Que tipo de síndico você é?

por | jan 24, 2018 | Síndicos

Veja em qual dos 7 perfis você se encaixa

Amado ou odiado pelos condôminos, o síndico tem uma rotina que exige muito jogo de cintura para desviar das polêmicas, equilibrar as reclamações e pedidos dos mais variados. Mas se é um trabalho tão complicado, quem será que aceita essa missão? Os tipos de síndicos são variados e, normalmente, tem uma relação direta com quem mora no condomínio. Por isso, ousamos dizer que cada condomínio tem o  síndico que merece.

De maneira geral, ele vai demonstrando como é a sua personalidade por meio do trabalho que executa. Pensando nisso selecionamos alguns estilos de síndico. Será que você se identifica com algum deles? Confira os diferentes tipos de síndico: 

 

Síndico gente boa

Sabe aquele síndico que está sempre conversando pelos corredores com um sorriso no rosto? Pode ter certeza que ele é o síndico gente boa. Quer ser amigo de todos e facilitar a vida dos condôminos, por isso evita conflitos e busca resolver qualquer dificuldade com uma boa conversa. Não é difícil de encontrar esse tipo de síndico. Ele está sempre pelos corredores ou batendo papo com um dos moradores.

Todo mundo o conhece, as crianças o adoram e ele sempre tem um comentário bem humorado para fazer. É ótimo ser esse tipo de síndico, porém tome cuidado para que nenhum morador tente tirar vantagem da sua simpatia.
Dica: é ótimo ser bem visto por todos os condôminos, mas lembre-se que não é possível agradar o prédio inteiro. Quando for necessário tomar decisões que não são as mais populares, mas que são benéficas ao condomínio seja firme.

Síndico Controlador

Com uma expressão mais séria e preocupado, já é possível notar que o tipo de síndico que estamos falando é desconfiado. Sempre quer saber porque um morador deseja informações sobre determinada despesa. Não permite que ninguém leve o livro com a prestação de contas, só é possível acessá-lo na presença dele.

Está sempre conferindo se existe alguma dificuldade acontecendo nas dependências do condomínio. E mais importante está em constante contato com os funcionários, verificando se estão executando suas funções corretamente. Normalmente, considera as suas decisões melhores que as dos outros moradores e prefere executar ao invés de delegar tarefas.

Dica: sua função é muito importante e, com toda a certeza, a que possui mais responsabilidades. Porém, um bom líder sabe delegar tarefas e avaliar o que é importante manter sob controle. Controlar tudo pode ser muito estressante, ser síndico não pode colocar em risco sua saúde e bem-estar.

Síndico Empolgado

Assim que ele assumiu como síndico já mostrou a que veio, fez propostas, pesquisa sobre como administrar o condomínio, traz novas alternativas para a gerenciar melhor o condomínio. Ele se preocupa com o valor dos gastos e quer diminuir custos, por isso está sempre fazendo novos orçamentos e apresentando novidades nas reuniões.  

Nas reuniões é ele quem sempre quer propor alternativas mais inovadoras, maneiras diferentes de solucionar os problemas que acontecem no condomínio. Normalmente suas habilidades de administração são bem-vindas para o condomínio, mas é preciso ter cuidado para que ele não o transforme no seu próprio negócio.

Dica: o síndico empolgado precisa ter cuidado. É ótimo ter ideias, mas é preciso deixar que outros moradores participem dos processos de decisão dentro do prédio. Um condomínio é feito por todos os moradores, portanto, todos devem dar sugestões.

Síndico Atarefado

Em alguns momentos os moradores precisam conversar com o síndico, tirar dúvidas e resolver questões relacionadas ao dia-a-dia. Se o tipo de síndico for o atarefado raramente será possível manter esse contato. Sempre que um condômino solicita conversar com ele, sua agenda já está lotada.

É preciso disputar muito para conseguir sua atenção. É difícil cruzar com ele pelos corredores ou mesmo conseguir que ele atenda o telefone. É mais provável que você consiga falar com ele em uma reunião de condomínio.

Dica: parte do trabalho do síndico é a convivência social com os demais condôminos. É importante ouvir, entender o que está acontecendo e estar atento às necessidades de todos. Se você é alguém com um agenda restrita, organize-se e busque um tempo para ouvir a todos.

Síndico faz tudo

Ele é o tipo de síndico que acredita ter todos os conhecimentos necessários para consertar todos os problemas do prédio. É o primeiro que os funcionários do condomínio chamam quando precisam solucionar um problema da manutenção, o que pode fazer com que ele seja confundido com um dos empregados prédio.
É fácil encontrá-lo reformando algo ou mesmo ajudando um morador com consertos. Ao contrário daqueles que preferem as tarefas administrativas, ele prefere resolver os pequenos problemas. Normalmente tem bastante tempo livre e passa os dias em casa.
Dica: é fundamental valorizar as habilidades e conhecimentos que você tem. Porém, tenha cuidado ao realizar consertos no prédio. Em muitos casos chamar um profissional mostrará mais profissionalismo e preocupação com a segurança de todos no edifício.

Síndico liberal

Você pergunta se pode fazer a mudança no final de semana, se pode colocar a bicicleta na grade do condomínio, se os animais de estimação podem circular nas áreas comuns sem coleira e ele diz sim, sim, sim. O síndico liberal normalmente é bastante permissivo e não quer deixar os moradores insatisfeitos.
Ser muito liberal pode acabar gerando alguns inconvenientes ao longo da administração, pois o que é bom para uns não é necessariamente bom para todos. Por isso, dizer alguns nãos pode ser saudável para a convivência geral.
Dica: como explicamos antes, é importante estabelecer limites. É importante se ater ao regimento interno do condomínio para estabelecer uma organização mínima. Não se preocupe em agradar a todos.

Síndico estrela

É o tipo de síndico que tem as melhores ideias, implementou as melhores mudanças e que acredita ter a gestão mais bem sucedida. Ele fala isso na reunião de condomínio, quando encontra com algum morador nos corredores. Deixa claro para os funcionários que é ele que manda.
Gosta de atenção e de ser parabenizado. A dificuldade de lidar com um síndico estrela é que nem sempre a impressão que ele tem é a realidade. Ele terá dificuldades de ver os defeitos na própria administração e pode precisar de ajuda para perceber os erros.
Dica: ouvir os moradores que fazer autoavaliação é muito importante. Se existem diversas reclamações sobre o mesmo tema, busque entender o que está acontecendo sem ficar na defensiva. Todo mundo comete um erro em algum momento, o importante é ter humildade para buscar soluções.
Cada tipo de síndico tem um estilo próprio de gerenciar o condomínio. O fundamental é que todos estudem e busquem informações sobre gestão, o que é essencial para a boa convivência com os demais moradores.
Quer aprender mais sobre gestão de condomínios? Leia os posts abaixo:

Conheça todos os artigos sobre lei de condomínio

Como elaborar o regimento interno de condomínio?

Prestação de contas em condomínio: tudo que você precisa saber

Você se identificou com algum tipo de síndico? Sabe qual desses é o síndico do seu condomínio? Conta para gente nos comentários!

Relacionados

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Essa simples ação fez esse síndico reduzir 75% dos gastos com taxas administrativas no condomínio

É possível proporcionar melhorias ao condomínio, sem precisar aumentar a...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Como ser síndico do condomínio: dicas para ser um profissional de sucesso

Veja como ser sindico: 1. Seja organizado e Limite o desgaste; 2. Divida...

O síndico pode tirar férias? Veja como se preparar para o descanso anual

O síndico tira férias? A resposta é sim! Mas antes de comprar as...

Guia definitivo para você aprender a vender serviços para condomínios como um profissional

O papel do síndico profissional evoluiu além da simples manutenção e...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Processo contra síndico: 4 principais ações de indenização

Por ser uma profissão que lida com muito dinheiro e bens privados, é...

Cartaz de Dia do Trabalhador para Condomínio: Baixe o seu gratuitamente

O Dia do Trabalhador é uma data muito importante em todo o mundo, pois...

O síndico profissional precisa ter registro no CRA? Entenda tudo sobre isso

A profissão de administrador é regulamentada no Brasil e exige o registro...

Síndicas falam sobre o seu espaço no mercado

Assim como nas demais profissões, as mulheres conseguiram conquistar seu...

Salário de síndico: como calcular? Lei, tributação e obrigações

➡ Não existe um piso estabelecido para o salário de sindico profissional....

De síndico morador a síndico profissional com 31 condomínios: conheça a trajetória do Fábio Becker

Será que fazer a gestão de um condomínio é como fazer a gestão de uma...

Essa simples ação fez esse síndico reduzir 75% dos gastos com taxas administrativas no condomínio

É possível proporcionar melhorias ao condomínio, sem precisar aumentar a...

Dia do síndico: conheça a história por trás da data comemorativa

O Dia do Síndico é comemorado no dia 30 de novembro em todo o Brasil. ...

Atividades do síndico: como trabalhar melhor e ter mais tempo livre

Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil! A vida de síndico é...

Como ser um síndico profissional de sucesso? 4 histórias inspiradoras

Você pode se tornar um síndico profissional de sucesso. Basta querer,...

Administração de condomínios: tudo o que você precisa saber!

Para gerir um condomínio, é necessário o auxílio de toda uma comunidade....

Quanto custa contratar um síndico profissional para o condomínio?

Quanto custa contratar um síndico profissional? Ainda não existe piso...

4 dicas para ter uma gestão profissionalizada no condomínio

Independente se o condomínio conta com um síndico morador ou um síndico...

Responsabilidade Síndico e Administradora: Entenda as Diferenças

O síndico é o principal responsável pelo condomínio e pelo o que acontece...

Como contratar um síndico profissional? Veja aqui por onde começar

A gestão eficiente de um condomínio é fundamental para garantir a...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

De síndico morador a síndico profissional com 31 condomínios: conheça a trajetória do Fábio Becker

Será que fazer a gestão de um condomínio é como fazer a gestão de uma...

Essa simples ação fez esse síndico reduzir 75% dos gastos com taxas administrativas no condomínio

É possível proporcionar melhorias ao condomínio, sem precisar aumentar a...

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Funções de uma administradora de condomínio: veja as principais atribuições

Administração condominial é um assunto que rende muitas dúvidas. Quais as...

A importância do planejamento na carreira do síndico

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de...

Como priorizar a saúde mental do síndico e garantir uma gestão condominial equilibrada

A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e no Brasil...

13 dicas de filmes para aprender, inspirar e motivar síndicos

Filmes para síndicos são ótimas fontes de distração, mas também podem ser...

A importância do planejamento na carreira do síndico

Quem optou por trabalhar como síndico profissional não vê a hora de...

Quer reduzir o tempo de trabalho? Saiba como o síndico Vitor conseguiu

Imagine a seguinte situação: ocorre um problema no elevador do edifício....

Os 20 melhores livros para síndicos que você precisa ler

Descubra quais são os 20 melhores livros para síndicos de todos os tempos...

Deveres do síndico: entenda quais são e o que não pode fazer

Para o perfeito funcionamento de todo condomínio é imprescindível a...

Síndico: o que faz e o que não pode fazer? GUIA COMPLETO

Embora seja  um personagem extremamente valioso para a vida em um...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Profissão Síndico: como é a rotina do síndico profissional?

Já parou para pensar sobre como é a rotina de um síndico profissional? Se...

Síndico, você sabe lidar com homofobia no condomínio?

Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, uma data muito importante...

O síndico pode tirar férias? Veja como se preparar para o descanso anual

O síndico tira férias? A resposta é sim! Mas antes de comprar as...

Síndicos aproveitam o momento para desenvolver a carreira

Independente dos seus impactos, a pandemia provocou uma mudança de rotina...

15 conselhos dos principais nomes do empreendedorismo para transformar a sua gestão condominial

Transformar a gestão condominial pode ser um desafio para muitos síndicos...

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

Dia da Mulher no Condomínio: síndicas são maioria no mercado

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data...

Por que contratar síndico profissional para o seu condomínio

Todo condomínio precisa de um síndico. Isso você já sabe, certo? Mas o...

Síndica Profissional é um mercado para mulheres? Descubra!

Quer investir na carreira de síndica profissional, mas não sabe se vale a...

Guia definitivo para você aprender a vender serviços para condomínios como um profissional

O papel do síndico profissional evoluiu além da simples manutenção e...

Marca Pessoal: construa a sua imagem

Você já parou para pensar porque uma marca é mais lembrada do que a...

Responsabilidade do síndico: veja as funções e obrigações

Você sabe quais são as responsabilidades do síndico? Além de cuidar do...

Atividades do síndico: como trabalhar melhor e ter mais tempo livre

Administrar um condomínio não é uma tarefa fácil! A vida de síndico é...

O síndico pode tirar férias? Veja como se preparar para o descanso anual

O síndico tira férias? A resposta é sim! Mas antes de comprar as...

Como priorizar a saúde mental do síndico e garantir uma gestão condominial equilibrada

A saúde mental é uma preocupação crescente em todo o mundo, e no Brasil...

Guia completo do marketing pessoal para síndicos profissionais (O passo a passo definitivo)

O marketing pessoal para síndicos profissionais é uma estratégia que...

Certificação para Síndico: vale a pena?

Não importa se você já atua como síndico, síndico morador ou se...

Como administrar um condomínio: GUIA COMPLETO

Saber como administrar um condomínio é primordial para ser um bom...

Serviços da administradora de condomínios: entenda as atribuições

É comum que muitos condomínios busquem o auxílio na hora de fazer a...

Síndico: o que faz e o que não pode fazer? GUIA COMPLETO

Embora seja  um personagem extremamente valioso para a vida em um...

Profissão Síndico: como é a rotina do síndico profissional?

Já parou para pensar sobre como é a rotina de um síndico profissional? Se...

Síndico profissional: o que é, como trabalha e quanto ganha?

Um síndico profissional é um gestor especializado que tem como objetivo...

Como conquistar o primeiro condomínio? Veja o que este síndico fez

Ingressar no mercado como síndico pode ser uma escolha empolgante e...

Recomendados para Você

Direitos do sindico: entenda o que ele pode e não pode fazer

Um síndico tem que dar conta de todos os problemas do condomínio, como barulhos, garagem, área de lazer, vazamentos, animais e até mesmo desentendimentos entre vizinhos. Ser síndico não é uma tarefa fácil, afinal, ele possui muitas tarefas e precisa desempenhá-las com sabedoria e paciência.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *