Portaria de Condomínio: Deveres do Porteiro

portaria de condomínio

A portaria de condomínio é o local mais importante do condomínio, é a porta de entrada e onde transitam tanto moradores, visitantes, e prestadores de serviço, e por isso deve ser tratada com a devida atenção. O porteiro é o grande responsável pela segurança e ordem da portaria de condomínio, de forma a exercer sua posição de guarda e controle com clareza e disciplina.

O porteiro representa os olhos e atenção do condomínio, e deve tanto ter confiança e conhecer todas as suas atividades como a conduta do condomínio, como impor limites e não agir de forma despadronizada, mas sim seguindo as normas em ordem e sem flexibilizar, pois a segurança do condomínio que está em jogo. Sua posição na portaria de condomínio o torna o principal alvo e personagem caso haja alguma tentativa de assalto, e por isso deve estar preparado para agir de forma instruída e sensata, seguindo suas funções sem descuidos

As atividades do porteiro consistem em três principais focos: Correspondência, Autorização de Entrada/Saída, Ordem do Local. Iremos explicar cada ponto, e para visualização e melhor organização do condomínio, disponibilizamos o documento Modelo de Deveres do Porteiro para download gratuito, é só clicar aqui! Ele pode ser entregue para o porteiro e compartilhado sempre que preciso.

  • Correspondência

Tanto as correspondências convencionais, quanto pacotes e afins, chegarão através da portaria de condomínio, e o porteiro deve estar apostos para receber, sem permitir entrada no condomínio, e distribuir as cartas, e no caso de pacotes, avisar o respectivo morador sobre a chegada de sua entrega.

Evita-se ao máximo a entrada de estranhos no condomínio, por isso o porteiro deve primeiro fazer contato com o morador para confirmar que ele fez uma solicitação de entrega, e sugere-se que sempre o morador seja solicitado para buscar alguma encomenda, como entregas de pizza e afins. Dessa forma, dificulta-se a entrada de estranhos, o que gera insegurança e facilidade de acesso aos apartamentos.

  • Autorização de Entrada/Saída

O porteiro é o responsável por permitir a entrada e saída de pessoas que não moram no condomínio, e essa é uma atividade de grande importância para a segurança e ordem. Sempre que houver alguma visita, alguém que prestará consertos, faxina, e semelhantes, deve-se pedir a identificação antes de ser liberada a entrada. Só após a confirmação por parte do morador e devida identificação que pode ser liberada a pessoa externa, mesmo que essa visite o local com freqüência.

É importante flexibilizar o mínimo possível e sempre confirmar se há realmente a espera por parte do morador, sem aceitar que sempre se libere alguém externo ao condomínio.

  • Ordem do Local

O porteiro deve permanecer na portaria de condomínio o máximo de tempo possível para que não haja descuido e ninguém alerta ao entorno do condomínio. Caso haja alguma anormalidade, o porteiro pode sempre avisar os moradores, como elevadores fora de funcionamento, alguma área interditada ou mudança na rotina, para sempre manter o máximo de alinhamento. Qualquer confusão e ou comportamentos que não sigam as normas de conduta do condomínio podem ser alertadas pelo porteiro, sem sair de sua zona de atuação.

Nunca desvirtue o porteiro de sua função na guarda da portaria de condomínio, como solicitando que ele ajude com compras, ajuste o carro, etc.

Para deixar ainda mais claros as funções do porteiro, você pode manter na portaria de condomínio o nosso modelo de deveres do porteiro, não deixe de baixar aqui!

Boa sorte e aproveite toda a segurança de seu condomínio!