Dicas para escolher terreno em condomínio fechado

Comprar terrenos em condomínio fechado é uma opção cada vez mais popular, principalmente entre as famílias e pessoas que querem ter um modo de vida mais tranquilo.

Isso porque os lotes em condomínio fechado permitem não apenas que você construa a casa dos seus sonhos, mas que você conte com todas as vantagens de viver neste tipo de empreendimento, como:

  • Viver uma vida tranquila como a das pessoas que vivem o interior, mas com todas as opções de comércio, serviços e entretenimento de uma cidade grande;
  • Ter contato com os vizinhos, criando laços e amizades;
  • Ter toda a liberdade de viver em uma casa espaçosa, mas com tanta segurança e praticidade quanto em um edifício de apartamentos;
  • Contar com uma infraestrutura impressionante, que muitas vezes inclui playground, quadra, churrasqueira, salão de festas, academia, piscina e muito mais, pagando apenas a parte que te corresponde do rateio das despesas.

Nesse post, você encontra dicas para procurar terrenos em condomínio fechado à venda, de modo a fazer a melhor escolha possível em termos de investimento e qualidade de vida. Confira!

Antes de comprar terrenos em condomínio, é bom ter uma ideia do que vai construir

Antes de começar a procurar lotes em condomínio fechado à venda, é importante começar a colocar as ideias da construção no papel.

Nessa hora, seja realista: com certeza todos adorariam ter uma jacuzzi com vista para uma bela paisagem, mas será que isso cabe no seu orçamento?

Ter essa projeção é importante por questões estruturais: cada terreno tem sua particularidade. Dependendo do estilo de construção que você pretende erguer, o lote pode ter que passar por adaptações – o que encarece bastante o projeto.

Além disso, antes de começar a busca você precisa ter um orçamento em mente. Tenha como base o valor de um metro quadrado médio, que é definido pelo padrão da construção (regular, médio ou alto) e o local onde você vive.Por exemplo: a região mais barata para construir no Brasil é o Nordeste, onde o metro quadrado sai por R$ 949, em média. Já a região Sudeste é a mais cara, com um custo médio de R$ 1.077 por metro quadrado. A qualidade dos materiais podem fazer esses números flutuarem bastante!

Com orçamento e projeto em mente, é hora de gastar as solas dos sapatos e começar a busca.

Alguns lotes em condomínio fechado têm restrições para os projetos

Dicas para escolher o melhor terreno em condomínio fechado

Não é raro que condomínios fechados exijam uma certa padronização das casas.

Viver em condomínio significa abrir mão de algumas coisas em prol do bem estar coletivo. Todas as regras a serem cumpridas pelos condôminos ficam registradas no regimento interno do condomínio.

Geralmente, há regras a respeito de barulho, trajes usados na áreas comuns, por exemplo. Mas quem vai buscar lotes em condomínio fechado precisa se informar a respeito de um fator em particular: eventuais especificações das construções dentro do empreendimento. Não é raro que essas delimitações existam com o objetivo de garantir uma boa estética e o bem estar de todos os moradores.

As regras podem afetar diversos aspectos, como:

  • Demarcação dos lotes: se as unidades podem contar com muros ou grades próprias ou não;
  • Cores das casas: alguns empreendimentos têm uma paleta de cores pré-definida;
  • Quantidade de pavimentos das casas: não é raro que alguns empreendimentos forcem os proprietários dos terrenos a ter uma casa com, pelo menos, dois pavimentos.

Fique tranquilo: essas especificações raramente inviabilizam a construção da casa dos seus sonhos. Na pior das hipóteses, você vai precisar ajustar um pouco o projeto para que ele se encaixe nas normas.Nem pense em tentar passar por cima das regras. Toda e qualquer construção deve ser aprovada pelo condomínio antes de começar.

Conferir o zoneamento da região é essencial

Você com certeza já notou que, em algumas regiões da sua cidade, os prédios altos predominam, enquanto outros bairros são majoritariamente horizontais. Isso acontece por causa da Lei de Zoneamento e Uso do Solo local. De modo a tornar a cidade organizada, a Prefeitura determina o que pode e o que não pode ser construído em cada bairro.

Fique atento: às vezes, um único bairro pode ter mais de um zoneamento. É por isso que os estabelecimentos comerciais, muitas vezes, se limitam a poucas vias de mais movimento.

Por que isso é importante na hora de procurar terrenos em condomínio fechado à venda? Simples: o seu projeto deve estar de acordo com o que diz a lei, do contrário, você não conseguirá o alvará para a construção. Por exemplo: enquanto em um bairro o limite para a área construída é o dobro da área total do terreno, em outro, pode ser o triplo. Também pode ser que haja limitações quanto à quantidade de pavimentos que sua casa pode ter.

O uso do solo também merece atenção. Ele estabelece a área de vegetação que deverá ser mantida no terreno, de modo a absorver a água da chuva e evitar inundações. Novamente, o descumprimento pode barrar o seu alvará, gerar uma multa e a obrigatoriedade de correção.

Confira a valorização da região

Comprar um imóvel não é meramente escolher onde você vai morar, mas sim  fazer um investimento. Afinal, se você vai financiar a longo prazo, é bom que você tenha retorno caso opte por vender o imóvel alguns anos depois.

Portanto, confira a tendência de valorização da região na qual você pretende comprar seu terreno em condomínio fechado. Você pode fazer consultar  sites especializados, conversar com quem mora na região há mais tempo ou, consultar o valor de imóveis com padrão similar ao que você pretende construir.

Atualmente, a atenção das incorporadoras está voltada a bairros um pouco mais afastados do centro da cidade, e, consequentemente, com um valor por metro quadrado mais baixo. Mas não se preocupe: com a saturação das zonas cêntricas e seus altos preços, a tendência é que a procura por outras regiões aumente – o que significa valorização.

Texto em parceria com o Portal Chaves na Mão.

Scroll Up