Vazamento: O que fazer e quem paga?

Vazamento no condomínio

O vazamento é um problema frequente em condomínios, e pode gerar discórdia na hora de definir quem é responsável pelo reparos. Para melhorar o entendimento e facilitar a vida e convivência em condomínio, separamos informações do que fazer e quem deverá ser contatado.

As consequências do vazamento são normalmente vivenciadas pelos moradores do apartamento do andar de baixo do qual realmente tem a incidência de vazamento. E é,principalmente, por os proprietários do apartamento com vazamento não estarem sofrendo com o percalço que se torna mais difícil gerar encaminhamentos e resolver logo o problema.

Para facilitar a compreensão, os prédios tem duas diferentes redes de encanamento, e essas tem funções que se distinguem da seguinte maneira:

Rede Vertical: Canal de uso geral em que corre a água e esgoto entre andares e rua. O condomínio é o responsável pelo funcionamento e reparos desse.

Rede Horizontal: É a conexão entre a rede vertical e o apartamento, sendo de uso particular. Dessa forma, o proprietário tem a responsabilidade sob manutenção.

A rede vertical deve ser revisada pelo próprio condomínio, rateando suas despesas, inclusive quando o vazamento ou demais problemas ocorrem em algum apartamento, mas que tem como causa o mal funcionamento da rede vertical. Dessa forma é preciso manter em dia as revisões e demais manutenções, pois podem gerar incomodações e mais custo.

No caso de problemas na rede horizontal, o problema, geralmente, se mostra no teto de algum apartamento, o que evidencia que o vazamento está no apartamento de cima. Assim, o que deve ser feito é contatar o proprietário de forma amigável e explicar a situação e que é o registro de tal apartamento é a causa e que ele tem essa responsabilidade pelo dano. Se o proprietário não aceitar pagar pelo reparos, é indicado que se faça uma notificação formal onde conste que ele tem conhecimento sobre a situação, em duas vias impressas e assinadas pelo indivíduo dono do apartamento que causa o vazamento, para que possa ser tomada uma ação judicial de cobrança.

Agora você já está preparado caso haja algum vazamento! Fique sempre atento e cuide das manutenções de rotina.

Boa sorte e uma ótima gestão para o seu condomínio!