Condomínio sustentável: carros elétricos e outras alternativas

por | mar 4, 2021 | Inovação

Já faz tempo que a ideia de um condomínio sustentável deixou de ser algo do futuro. A realidade é que o mercado condominial brasileiro tem buscado cada vez mais alternativas que priorizam práticas sustentáveis em prol do meio ambiente e da qualidade de vida dos moradores, além de reduzir os custos da gestão.
Seguindo uma tendência mundial, certas regiões do país já estão aprovando normas e regras que colocam a sustentabilidade em destaque na rotina do condomínio. Um exemplo disso é a Lei 17.336 em São Paulo a respeito do carregamento de carros elétricos.
Visando informar os síndicos e demais integrantes da comunidade condominial, montamos este artigo atualizado sobre sustentabilidade no condomínio. Aqui, vamos abordar algumas alternativas que podem ser colocadas em prática ao deixar seu condomínio sustentável, sem ignorar a redução de custos.
Em seguida, você irá aprender sobre:

O que é um condomínio sustentável?

Por que um condomínio deve ser sustentável?

Carros elétricos em condomínios – Lei 17.336 em São Paulo

Carros elétricos em condomínios – no restante do país

Outras ideias inovadoras para sustentabilidade no condomínio

Por que o síndico deve entender de condomínios sustentáveis?

O que é um condomínio sustentável?

Quando falamos sobre condomínios sustentáveis, o primeiro passo que precisamos dar é compreender o que significa o termo.
Em seu princípio, sustentabilidade no condomínio significa desenvolver técnicas que buscam reduzir o impacto ambiental daquele empreendimento, tanto no dia a dia da administração quanto no momento da sua construção.
O Ministério do Meio Ambiente através do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) identifica impacto ambiental como qualquer forma de alteração no meio ambiente causada por atividades humanas, sejam elas diretas ou indiretas. 
Leia o Artigo 1º da Resolução CONAMA 001/86 do em sua integralidade abaixo:

Resolução CONAMA nº 1, de 23 de janeiro de 1986.
Art. 1º – Para efeito desta Resolução, considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:
            I – a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
            II – as atividades sociais e econômicas;
            III – a biota;
            IV – as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
            V – a qualidade dos recursos ambientais.

Confira o que diz a RESOLUÇÃO CONAMA Nº 001/86 por completo acessando o documento da norma. O documento aborda questões sobre áreas de proteção ambiental, comumente chamadas de áreas verdes.
Além da parte envolvendo o meio ambiente, o termo sustentabilidade em condomínio também pode referir-se à parte financeira e de recursos. Por exemplo, um condomínio sustentável também pode ser um condomínio cuja gestão sabe usar seus recursos financeiros e de pessoal de forma inteligente, gastando menos e produzindo mais.
Explicado o que é condomínio sustentável, continue lendo para entender formas e práticas sustentáveis que podem e, em determinados casos, devem ser aplicadas em sua gestão condominial.

Por que um condomínio deve ser sustentável?

Entendido o que significa um condomínio sustentável e como os órgãos governamentais definem impacto ambiental, talvez você esteja se perguntando: por que um condomínio precisa ser sustentável?

Resumidamente, um condomínio precisa ser sustentável devido à escassez de recursos naturais que existem no planeta.

No entanto, não podemos deixar de lado as questões econômicas. Além de bom para o meio ambiente, um empreendimento sustentável significa redução de custos a longo prazo para os condôminos e também indica a valorização do imóvel como um todo, conforme uma tendência já percebida no mercado.
Leia também:

Estudos mostram que sustentabilidade tem se tornado uma das principais preocupações do consumidor. Uma comprovação disso é uma pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com a Universidade de Yale, dos Estados Unidos. O estudo comprovou que 61% dos brasileiros se declararam muito preocupados com o meio ambiente. 
Provavelmente como reflexo disso, já é possível notar um aumento nas vendas de instalações para substituir a necessidade de energia elétrica no condomínio, como é o caso da energia solar. De acordo com a Agência Nacional de Energia (ANEEL), a taxa de instalações de unidades que permitem que o condomínio use energia solar para abastecer áreas comuns e privativas triplicou em 2019.
Somente no primeiro semestre de 2020, aumentou em 70% as instalações de equipamentos de energia solar quando comparado ao mesmo período no ano anterior. Os dados apenas comprovam que sustentabilidade tem sido um mercado lucrativo apesar da pandemia, não é mesmo?

Leia também:

Por outro lado, também existe outro motivo importante sobre porque um condomínio deve ser sustentável. Cada vez mais municípios e estados têm aprovado leis e normas que obrigam o investimento em práticas sustentáveis. E os condomínios não ficam de fora disso.
Um exemplo de norma governamental que afeta condomínios em termos de sustentabilidade é a Lei nº 17.336 em São Paulo que aborda o uso de veículos elétricos e híbridos, que emitem nenhum ou poucos gases poluentes como o dióxido de carbono (CO2).

Carros elétricos em condomínios – Lei 17.336 em São Paulo

Você sabia que condomínios de São Paulo são obrigados por lei a oferecer recarga de veículos elétricos? A determinação foi estabelecida pela Lei nº 17.336, aprovada em 30 de março de 2020.
Conforme a lei, condomínios residenciais e comerciais no município de São Paulo devem prever algum modo de recarga de veículos elétricos.
Em visão disso, empresas do ramo de energia sustentável têm auxiliado administradoras e condomínios a adaptarem-se à norma oferecendo instalação gratuita de pontos de recarga para carros elétricos e híbridos nas áreas comuns – como é o caso da Zletric, empresa parceira da TownSq e que oferece descontos para clientes TownSq Shopping.

“A experiência que geramos para o usuário é a que ele possa fazer seu deslocamento como fazia com o carro movido a gasolina, sem a preocupação de planejar uma recarga”, explica Pedro Schaan, CEO da Zletric.

Esse planejamento de recarga a qual Pedro se refere é que, devido à anterior falta de iniciativa, o condômino que optar por dirigir um veículo elétrico precisa organizar seu itinerário mapeando esses pontos de carregamento. Agora, o condômino pode dirigir tranquilo sabendo que poderá carregar seu carro ao final do dia sem precisar sair do condomínio.
A medida afeta apenas edifícios novos, protocolados a partir da data de vigência da lei. Desse modo, apenas edificações novas e protocoladas a partir de 31 de março de 2021 deverão segui-la. Assim, edifícios antigos não precisam investir em plugs para carros elétricos por enquanto – a não ser que essa seja uma demanda debatida e aprovada em reunião de assembleia.
Do mesmo modo, conjuntos habitacionais públicos ou subsidiados com recursos públicos (como situações do Minha Casa Minha Vida, por exemplo) não precisam se adequar à norma desde que comprovada a impossibilidade técnica ou econômica.
Porém… Você deve estar se perguntando:

Quem vai pagar a conta de energia elétrica para carregar esses carros?

A lei possibilita que o uso de energia tenha medição individualizada por usuário, que pode ser cobrado pela energia que for consumida.
No caso da Zletric, referência na área, a solução para isso foi instalar vagas de estacionamento com carregadores para os veículos elétricos sem custo de aquisição. Como explica o CEO Pedro Schaan, o sistema funciona através da política de “pague pelo o que você usar”. Somente o morador que usar o sistema precisará pagar pela energia consumida.

Para conferir a Lei Nº 17.336, de 30 de março de 2020 na íntegra, acesse o site do município de São Paulo.

Carros elétricos em condomínios – no restante do país

Ainda que o restante dos estados brasileiros não apresentem normas como a Lei 17.336 de São Paulo, isso é apenas uma questão de tempo.
Está em trâmites na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5308/20, que busca isentar importações de veículos elétricos ou híbridos do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). O PL 5308/20 também visa reduzir a zero valores de PIS/Pasep e Cofins na receita bruta de venda desses veículos no mercado interno e sobre possíveis incidentes durante a importação.
O projeto foi proposto pelo deputado Luiz Nishimori (PL/PR) e tem a intenção de tornar carros elétricos e híbridos mais acessíveis para a maioria dos brasileiros.

Mais informações sobre o PL 5308/2020 diretamente no site da Câmara dos Deputados.

Outras ideias inovadoras para sustentabilidade no condomínio

Além de instalar equipamentos e incentivar os moradores a utilizarem carros elétricos, separamos algumas dicas de como o síndico pode aplicar a sustentabilidade no condomínio. Veja:

  • Instalação de sistema de aquecimento solar de água
  • Reutilização de água da chuva para vasos sanitários
  • Instalação de painel para geração de energia a partir da luz solar
  • Uso de lâmpadas LED em todas as áreas comuns
  • Montar uma horta comunitária no condomínio
  • Contratar sistema de gestão de resíduos
  • Incentivar o uso racional da água por parte dos funcionários e moradores
  • Estabelecer ponto de coleta de óleo de cozinha que será descartado corretamente

Por que o síndico deve entender de condomínios sustentáveis?

Para finalizar esse artigo, acredito que é essencial explicar porque nós, da TownSq, gostamos tanto de abordar o tema sustentabilidade em condomínios. E a resposta é simples:

Para ser um síndico que se mantém relevante no cenário condominial atual, é imprescindível que tenha conhecimento sobre condomínios sustentáveis e saiba como geri-los.

Você tem interesse em saber mais sobre condomínios e ideias inovadoras para sustentabilidade? Queremos saber mais sobre o que você pensa sobre esse assunto.

Relacionados

Automatização de condomínio: entenda sua importância

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

Automação residencial: saiba tudo sobre essa tecnologia

Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia não apenas transforma a...

3 ideias de sustentabilidade em condomínio para reduzir gastos

Sustentabilidade em condomínios é um assunto que tem sido muito abordado...

11 ideias de posts para alimentar a rede social de uma administradora de condomínios

Nós sabemos que gerenciar uma administradora não é fácil, afinal envolve...

Como usar a Inteligência Artificial para potencializar o seu trabalho como síndico?

Você já parou para pensar como a tecnologia pode ajudar na gestão de um...

Como abrir uma administradora de condomínio: Confira o passo a passo

Abrir uma administradora de condomínio pode ser uma empreitada...

Trabalho no feriado? Veja as condições para funcionários de condomínio

Os funcionários do condomínio são essenciais para a organização,...

Aplicativos para gestão de tempo: como eles podem aumentar a sua produtividade

O dia a dia de um síndico profissional é cheio de atividades: resolver...

Software para Condomínio: Sistema de Administração e Gestão

Síndicos precisam controlar uma série de coisas: prestação de contas,...

Ganhe tempo com a automatização de tarefas

Com o avanço tecnológico e a crescente necessidade de tempo, os...

O melhor aplicativo de condomínio: descubra como escolher

Seja para convocar os condôminos para a reunião de assembleia ou para...

Controle de acesso: veja o que é e como implementar na portaria do seu condomínio

Estar atualizado sobre todas as formas de melhorar a segurança no...

5 estratégias eficazes para vender serviços de gestão condominial: um guia para administradoras de condomínios

A administração de condomínios é um mercado em constante evolução, que...

Trabalho no feriado? Veja as condições para funcionários de condomínio

Os funcionários do condomínio são essenciais para a organização,...

Software para Condomínio: Sistema de Administração e Gestão

Síndicos precisam controlar uma série de coisas: prestação de contas,...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

Como usar a Inteligência Artificial para potencializar o seu trabalho como síndico?

Você já parou para pensar como a tecnologia pode ajudar na gestão de um...

Automatização de condomínio: entenda sua importância

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A...

Vantagens de um Software de Gestão de Condomínio

A rotina de um síndico implica em muito corre corre, imprevistos e...

Vantagens de um Software de Gestão de Condomínio

A rotina de um síndico implica em muito corre corre, imprevistos e...

Automatização de condomínio: entenda sua importância

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A...

Como usar a Inteligência Artificial para potencializar o seu trabalho como síndico?

Você já parou para pensar como a tecnologia pode ajudar na gestão de um...

Software para Condomínio: Sistema de Administração e Gestão

Síndicos precisam controlar uma série de coisas: prestação de contas,...

Como abrir uma administradora de condomínio: Confira o passo a passo

Abrir uma administradora de condomínio pode ser uma empreitada...

11 ideias de posts para alimentar a rede social de uma administradora de condomínios

Nós sabemos que gerenciar uma administradora não é fácil, afinal envolve...

5 estratégias eficazes para vender serviços de gestão condominial: um guia para administradoras de condomínios

A administração de condomínios é um mercado em constante evolução, que...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

Aplicativos para gestão de tempo: como eles podem aumentar a sua produtividade

O dia a dia de um síndico profissional é cheio de atividades: resolver...

Sustentabilidade em Condomínios: como ser sustentável e diminuir gastos

Falar sobre sustentabilidade nas reuniões de condomínio sempre acaba...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

11 ideias de posts para alimentar a rede social de uma administradora de condomínios

Nós sabemos que gerenciar uma administradora não é fácil, afinal envolve...

Automatização de condomínio: entenda sua importância

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A...

O melhor aplicativo de condomínio: descubra como escolher

Seja para convocar os condôminos para a reunião de assembleia ou para...

Ganhe tempo com a automatização de tarefas

Com o avanço tecnológico e a crescente necessidade de tempo, os...

5 estratégias eficazes para vender serviços de gestão condominial: um guia para administradoras de condomínios

A administração de condomínios é um mercado em constante evolução, que...

3 ideias de sustentabilidade em condomínio para reduzir gastos

Sustentabilidade em condomínios é um assunto que tem sido muito abordado...

Como abrir uma administradora de condomínio: Confira o passo a passo

Abrir uma administradora de condomínio pode ser uma empreitada...

Sustentabilidade em Condomínios: como ser sustentável e diminuir gastos

Falar sobre sustentabilidade nas reuniões de condomínio sempre acaba...

Aplicativos para gestão de tempo: como eles podem aumentar a sua produtividade

O dia a dia de um síndico profissional é cheio de atividades: resolver...

3 ideias de sustentabilidade em condomínio para reduzir gastos

Sustentabilidade em condomínios é um assunto que tem sido muito abordado...

Automação residencial: saiba tudo sobre essa tecnologia

Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia não apenas transforma a...

Automatização de condomínio: entenda sua importância

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A...

11 ideias de posts para alimentar a rede social de uma administradora de condomínios

Nós sabemos que gerenciar uma administradora não é fácil, afinal envolve...

5 estratégias eficazes para vender serviços de gestão condominial: um guia para administradoras de condomínios

A administração de condomínios é um mercado em constante evolução, que...

Ganhe tempo com a automatização de tarefas

Com o avanço tecnológico e a crescente necessidade de tempo, os...

Software para Condomínio: Sistema de Administração e Gestão

Síndicos precisam controlar uma série de coisas: prestação de contas,...

Como abrir uma administradora de condomínio: Confira o passo a passo

Abrir uma administradora de condomínio pode ser uma empreitada...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

Vantagens de um Software de Gestão de Condomínio

A rotina de um síndico implica em muito corre corre, imprevistos e...

Automatização de condomínio: entenda sua importância

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. A...

Software para Condomínio: Sistema de Administração e Gestão

Síndicos precisam controlar uma série de coisas: prestação de contas,...

Controle de acesso: veja o que é e como implementar na portaria do seu condomínio

Estar atualizado sobre todas as formas de melhorar a segurança no...

Como abrir uma administradora de condomínio: Confira o passo a passo

Abrir uma administradora de condomínio pode ser uma empreitada...

3 ideias de sustentabilidade em condomínio para reduzir gastos

Sustentabilidade em condomínios é um assunto que tem sido muito abordado...

Vantagens de um Software de Gestão de Condomínio

A rotina de um síndico implica em muito corre corre, imprevistos e...

Ganhe tempo com a automatização de tarefas

Com o avanço tecnológico e a crescente necessidade de tempo, os...

5 estratégias eficazes para vender serviços de gestão condominial: um guia para administradoras de condomínios

A administração de condomínios é um mercado em constante evolução, que...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

Trabalho no feriado? Veja as condições para funcionários de condomínio

Os funcionários do condomínio são essenciais para a organização,...

Software para Condomínio: Sistema de Administração e Gestão

Síndicos precisam controlar uma série de coisas: prestação de contas,...

5 estratégias eficazes para vender serviços de gestão condominial: um guia para administradoras de condomínios

A administração de condomínios é um mercado em constante evolução, que...

Sustentabilidade em Condomínios: como ser sustentável e diminuir gastos

Falar sobre sustentabilidade nas reuniões de condomínio sempre acaba...

Trabalho no feriado? Veja as condições para funcionários de condomínio

Os funcionários do condomínio são essenciais para a organização,...

Como abrir uma administradora de condomínio: Confira o passo a passo

Abrir uma administradora de condomínio pode ser uma empreitada...

Automação residencial: saiba tudo sobre essa tecnologia

Em um mundo cada vez mais conectado, a tecnologia não apenas transforma a...

O melhor aplicativo de condomínio: descubra como escolher

Seja para convocar os condôminos para a reunião de assembleia ou para...

Soluções de tecnologia para condomínios

A tecnologia veio para revolucionar o trabalho, a mídia, a saúde e tantas...

3 ideias de sustentabilidade em condomínio para reduzir gastos

Sustentabilidade em condomínios é um assunto que tem sido muito abordado...

Como usar a Inteligência Artificial para potencializar o seu trabalho como síndico?

Você já parou para pensar como a tecnologia pode ajudar na gestão de um...

Recomendados para Você

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *