O TownSq está no Start-Up Chile, saiba como participar do Start-Up Chile também

Como participar do Start-up Chile

Quer saber como participar do Start-Up Chile? Acabamos de ser selecionados para o programa chileno, e queremos compartilhar nossa experiência com você também!

 

O que é o TownSq?

O TownSq é o aplicativo para tornar a vida em condomínio melhor. Com ele os moradores ganham em agilidade e comodidade, enquanto o síndico organiza suas tarefas, economizando tempo e dinheiro no condomínio! Reserva dos salões, comunicação eficiente, busca de prestadores de serviço de qualidade, votações online, autorizações na portaria, são apenas algumas das formas que milhares de pessoas são beneficiadas diariamente.

Somos uma startup de Porto Alegre que fez parte do Start-Up Brasil, e agora estamos de malas prontas para ir até Santiago participar da turma 15 do Start-Up Chile.

Veja todas as startups selecionadas na turma 15.

O que é o Start-Up Chile?

O Start-Up Chile é um programa do governo chileno que quer transformar o futuro do país através de startups. O programa foi criado há quatro anos (2011) e baseou-se na ideia de levar os melhores empreendedores do mundo para o Chile, inserindo-os no ambiento local, fornecendo capital para que construam suas empresas e providenciando um visto de permanência.

O programa tem duração de seis meses onde pelo menos um dos integrantes da equipe deve ir morar no Chile. São realizadas três seleções por ano onde aproximadamente 100 startups são escolhidas para participar em cada ciclo. O Start-Up Chile concede uma subvenção de até 90% do custo do projeto, chegando a 20 milhões (sim, vinte milhões!) de pesos chilenos (equivalente a mais ou menos 100 mil reais hoje) para cada startup participante. Investimento este não reembolsável e equity free, ou seja, a startup não precisa compartilhar uma porcentagem da sociedade em troca. Na verdade os participantes devem contribuir com pelo menos 10% restantes durante a execução do projeto.

Veja se as inscrições estão abertas agora.

Como participar do Start-Up Chile?

Para participar do Start-Up Chile basta acessar a página de aplicação e se inscrever. O processo é feito em duas partes. A primeira consiste em um formulário online que será avaliado pela YouNoodle, juntamente com um vídeo de apresentação do seu projeto e equipe. Se você passar para a segunda fase haverá uma vídeo conferência com alguém do programa que vai lhe fazer perguntas sobre a sua startup. Se depois disso você for selecionado é só fazer as malas e começar a expansão do seu negócio no Chile e na América Latina.

Critérios de avaliação

No regulamento do programa estão listados os critérios de avaliação:

Participantes (50%)

  • Composição, qualificação e experiência do beneficiário (15%)
  • Redes de contatos do beneficiário (15%)
  • Composição, qualificação e experiência do executor (10%)
  • Redes de contatos do executor (10%)

Valor do Projeto (50%)

  • Mercado e posição competitiva (25%)
  • Produto ou serviço (25%)

 

Dicas de como participar do Start-Up Chile

Apresento agora alguns pontos que nos ajudaram no processo seletivo e que também podem ajudar você a refletir sobre seu negócio.

Pense com calma e identifique os pontos que você pode mostrar seu valor em cada tópico. É muito importante mostrar o quanto você acredita em si, no seu time e na sua ideia sempre sendo realista.

    1. Diferencial do produto

Qualquer um que está disposto a investir em sua startup vai querer saber por que você merece esse dinheiro e não o seu concorrente. Você tem uma vantagem tecnológica muito grande? Seu time é o melhor no que faz? Você tem um foco diferenciado? Mostre o que você tem de melhor.

    1. Qualidades do seu time

Muitas vezes pensamos que para ter uma startup de sucesso precisamos apenas de uma ideia incrível e pronto. Na verdade essa é apenas a primeira parte. Sem um time capacitado para executá-la ela não tem valor. Mostre o valor de seu time e porque ele é o melhor para executar sua ideia.

“Visão sem execução é alucinação” Thomas Edison.

    1. O que vai fazer com o dinheiro?

O StartUp-Chile é um programa do governo chileno e então a sua participação deve ser focada em levar seu negócio para o Chile. Tenha um plano de como você vai atuar localmente alinhado com a fase em que o seu projeto está. Vai investir em desenvolvimento? Marketing e vendas? Como você vai beneficiar a comunidade local com seu negócio? Vai contratar pessoas do Chile?

    1. Porque ir para o Chile?

É importante saber se faz sentido para você participar do programa. Tenha bem claro como é o seu mercado no Chile e como você vai atuar para que seu produto seja um sucesso lá. Saiba como você vai ajudar a grande comunidade de empreendedores que estão no Chile e faça um plano para aproveitar essa rede, a comunidade é um ponto muito importante.

    1. Indicações

Você conhece alguém que já participou do programa, ou está participando? (Agora conhece a SocialCondo 😉 ). Já participou de um programa de aceleração? Participa de alguma comunidade de startups? Tem alguém do meio acadêmico que conhece seu projeto? No formulário de inscrição existe uma parte dedicada para indicações, ela é muito importante. Peça para essas pessoas escreverem sobre sua ideia/produto e qual o motivo que as faz acreditar que você vai ter muito sucesso.

 

Um ponto muito importante no Start-Up Chile é a comunidade. Use a experiência e o ecossistema para aprender o máximo que puder. Gostaria de lembrar mais uma vez que como esse programa é do governo chileno, você deve focar seu plano em levar seu negócio para o Chile, e em como você pode contribuir para o ambiente local.
Espero que com sua ideia inovadora, dentro de alguns meses você também receba um e-mail assim:
start-up-chile-Marcos

Boa sorte em sua jornada! Ah, também tem dicas de como participar do Start-Up Chile? Deixe seu comentário abaixo. 😉

Sobre Equipe SocialCondo

SocialCondo é o aplicativo para condomínio que melhora a comunicação e organiza a vida em conjunto.