4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

por | mar 18, 2021 | Síndicos

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico profissional, existe uma questão que é imprescindível para o sucesso do mandato: o quão profissional é a gestão do síndico. Porém, como fazer uma gestão profissionalizada em condomínio?

Buscando melhorar a vida em condomínio e valorizar o patrimônio, montamos este artigo sobre o que é considerado uma gestão profissionalizada de condomínio e sobre como você, síndico, pode praticar a administração condominial como um especialista na área.

Continue lendo para aprender sobre:

O síndico é gestor?

O que é uma gestão profissional em condomínios?

Dicas práticas para profissionalizar o trabalho como síndico

O síndico é gestor?

Sim! O síndico é considerado um gestor, pois tem como principais tarefas atividades no condomínio que envolvem gestão. São elas:

  • Gestão de pessoas: saber administrar a equipe de funcionários, mantendo uma comunicação clara, usufruindo e incentivando as melhores habilidades de cada colaborador.
  • Gestão de processos: os deveres do síndico são definidos pelo Código Civil, na convenção condominial e nas decisões tomadas em ata de reunião de assembleia.
  • Gestão de tempo: definir quanto tempo irá dedicar a cada etapa do serviço. Ou seja, de cada processo.
  • Gestão das relações com fornecedores: quanto maior a complexidade do condomínio, maior o número de fornecedores. O essencial é garantir que não ocorra déficits na cadeia de fornecimentos.

Além disso, o síndico é considerado o responsável pelo condomínio conforme estipula o Art. 1.348, que define os direitos e deveres do síndico. Deste modo, caso o condomínio sofra algum tipo de processo jurídico, é o síndico que poderá ser responsabilizado civil e criminalmente.

Ainda que o condomínio conte com uma administradora, é responsabilidade do síndico supervisionar o trabalho da empresa e pode vir a responder judicialmente por problemas na administração.
Logo, mais do que simplesmente garantir que o condomínio funcione no dia a dia. O síndico lida com patrimônio de uma série de pessoas e precisa trabalhar com comprometimento e profissionalismo para obter resultados positivos, assim como uma empresa. Uma responsabilidade enorme, não é?

O que é uma gestão profissional em condomínios?

Mais do que ser um gestor, o síndico deve sempre buscar oferecer uma gestão profissionalizada para a comunidade. Mas, acima de tudo, precisamos entender o que é essa tal gestão profissional em condomínio. Vamos lá.
Uma gestão profissional em condomínio significa trabalhar com o máximo de excelência e conhecimento em cada uma das etapas de gestão do condomínio, utilizando de práticas e de conhecimentos das áreas de administração, legislação, gestão de pessoas, logística, de manutenção, além de assuntos econômicos e financeiros.
Mais do que simplesmente executar tarefas, um síndico que tem visão profissional é alguém apto para desenvolver um modelo de gestão que envolve todas as particularidades de um condomínio, tanto de sua parte administrativa quanto os pepinos do dia a dia.
Leia também:

Ademais, o gestor precisa ser disciplinado, ético, ter uma boa organização e manter-se constantemente atualizado sobre as boas práticas do mercado. Tudo isso enquanto leva em consideração o interesse de todos os condôminos.
Ok, agora que já explicamos o que é uma gestão profissional quando se trata de condomínios, vamos à parte mais prática. Continue lendo para saber dicas para profissionalizar seu trabalho como síndico.

Dicas práticas para profissionalizar o trabalho como síndico

1. Estude sobre a gestão condominial!

Dica simples e prática: estude sobre como gerir condomínios e sobre o mercado condominial.
Algumas formas de se manter atualizado é:

  • Ler e acompanhar artigos e notícias sobre o setor em sites e blogs – algo que você já está fazendo! 😃👍
  • Assistir vídeos de palestras sobre condomínios, além de participar de webinars sobre o tema.
  • Baixar materiais educativos e informativos sobre condomínios, sobre gestão, marketing, direito condominial, e muito mais.

Faça download de nossos materiais gratuitos para ajudar em sua gestão do condomínio.

A administração condominial é uma área com muitos detalhes, muitas regras que precisam ser seguidas e qualquer descuido pode gerar estragos enormes (e normalmente caríssimos). Então é melhor evitar descuidos por falta de informação, não é mesmo?

2. Especialize-se como síndico

Cursos de especialização e de qualificação de síndicos são uma ótima oportunidade para aprender o ofício. Escolha um curso que seja de empresas de renome, com módulos completos e professores que são referência na área condominial.
Uma forma de sair na frente dos demais profissionais é optar por uma certificação de síndico, selo que garante que você é um profissional de qualidade.
“A gente acha que sabe alguma coisa, né? Mas na verdade eu não sabia de nada!”, nos contou o síndico profissional Maurício Mattos, de Araruama no Rio de Janeiro. Após trabalhar anos como representante comercial, o fluminense encontrou uma oportunidade de carreira ao fazer a certificação Síndico Certificado TownSq.
Sem pretensão de seguir carreira, as aulas fizeram com que Maurício percebesse a existência de um nicho de mercado – e é um grande mercado mesmo. Somente o mercado condominial brasileiro movimenta mais de 165 bilhões de reais por ano, conforme a informação da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP).

“Isso abriu a minha cabeça. De início era só pra eu ter conhecimento, não só de pessoas e de processos, mas de legislações, de regras, mas aprendi sobre a profissão como um todo. Quanto mais a gente estuda, mais tem coisa pra gente aprender.”

Assista o depoimento completo de Maurício:

3. Conte com ajuda externa

O síndico precisa ser especialista no seu ofício, mas isso não quer dizer que ele precisa saber todos os mínimos detalhes de como resolver cada problema que aparecer no condomínio. Não se espera que uma empresa seja gerida por apenas uma pessoa e que essa pessoa saiba tudo, então por que ainda tem quem espera que o síndico seja um super-herói e faça tudo sozinho? 

Para gerar o resultado que o condomínio espera, o síndico precisa ter um suporte por trás. Por isso, nossa segunda dica para gerir um condomínio de forma profissional é buscar especialistas que dêem suporte.
Uma boa forma de obter esse suporte é conversando com quem está na mesma situação que você: outros síndicos. Fortaleça o seu networking e entre em contato com outros síndicos para trocar ideias, tirar dúvidas, criar parcerias e debater sobre ferramentas de gestão que facilitam a sua rotina.

Leia também:

Aproveite também para conhecer outros profissionais do mercado condominial, bem como buscar contatos que vão te auxiliar com o condomínio. Seja através do auxílio de um zelador, de um escritório de contabilidade, de uma auxiliar de administração condominial ou de um aplicativo para condomínios, o importante é fortalecer a gestão a partir da união.
Apesar de ter sido convocado pelos vizinhos para ser síndico do condomínio onde vive, em Niterói (RJ), Leonardo Boquimpani gostou do desafio. Uma de suas primeiras medidas no cargo foi agregar ajuda externa no condomínio, sem esquecer dos gastos.

“Eu me empolguei em trazer algumas inovações para o condomínio e uma delas foi abrir mão da antiga administradora”, nos explicou Leonardo, que se tornou cliente TownSq.
Através do aplicativo para condomínio TownSq, o síndico pode realizar a gestão condominial e estar à frente do controle financeiro – tudo através do app, seja você síndico profissional ou morador.

“Eu acredito que com a TownSq eu tenho mais capacidade para gerir o condomínio, até mesmo para diminuição de custos e dar mais transparência à administração”.

Veja o vídeo do depoimento do síndico Leonardo:

E falando de transparência, vamos à terceira dica para profissionalizar o trabalho como síndico.

 

4. Trabalhe de forma transparente e organizada

Para finalizar nossa lista de dicas para profissionalizar a gestão condominial, vamos falar sobre métodos de trabalho. Além de conhecimento e parceiros de confiança, o síndico precisa trabalhar de forma organizada e transparente, para garantir que todos os condôminos terão confiança no seu trabalho.
Algumas formas de garantir uma organização profissional do trabalho do síndico são:

  • Dê acesso às informações financeiras para a comunidade, permitindo que confiram as contas por conta própria.
  • Mantenha uma boa organização nos documentos financeiros e tributários. Com menos bagunça, maior a transparência e o profissionalismo.
  • Mantenha uma rotina de comunicação com a comunidade com sistemas, circulares internas ou telefone.
  • Tenha canais de comunicação claros, para que os moradores saibam que podem entrar em contato com você caso precisem.
  • Permita que a coleta e consulta de informações seja prática e de fácil acesso a cada um dos condôminos, acabando com a burocracia desnecessária tão recorrente na administração do condomínio.

O resultado de tudo isso é a confiança plena dos moradores de que você é um síndico perfeitamente qualificado para o cargo e garante uma gestão profissional para o condomínio.

DICA BÔNUS: Use a tecnologia a seu favor

Em um mundo tão conectado, por que não usar a tecnologia para transformar a vida condominial e profissionalizar ainda mais seu trabalho de síndico.
Conte com um aplicativo para gestão de condomínios de confiança, que permite que você centralize a gestão de processos, economize tempo de serviço e diminua os gastos do condomínio.

Clique aqui e preencha o formulário abaixo para receber informações sobre o TownSq – principalmente se você é um síndico que quer uma gestão mais eficiente e profissional.

Relacionados

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

[Live] Como prospectar novos condomínios e se tornar um síndico de sucesso em 2023

No último dia 12 de janeiro de 2023, o síndico Bruno Ferreira...

Guia definitivo para você aprender a vender serviços para condomínios como um profissional

O papel do síndico profissional evoluiu além da simples manutenção e...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Histórias inspiradoras de mulheres síndicas que superaram desafios na gestão condominial

As mulheres estão cada vez mais presentes em posições de liderança e...

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

Que tipo de síndico você é?

Veja em qual dos 7 perfis você se encaixa Amado ou odiado pelos...

Profissão Síndico: como é a rotina do síndico profissional?

Já parou para pensar sobre como é a rotina de um síndico profissional? Se...

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre a vida de síndico profissional

A vida de síndico profissional é um sonho de muitos para poucos. ...

Cartaz de Dia do Trabalhador para Condomínio: Baixe o seu gratuitamente

O Dia do Trabalhador é uma data muito importante em todo o mundo, pois...

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Gestão do síndico: Como fazer, Riscos, Prazo e Reeleição

Apesar de cada vez mais pessoas morarem em condomínios, ainda existem...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Gestão do síndico: Como fazer, Riscos, Prazo e Reeleição

Apesar de cada vez mais pessoas morarem em condomínios, ainda existem...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

[Live] Como prospectar novos condomínios e se tornar um síndico de sucesso em 2023

No último dia 12 de janeiro de 2023, o síndico Bruno Ferreira...

Guia completo da prospecção de condomínios: veja como fechar contratos como ninguém

A prospecção de condomínios é o processo de buscar clientes em potencial...

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

As 7 regras de ouro para falar com confiança nas reuniões de assembleia

Falar em público pode ser uma tarefa desafiadora para síndicos,...

Autogestão condominial ou administradora? Diferença, riscos e benefícios

Contratar os serviços de uma administradora não é uma realidade viável...

Histórias inspiradoras de mulheres síndicas que superaram desafios na gestão condominial

As mulheres estão cada vez mais presentes em posições de liderança e...

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Como se tornar um síndico de sucesso? Veja como este síndico saiu do zero aos 16 condomínios

É possível gerenciar 16 condomínios ao mesmo tempo?  E, somado a isso,...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

[Live] Como prospectar novos condomínios e se tornar um síndico de sucesso em 2023

No último dia 12 de janeiro de 2023, o síndico Bruno Ferreira...

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre a vida de síndico profissional

A vida de síndico profissional é um sonho de muitos para poucos. ...

Como ser síndico do condomínio: dicas para ser um profissional de sucesso

Veja como ser sindico: 1. Seja organizado e Limite o desgaste; 2. Divida...

O síndico pode aumentar o valor da taxa de condomínio?

Mais gente em casa praticando o distanciamento necessário nesse momento...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Lei 14.010: reuniões virtuais de assembleia e extensão do mandato do síndico permitidos

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12 de junho de 2020) a...

O que o síndico precisa saber sobre elevadores?

Um caso recente de queda em Santos-SP trouxe novamente o elevador ao...

Seguro de condomínio: o que o síndico precisa saber

Seguro condominial é algo que pagamos torcendo para nunca precisar...

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre a vida de síndico profissional

A vida de síndico profissional é um sonho de muitos para poucos. ...

Que tipo de síndico você é?

Veja em qual dos 7 perfis você se encaixa Amado ou odiado pelos...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Guia completo da prospecção de condomínios: veja como fechar contratos como ninguém

A prospecção de condomínios é o processo de buscar clientes em potencial...

O síndico profissional precisa ter registro no CRA? Entenda tudo sobre isso

A profissão de administrador é regulamentada no Brasil e exige o registro...

Destituição de síndico: como fazer? Veja os caminhos legais

Infelizmente, nem sempre a gestão do síndico satisfaz todos os...

Inquilino pode ser síndico? Saiba de uma vez por todas como isso funciona

➡ Não existe nenhum empecilho legal que proíba um inquilino de ser eleito...

Gerencie o estresse e os conflitos com maestria: a importância da inteligência emocional para síndicos

A inteligência emocional pode ajudar um síndico a lidar com os conflitos...

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

15 conselhos dos principais nomes do empreendedorismo para transformar a sua gestão condominial

Transformar a gestão condominial pode ser um desafio para muitos síndicos...

Guia completo da prospecção de condomínios: veja como fechar contratos como ninguém

A prospecção de condomínios é o processo de buscar clientes em potencial...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Certificação para Síndico: vale a pena?

Não importa se você já atua como síndico, síndico morador ou se...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *