Aconteceu a reunião de assembleia, rolou a votação e você foi eleito síndico. E agora? Por onde começar? Se você é alguém que nunca teve pretensão nem de ser líder de turma, assumir a responsabilidade na gestão de condomínio pode parecer um grande desafio. Mas não se preocupe! Preparamos um passo a passo para ajudar você a trilhar seus primeiros passos na administração do condomínio.
Ser síndico não é simplesmente mandar e desmandar no condomínio! Essa é uma profissão que requer certas habilidades, que aborda diversas áreas do conhecimento, além de estar em constante evolução no mercado.
Um bom síndico deve ter as seguintes habilidades:
- Afinidade com assuntos como finanças, administração e contabilidade;
- Paciência para lidar com os vários problemas que surgem no dia a dia;
- Capacidade para lidar com pessoas e ter bom relacionamento com moradores e funcionários;
- Controle emocional para não tomar decisões com a cabeça quente;
- Ser bom em gerenciamento de crises e apaziguar conflitos;
- Buscar sempre o bem-estar dos moradores, visando sempre o que é melhor para o coletivo;
- Força de vontade para estar sempre buscando conhecimento.
Você tem a maioria das habilidades citadas? Se sim, ótimo! Você já pode começar a se preocupar em como organizar sua rotina como síndico. Porém, se você sente que não possui todas as habilidades citadas, a primeira coisa a fazer é se capacitar. Ler artigos (como este!) e buscar cursos na área são bons pontos de partida. E nada de ficar nervoso! Afinal, se você foi eleito é porque os moradores confiam em você para fazer a administração do condomínio, não é mesmo? O potencial você já tem, só precisa lapidá-lo.
Leia também:
Como posso me organizar para ser um bom síndico?
Planejamento é a palavra-chave para fazer uma boa gestão de condomínio! Para que os desafios da gestão de condomínio não se tornem uma bola de neve, é necessário organização e disciplina. Primeiro, você deve:
- Ordenar seu dia e seus deveres como síndico;
- Priorizar as demandas pendentes da antiga gestão;
- Agir de acordo com a demanda do condomínio, sem deixar serviços acumularem.
Uma administração bagunçada não vai para frente e só atrasa uma boa gestão de condomínio. Use e abuse de planilhas e pastas para organizar coisas importantes do condomínio como documentos, notas fiscais, escala de trabalho dos funcionários, registro de gastos, contato dos moradores, contas de água e luz, lista de fornecedores, entre outras coisas. Lembre-se de manter uma agenda atualizada com todos os compromissos e uma lista de coisas que devem ser feitas ao longo do dia.
Existem algumas atividades do condomínio que acontecem de modo periódico. Há manutenções e revisões que devem ser feitas diariamente, outras anual, quinzenal e mensalmente. Para isso, é de extrema importância que você tenha uma agenda atualizada com todas as atividades para não esquecer de nenhum ponto e comprometer a vida e a gestão do condomínio.
Mas o que devo fazer e quando devo fazer?
Separamos alguns exemplos de atividades para lhe ajudar. Diariamente, o síndico deve, por exemplo:
- Conversar com o porteiro e zelador do condomínio
- Verificar o jardim
- Estar atento a possíveis objetos deixados na garagem
- Verificar os equipamentos de segurança
Semanalmente, é preciso ter a rotina de:
- Acompanhar os lançamentos e pagamentos feitos pela administradora do condomínio
- Controlar o pH da piscina
- Conferir a manutenção dos brinquedos do playground
Já a cada quinze dias, estão entre as tarefas importantes:
- Limpar os ralos e calhas
- Alternar a chave no painel elétrico
- Fazer a manutenção do jardim
- Testar o funcionamento do gerador
Dividir as tarefas pela periodicidade que elas devem acontecer é uma excelente maneira de organizá-las para que nada passe desapercebido ou fique fora do prazo e, consequentemente, você terá uma melhor gestão do condomínio.
Outro aspecto importante e que irá lhe auxiliar nessa empreitada como síndico é montar uma boa equipe. Cerque-se de pessoas confiáveis que podem te ajudar a tornar o trabalho mais eficaz e prazeroso. Gestão de condomínio é comunicação e é muito mais produtivo trabalhar em conjunto do que tentar fazer tudo sozinho – e acabar super estressado e sem foco. Afinal, nem todo dia precisa ser um 7 a 1 diferente.
Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como você pode usar a comunicação para melhorar a sua gestão de condomínio:
- Marque uma reunião com o antigo síndico do condomínio: aproveite esse momento de transição para tirar dúvidas, pegar ideias e dicas sobre como você pode dar continuidade ao trabalho dele e fazer algo ainda melhor para os moradores.
- Faça do zelador seu aliado: Ninguém conhece mais da rotina de um condomínio e das demandas dos moradores do que o zelador. É ele quem, além do síndico, está diariamente em contato com os condôminos, os funcionários, então tenha ele como seu número 2!
- Construa uma relação de confiança com os moradores: Jamais esqueça de dar atenção para aqueles que te elegeram, os condôminos. Seja presente e lembre-os que você está à disposição para responder toda e qualquer dúvida em relação ao condomínio. Claro que isso não quer dizer que você deve estar disponível 24 horas por dia, mas o morador precisa saber que vai conseguir te encontrar caso precise falar com o síndico.
- Capriche nos meios de comunicação: Para melhorar a gestão do condomínio, facilite a comunicação! Você pode contratar um sistema para condomínio, criar um grupo no WhatsApp, enviar e-mails periódicos com notícias sobre o condomínio, montar um mural de recados… São diversas as possibilidades! Cada condomínio tem um perfil, então aproveite as reuniões de assembleia para descobrir como você pode melhorar a comunicação entre todos.
- Peça ajuda de profissionais: Se números e legislação não são o seu forte e você não se sente confiante em tomar conta disso sozinho, contrate profissionais especializados para cuidar da parte de contabilidade e jurídica, evitando a dor de cabeça na hora de cuidar da parte burocrática. Esses profissionais podem ajudar na hora de recolher encargos sociais como INSS, FGTS, PIS, contribuição sindical e facilitar a sua vida na hora de prestar contas para a Receita Federal, Ministério do Trabalho e os próprios condôminos.
- Aposte na tecnologia e inovação: Quer dar um passo a mais como síndico? Traga inovação para a sua gestão de condomínio! É cada vez mais frequente síndicos utilizarem novidades tecnológicas como programas e aplicativos para condomínio que facilitam o trabalho do síndico. Além de facilitar a gestão do condomínio, deixam a comunicação com os moradores ainda mais transparente.
Ficou curioso para saber como você pode melhorar a gestão de condomínio? Peça hoje mesmo uma demonstração do app da TownSq!
Tem mais alguma ideia de como facilitar a gestão de condomínio? Conte para a gente nos comentários!
Olá Thais!! Excelente blog sobre gestão de condomínio!! Comecei agora na função e consegui me enxergar em cada linha que escreveu… o que não faltam são trabalho e ânimo para começar!! Tenho interesse em saber mais sobre esses aplicativos que mencionou.
Olá Diego,
Que bom que você se identificou com nosso texto. Que outras dificuldades você está encontrando?
Sobre aplicativo para condomínio, você pode conhecer um pouco mais do próprio SocialCondo no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=yCVljsOofns ou então no nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/c/socialcondobr
Um abraço