinco ppm (partículas por milhão). Idealmente, o nível de cloro deve estar entre 1 e 3 ppm. Se estiver abaixo disso, é preciso aplicar o cloro. Para piscinas de porte médio, deve ser utilizado o cloro granulado, aplicando 5 gramas para cada metro cúbico. O produto deve ser diluído em água fora da piscina e aplicando em diferentes pontos dela. O efeito acontece gradativamente em até 3 horas, sendo recomendada a aplicação durante a noite.

Quando a água estiver verde

É preciso aumentar a quantidade de cloro aplicado, em um processo chamado de supercloração. A quantidade original de cloro granulado aplicado (5g/m³) deve ser duplicada ou triplicada, dependendo da situação da água. Uma vez aplicado o produto, orientamos a utilização da piscina somente quando o nível de cloro houver estabilizado entre 1 e 3 ppm. O processo pode ser realizado também quando houver muita água de chuva.

Uma vez por semana

Meça o pH da água. Idealmente, o nível deve estar entre 7.2 e 7.6. Abaixo de 7.2, a água encontra-se em estado ácido, o que pode causar irritação na pele e ajudar na proliferação de partículas orgânicas, uma vez que atrapalha a ação do cloro, por exemplo. Para elevar a níveis aceitáveis, aplica-se a soda barrilha, em maneira semelhante ao cloro: diluindo em água e aplicando em diferentes pontos da piscina. Agora, se o nível de pH encontra-se acima de 7.6, a água está em estado alcalino, o que pode significar coloração turva e menor efeitos dos produtos químicos presentes. Nesse caso, utiliza-se ácido muriático para diminuir o pH.

O algicida deve ser aplicado semanalmente também. Este produto elimina as algas presentes na água. Importante observar a coloração dessas algas, pois esse é o indicativo da quantidade de algicida a ser aplicada. Algas verdes e amarelas são eliminadas utilizando de 3 a 5 mL do algicida. Se houverem algas pretas, é necessário fechar a piscina e aumentar a dose do produto para 10 mL. Em ambos os casos, é preciso retirar manualmente a sujeira ao final do processo e impedir a utilização da piscina por 12 horas. Lembramos que o algicida deve ser utilizado na água somente em um nível de cloro menor que 2 ppm.
Por último, indica-se a realização da retrolavagem semanalmente. Essa é uma manutenção que não precisa de produtos e materiais externos, ela é realizada pelo equipamento da piscina. Tudo começa fechando o retorno. Em seguida, o sistema de filtração deve ser desligado e o registro que joga água fora aberto. Se o filtro possui um visor, é preciso ficar de olho nele durante o processo, para detectar o momento no qual a coloração da água estiver transparente, indicando que o processo deve ser encerrado. Por último, deixe o equipamento na opção enxágue por até 1 minuto. 

Mensalmente

O processo de clarificação é responsável por deixar a água da piscina mais limpa e deve ser realizado mensalmente. Se a água estiver em uma coloração um pouco diferente da esperada, indica-se a aplicação 5 ou 6  mL de produto clarificador para cada litro de água. Agora, se houver uma coloração escura na água, é preciso realizar decantação, uma versão mais robusta da clarificação. Nesse processo, a quantidade de produto de aplicado na água deve aumentar para 15 mL para cada litro. O produto clarificador em questão é encontrado nas versões líquido e pó. Indicamos a utilização do primeiro, pois o segundo pode prejudicar a piscina.  

Sempre que houver sujeira

É preciso realizar a aspiração. A manutenção é relativamente simples e existem equipamentos para ajudar no processo. E, dependendo do estado da água ao final da aspiração, ela pode ser reaproveitada, se houver pouca sujeira.

Cuidado com produtos químicos

O efeito de todos esses produtos na água da piscina pode ser afetado se aplicados ao mesmo tempo no mesmo lugar. O cloro impossibilita o efeito do algicida, por exemplo. Samuel indica um intervalo de 15 min entre a utilização dos produtos e a aplicação dos mesmos em diferentes pontos da piscina.
O manuseio desses produtos também deve ser acompanhado de cuidado. Evite deixá-los em locais com alta temperatura e próximo do alcance de crianças. No momento da aplicação na piscina, o profissional deve seguir as instruções presentes no rótulo do produto e utilizar equipamentos de proteção: máscara, luvas e óculos.

Esperamos ter ajudado com essas dicas, lembrando que existem profissionais especializados no cuidado de piscinas disponíveis para consultoria. Sabemos que todos os condomínios, seja no litoral, na cidade ou campo enfrentam desafios próprios e universais ao mesmo tempo. Então, mande suas dúvidas aqui e vamos juntos facilitar sua experiência como síndico profissional.

Relacionados

Manutenção de para-raios: como funciona e qual é sua importância?

No Brasil, as chances de ser atingido por um raio são maiores do que...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Autorização para obras em condomínio: o que é e como solicitar?

Viver em um condomínio traz consigo inúmeras vantagens, como segurança,...

Piscina do condomínio: cuidados na hora de fazer a manutenção

A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento da procura nessa época, e é um dos ambientes que requer maior cuidado e revisão antes da utilização.

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Por que contratar uma empresa para a limpeza da fachada do seu edifício?

Imóveis comerciais geralmente têm fachadas limpas e bem cuidadas. O...

7 dicas para planejar obras e reformas no condomínio

Obras no condomínio são sempre motivo de dor de cabeça. Começando pela...

Poço artesiano em condomínio: entenda como funciona

Investir em poços artesianos se tornou uma opção para condomínios que...

Como preparar o condomínio para a temporada de verão?

O final do ano já está quase aí! E, com ele, chega também a temporada de...

Obras no condomínio: o que você precisa saber sobre a NBR 16280

Vivemos em uma época onde o número de condomínios apenas cresce. Sendo...

Saiba como agir em caso de obras irregulares no condomínio

Procurando saber como embargar uma obra em condomínio? Veja neste artigo...

Por que contratar uma empresa para a limpeza da fachada do seu edifício?

Imóveis comerciais geralmente têm fachadas limpas e bem cuidadas. O...

Manutenção de inverno no condomínio: o que observar?

O dia 21 de junho marcou o início da época mais fria do ano: o inverno. E...

Como fazer a limpeza da caixa d’água do condomínio?

Essencial para a vida humana, a água é um recurso fundamental para manter...

Inspeção predial: o que você precisa saber sobre a NBR 16.747

Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP), esse é um documento que todo o...

Manutenção do condomínio: 7 coisas que você não pode esquecer

A manutenção do condomínio é uma grande preocupação do síndico e, com ela, acidentes são evitados, garantindo a segurança dos moradores do prédio. Para ajudar nessa luta diária de todo síndico, separamos uma lista de cuidados com a manutenção que você não pode esquecer. Confira!

Poço artesiano em condomínio: entenda como funciona

Investir em poços artesianos se tornou uma opção para condomínios que...

Cuidados com infiltrações e impermeabilização no condomínio

Infiltração e impermeabilização são dois assuntos que sempre causam...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

7 dicas para planejar obras e reformas no condomínio

Obras no condomínio são sempre motivo de dor de cabeça. Começando pela...

Piscina do condomínio: cuidados na hora de fazer a manutenção

A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento da procura nessa época, e é um dos ambientes que requer maior cuidado e revisão antes da utilização.

Saiba como agir em caso de obras irregulares no condomínio

Procurando saber como embargar uma obra em condomínio? Veja neste artigo...

Obras em condomínios e manutenções periódicas

Muitos síndicos quando assumem o cargo têm dificuldade em saber quais...

Manutenção de inverno no condomínio: o que observar?

O dia 21 de junho marcou o início da época mais fria do ano: o inverno. E...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Inspeção predial: o que você precisa saber sobre a NBR 16.747

Laudo Técnico de Inspeção Predial (LTIP), esse é um documento que todo o...

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Reforma em apartamento: tudo o que você precisa saber

Além de resultar em medidas de distanciamento social e alterar a rotina...

Por que contratar uma empresa para a limpeza da fachada do seu edifício?

Imóveis comerciais geralmente têm fachadas limpas e bem cuidadas. O...

Infiltração no apartamento: dicas práticas de como resolver

Infiltração no apartamento é um dos principais vilões para os moradores...

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Manutenção do condomínio: 7 coisas que você não pode esquecer

A manutenção do condomínio é uma grande preocupação do síndico e, com ela, acidentes são evitados, garantindo a segurança dos moradores do prédio. Para ajudar nessa luta diária de todo síndico, separamos uma lista de cuidados com a manutenção que você não pode esquecer. Confira!

Poço artesiano em condomínio: entenda como funciona

Investir em poços artesianos se tornou uma opção para condomínios que...

Autorização para obras em condomínio: o que é e como solicitar?

Viver em um condomínio traz consigo inúmeras vantagens, como segurança,...

Limpeza de Caixa D’água: entenda a importância para prédios e condomínios

É muito importante mantermos a qualidade da água que consumimos em casa....

Por que contratar uma empresa para a limpeza da fachada do seu edifício?

Imóveis comerciais geralmente têm fachadas limpas e bem cuidadas. O...

Manutenção de inverno no condomínio: o que observar?

O dia 21 de junho marcou o início da época mais fria do ano: o inverno. E...

Individualização de água: guia completo e atualizado

Em época de crise e de racionamento de água, síndicos precisam buscar...

Cuidados com infiltrações e impermeabilização no condomínio

Infiltração e impermeabilização são dois assuntos que sempre causam...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Manutenção de inverno no condomínio: o que observar?

O dia 21 de junho marcou o início da época mais fria do ano: o inverno. E...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Piscina do condomínio: cuidados na hora de fazer a manutenção

A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento da procura nessa época, e é um dos ambientes que requer maior cuidado e revisão antes da utilização.

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Poço artesiano em condomínio: entenda como funciona

Investir em poços artesianos se tornou uma opção para condomínios que...

7 dicas para planejar obras e reformas no condomínio

Obras no condomínio são sempre motivo de dor de cabeça. Começando pela...

Segurança do condomínio: mantenha as manutenções em dia e evite acidentes

Você sabia que a segurança do condomínio vai além das grades e câmeras de...

Individualização de água: guia completo e atualizado

Em época de crise e de racionamento de água, síndicos precisam buscar...

Obras em condomínios e manutenções periódicas

Muitos síndicos quando assumem o cargo têm dificuldade em saber quais...

Manutenção de inverno no condomínio: o que observar?

O dia 21 de junho marcou o início da época mais fria do ano: o inverno. E...

Preso no elevador: saiba o que fazer quando estiver nessa situação!

Quem é claustrofóbico e até mesmo quem não sofre com lugares totalmente...

Manutenção do condomínio: 7 coisas que você não pode esquecer

A manutenção do condomínio é uma grande preocupação do síndico e, com ela, acidentes são evitados, garantindo a segurança dos moradores do prédio. Para ajudar nessa luta diária de todo síndico, separamos uma lista de cuidados com a manutenção que você não pode esquecer. Confira!

Cuidados com infiltrações e impermeabilização no condomínio

Infiltração e impermeabilização são dois assuntos que sempre causam...

Dicas para economizar água no seu condomínio

Todos nós sabemos como a água é essencial para o nosso dia a dia. Ela...

Vazamento de Gás: Como evitar!

Uma explosão em apartamento causada pelo vazamento de gás atingiu todos...

Manutenção de para-raios: como funciona e qual é sua importância?

No Brasil, as chances de ser atingido por um raio são maiores do que...

Reforma em apartamento: tudo o que você precisa saber

Além de resultar em medidas de distanciamento social e alterar a rotina...

Individualização de água: guia completo e atualizado

Em época de crise e de racionamento de água, síndicos precisam buscar...

Recomendados para Você

Piscina do condomínio: cuidados na hora de fazer a manutenção

A piscina é, sem dúvidas, o espaço mais concorrido e de maior aumento da procura nessa época, e é um dos ambientes que requer maior cuidado e revisão antes da utilização.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *